Discurso durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro das comemorações dos aniversários das cidades do Gama (49 anos) e Sobradinho II (20 anos).

Autor
Adelmir Santana (DEM - Democratas/DF)
Nome completo: Adelmir Santana
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).:
  • Registro das comemorações dos aniversários das cidades do Gama (49 anos) e Sobradinho II (20 anos).
Publicação
Publicação no DSF de 14/10/2009 - Página 51507
Assunto
Outros > HOMENAGEM. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CIDADE SATELITE, DISTRITO FEDERAL (DF), IMPORTANCIA, FESTA, FESTIVAL, COMEMORAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, POPULAÇÃO, MORADOR.
  • ELOGIO, EVOLUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, INFRAESTRUTURA, CIDADE SATELITE, IMPORTANCIA, TRABALHO, ADMINISTRADOR, CONTRIBUIÇÃO, GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).
  • MANIFESTAÇÃO, EMPENHO, ORADOR, OBTENÇÃO, APOIO, GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, GARANTIA, PROGRESSO, REGIÃO ADMINISTRATIVA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

            Sr. Presidente Senador Mão Santa, Senador do Piauí, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna hoje para fazer um pronunciamento que muito me alegra: um registro de ações de que tenho participado e que tenho promovido no Distrito Federal, Unidade da Federação que represento aqui, nesta Casa, com muita honra.

            Nos últimos dias, eu não parei em casa, Sr. Presidente; pelo contrário, como Senador e também como Presidente do Sesc e do Senac no Distrito Federal, fiz questão de estar próximo daqueles que também são parte da minha família: os moradores do Distrito Federal.

            Primeiro, quero falar de dias de festas, dias em que cidades históricas como Sobradinho II e Gama comemoraram seus aniversários com shows, rodeios, apresentações musicais e muita animação, que tive a honra de ajudar a levar para essas cidades. Aproveito este momento para parabenizar essas duas cidades, na pessoa de seus administradores, Osmar da Silva Felício, de Sobradinho II, e Cícero Neildo Furtado, do Gama, que muito têm feito para melhorar a vida dos moradores.

            Neste sábado fiz uma maratona. Participei, primeiro, da apresentação e gravação do CD da dupla Márcio Texano e Gabriel, em Sobradinho II, dentro da programação de comemoração dos 20 anos da cidade, para a qual destinamos emendas orçamentárias.

            Os moradores, que já passam de 70 mil, contando os condomínios já existentes na região, puderam conferir shows das duplas sertanejas Pedro Paulo e Matheus, Chico Rey e Paraná, Gian e Giovani. Esta última atraiu tanta gente que a segurança teve de impedir a entrada do público porque não havia mais capacidade no local da festa. As comemorações só acabarão no próximo dia 18.

            Isso me deixa muito feliz porque, ao lado de representantes importantes, como o administrador Osmarzão, o Deputado Distrital Raad Massouh, também do Democratas, e a Presidente do Movimento dos Inquilinos de Sobradinho, Simone Magalhães, conseguimos levar para a cidade uma festa que nunca antes os moradores tinham recebido.

            Sobradinho II tem evoluído muito nos últimos anos. Já conta, por exemplo, com uma infraestrutura bem desenvolvida. Somente este ano a cidade conquistou obras importantes, como a biblioteca pública, duas escolas-classe, um campo de grama sintética iluminado - o primeiro da região. Nem Sobradinho, que é a maior cidade próxima e que originou seu nome, possui um campo desses. Além disso, os habitantes contam atualmente com um centro de saúde, escolas públicas e privadas, delegacias de polícia, várias praças poliesportivas, um pequeno ginásio de esportes reformado recentemente, pista de bicicross, campo de futebol iluminado, agências dos Correios e cerca de 95% das ruas asfaltadas e iluminadas.

            A principal obra que conseguimos garantir em parceria com o GDF foi a duplicação da DF-150. Essa obra levará qualidade de vida para milhares de famílias que moram na região, que inclui condomínios, setor de mansões e outras áreas que antes não recebiam nenhum apoio do Governo.

