Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com o aumento do analfabetismo no Piauí. (como Líder)

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Preocupação com o aumento do analfabetismo no Piauí. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 15/10/2009 - Página 51776
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • GRAVIDADE, INDICE, ANALFABETISMO, ESTADO DO PIAUI (PI), CONTRADIÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CONFIANÇA, ORADOR, DEMOCRACIA, REVEZAMENTO, PODER, LEITURA, TRECHO, NOTICIARIO, APRESENTAÇÃO, DADOS, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), NEGLIGENCIA, AUTORIDADE, SOLICITAÇÃO, ATENÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Senador Cafeteira, que preside esta reunião, Parlamentares presentes, brasileiras e brasileiros presentes aqui e os que nos assistem pelo sistema de comunicação, cinco minutos é muito tempo. Cristo, em um minuto, fez o Pai-Nosso, com 56 palavras. Vamos desta terra aos céus, Mozarildo. Mas eu faria outra reza, não é o Pai-Nosso não.

            Aliás, Alvaro Dias, vou repetir, três coisas a gente só faz uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT. Está vendo, ó Cafeteira? É uma lástima este Governo. Por isso eu deixei o PMDB. Ser caudatário disso aqui? Não é mais aquele PMDB de Ulysses encantado no fundo do mar, que teve coragem, sem chance nenhuma, de ser candidato a Presidente da República em 1974. Mozarildo, Tancredo se imolou pela democracia, como Juscelino Kubitschek, humilhado, cassado. Como Ramez Tebet.

            Mas olha aqui: Piauí possui mais de meio milhão de analfabetos. É o Governo do Piauí. E depois eles vão mandar uma carta para o Suplicy. Nós só ganhamos, não somos campeões não, está ouvindo, Cafeteira? V. Exª, que é do Maranhão, São Luís, de que se dizia “Atenas do Brasil”, “do saber”. Olha a porcaria do PT no Piauí. Nós só ganhamos, em analfabetos, de Alagoas. E estão ali os Senadores do Alagoas, é tudo do Governo. Quer dizer, e o PMDB vai aí.

            Então, quero dizer o seguinte: eu lamento, ô Cafeteira. Aquela fé, fé que remove montanha... Francisco, o santo, o meu patrono, disse: “Onde tiver o desespero, leve a esperança”. A esperança está na democracia, na alternância do poder. O