            Aqui quero fazer referência ao importante trabalho que o administrador de Sobradinho tem feito - refiro-me a Sobradinho II. Seu estilo de administrar, acompanhando os problemas e as obras de perto, já ganhou a simpatia dos moradores, e a cidade já mostra a diferença, pois está mais limpa, mais organizada e com uma série de obras priorizadas pela própria comunidade.

            Mas, como os próprios moradores deixaram claro durante o meu passeio pela festa de aniversário da cidade, ainda há muito a ser feito. Sobradinho II ainda precisa de um restaurante comunitário, de uma unidade mais completa de saúde, de uma vila olímpica - que já está sendo projetada pelo GDF - e também de mais atenção ao asfalto da pista principal, que vem sendo muito recapeado e já apresenta desgaste.

            A principal reclamação, no entanto, diz respeito à ausência de uma agência bancária na cidade. Apesar de ser independente, Sobradinho II ainda carece de caixas bancárias e agências. Seus moradores precisam se dirigir até Sobradinho para fazer transações bancárias simples.

            De acordo com o Deputado Distrital Raad Massouh, já houve negociações com o BRB para levar uma agência para lá, as quais foram interrompidas quando se falou em privatizar o banco. Como o Governo de José Roberto Arruda suspende essa questão da privatização, estou certo de que, brevemente, teremos uma agência do BRB naquela localidade.

            Vou me esforçar em negociações com o Governador Arruda para que os moradores possam ter uma agência de qualidade naquela região. E vou me esforçar também, ao lado do Deputado Raad e do Osmarzão, para conseguir levar essa infraestrutura que Sobradinho II já alcançou para a localidade de Nova Colina.

            Essa região de Nova Colina, que faz parte da região de Sobradinho II, ainda não tem asfalto, iluminação ou equipamentos públicos, mas recebeu um Posto de Atendimento do GDF, que facilita a vida dos moradores ao levar as necessidades da região direto para o Governador.

            Como disse antes, o momento de festa é também o momento de falarmos do que ainda falta em cada região. E vou fazer isso com o apoio das lideranças locais, que já veem na minha pessoa um parceiro aqui, nesta Casa.

            Falei de Sobradinho II, mas não poderia deixar de listar as vitórias conquistadas na cidade do Gama, que já conta com 180 mil habitantes.

            Essa região administrativa, que, ao lado da nossa capital, também completará 50 anos em 2010, comemorou seus 49 anos este final de semana, com um grande festival, que reuniu mais de 30 mil pessoas. É o Fest Gama, que também recebeu emendas nossas para ser realizado e teve como ponto alto a apresentação do cantor sertanejo Leonardo - show que prestigiei após sair de Sobradinho II, ainda no sábado.

            Tive o prazer de passear no meio de mais de 20 mil pessoas, ao lado do administrador Cícero Neildo - que assumiu a administração há pouco mais de quatro meses, mas já faz um trabalho primoroso -, ao lado também do Secretário de Trabalho e Deputado Federal Bispo Rodovalho, do Deputado Distrital Wilson Lima, do seu Chefe de Gabinete, Luís Pires (que, coincidentemente, é irmão do Secretário de Governo José Humberto Pires) e de representantes da diretoria da Emater.

            O Fest Gama, que aconteceu até o dia de ontem, teve ainda apresentação da Banda PG, da dupla Milionário e José Rico, que também atraíram grande público. Diante de tamanho sucesso, é gratificante haver contribuído para a realização dessas apresentações no Gama.

            O Secretário de Governo José Humberto também marcou presença na cidade, nessa festa maravilhosa que foi o Fest Gama, porque ele também é uma liderança que tem trazido importantes conquistas para aqueles moradores.

            Como Presidente do Sesc, tenho orgulho de dizer, Sr. Presidente, que levamos, para expor durante a festa, uma equipe responsável pela produção de artesanato. São produtos feitos em nossas unidades fixas e também nas ações sociais que levamos para as cidades. No Gama, já temos uma unidade que existe há mais de 12 anos e estamos em fase final das obras de uma unidade mais moderna, com teatro para 400 lugares, complexo aquático e salas de aula. Essa nova obra dará mais visibilidade para a cidade, como a unidade que construímos na cidade de Ceilândia.

            O Gama também tem sido beneficiado com obras importantes do Governo do Distrito Federal - o Governador José Roberto Arruda tem um apreço muito especial pelo Gama -, como o Balão do Periquito, que está em andamento, a ampliação da BR-001, que segue para o Rio de Janeiro na BR-040, também já quase pronta.

            Além disso, a cidade receberá um campus de extensão da UnB e a Vila Olímpica, obras em andamento. De acordo com a administração local, o GDF está com 65 obras no Gama, 49 delas já concluídas e 16 em andamento.

            O Gama é uma cidade completa, com 52 unidades escolares, das quais 44 estão localizadas na zona urbana e 8, na zona rural. A cidade possui ainda um hospital regional, 7 centros de saúde e 4 postos de saúde. Esse hospital regional tem um grande atendimento, inclusive de cidades limítrofes com Brasília no Estado de Goiás.

            Apesar de todas as obras que conseguimos levar para a cidade, ainda temos problemas. A população ainda sofre com a sobrecarga do Hospital Regional, que acaba atendendo a muitas cidades do Entorno e precisa de médicos e equipamentos. É uma necessidade pela qual precisamos unir forças, Deputados Distritais, Federais, o GDF, a Administração e o próprio Senado, na figura do Senador que voz fala. Vamos buscar essa solução.

            Outro setor que está precisando da nossa ajuda é o das micro e pequenas empresas, que dependem do Pró-DF e ainda não conseguiram seus lotes. A ADE já está pronta, já está com a infraestrutura totalmente pronta, e, agora, precisamos garantir essa liberação dos respectivos lotes. E vamos fazê-lo, pela população.

            Agora, passo para outra comemoração, que foi organizada com o apoio do Sesc, Sr. Presidente, mas que se reflete muito na minha função de Parlamentar.

            Os moradores da cidade de Itapoá - que tem pouco mais de quatro anos e que foi iniciada com uma invasão ao lado do Paranoá - receberam, no último sábado, uma grande festa de uma ação social do Sesc/DF, em comemoração ao Dia das Crianças. A região já possui mais de 100 mil habitantes e é formada por uma população extremamente carente. Veja, em quatro anos, Sr. Presidente.

            Ao lado do administrador Marco Aurélio Demes; do Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Deputado Leonardo Prudente; do Diretor do Sesc/DF, Dr. José Roberto, e das lideranças locais, pude conferir o quanto a cidade padece de eventos como aquele. A alegria no rosto daquelas crianças não tem preço. A cidade se ressente de equipamentos sociais, mas percebemos nitidamente como a população é agradecida a esse tipo de ação social.

            O administrador Marco Aurélio tem feito um trabalho importantíssimo em favor da população de Itapoã. Desde que assumiu a administração, conseguiu que o Governador Arruda levasse para lá mais de 95% de pavimentação asfáltica e de rede de esgoto, numa cidade onde antes não existia nenhum metro de asfalto, nenhum metro de esgoto. Foram mais de R$70 milhões em obras imprescindíveis para garantir a qualidade de vida da população.

            A cidade, que faz divisa com o Paranoá - aqui pertinho do Congresso, pertinho do Senado -, inaugurou um restaurante comunitário, duas escolas classes, um jardim de infância e um posto de saúde, somente este ano, o que mostra as prioridades do Governador José Roberto Arruda pelas regiões mais carentes. Além disso, o projeto urbanístico que deve regularizar a região já foi entregue e deve sair sem custo algum para os moradores.

            O maior problema, no entanto, continua sendo a segurança. A cidade não conta ainda com Delegacia de Polícia ou Corpo de Bombeiros.

            Durante esse evento, iniciei um trabalho inovador, atendendo a diversas lideranças locais: a Presidente da Associação das Donas de Casa de Itapoã, Dona Ilza de Souza Conceição; o Presidente da Associação Mão Amiga, José Ribeiro da Silva; o Presidente da Associação dos Moradores de Itapoã, José Domingues Barbosa, e o Vice-Presidente, Wilson Rabelo da Silva; o Presidente da Associação dos Diabéticos e Hipertensos do Itapoã e Paranoá, Raimundo Cândido do Amarante; o Vice-Presidente e Conselheiro Tutelar Carlos Eduardo; a Presidente da Federação das Mulheres de Brasília e Entorno, Marisa Ramalho, e a Coordenadora no Itapoã, Rosa Maria Rodrigues. Recebemos também o Presidente da Associação de Feirantes, Aldair Batista de Brito; o líder de quadra Luiz Carlos, o Carlinhos, e o Presidente do Conselho de Pastores Evangélicos do DF (Núcleo Itapoã), Sebastião Silva da Cunha. Eles listaram suas necessidades, que são enormes, e nos deram um panorama do que o Itapoã precisa.

            Vamos levar todas essas solicitações, essas reivindicações ao Sr. Governador José Roberto Arruda para, na medida do possível, serem atendidas.

            Como Senador, não tenho o poder da solução, a caneta; não consigo resolver todos os problemas que listaram, como falta de sede para suas associações, dificuldade em conseguir atendimento médico e problemas de infraestrutura. Quero-me unir a pessoas como o administrador Marco Aurélio; o nobre Deputado Leonardo Prudente, Presidente da Câmara Legislativa; as lideranças locais e, principalmente, o Governador José Roberto Arruda, para buscar soluções.

            Uma andorinha sozinha não faz verão, já dizia a sabedoria popular. Mas vamos voar juntos. Vamo-nos unir àqueles que fazem um papel tão importante pela cidade, que lutam sem desanimar. Vamos mostrar que Itapoã ainda é uma cidade dependente, que precisa de alternativas econômicas.

            Não posso dizer que sou o dono das soluções, mas, unido a outros, tenho força, como temos todos, para lutar por um ideal. E pretendo lutar.

            Agora, coloco o meu mandato parlamentar como veículo para ajudar a todos aqueles que precisam, como esses moradores, de um interlocutor junto ao Governador. Vou ajudar a buscar as soluções. E faço este compromisso aqui, no plenário, diante de todos os senhores, meus colegas do Senado.

            Tenho a certeza de que o Governador José Roberto Arruda e toda a sua equipe estarão juntos nesse esforço de oferecer melhoria da qualidade de vida das famílias das cidades de Sobradinho II, Gama e Itapoã, que representam uma parcela importante da nossa população e que poderão, no futuro, viver em condições ainda melhores.

            Ainda hoje, estava aqui no Senado o Exmº Sr. Governador Arruda, que me convidou para um almoço em outra cidade satélite, Planaltina, uma cidade de mais de 150 anos, mas que cresceu nos últimos 20 anos de forma muito desordenada. E, aí, começam a sentir as necessidades de equipamentos públicos, o que não é possível atender dentro de um prazo tão curto. Mas o Sr. Governador, com muita vontade, com muito desejo de solucionar, tem investido maciçamente na cidade de Planaltina. Estou certo de que esse é o caminho, essa é a solução.

            Nós vamos, nesse tempo que ainda nos falta para o cumprimento do mandato do Governador Arruda, buscar soluções para essas cidades que carecem da ação do Governo. E elas têm o empenho do Sr. Governador na busca dessas soluções.

            Então, quero dizer também a Planaltina que o dia de hoje foi marcado por uma presença grandiosa dos empresários daquelas cidades em torno da Associação Comercial de Planaltina. Lá foram colocadas todas as questões que afligem a população e os gargalos que atropelam a falta de desenvolvimento da região. E o Sr. Governador assumiu um compromisso claramente, na busca de soluções futuras.

            Parabenizo todos os que promoveram aquele evento, na certeza de que o Governador Arruda buscará a solução daquelas questões.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado pela tolerância.


Modelo1 5/19/2411:06



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/10/2009 - Página 51507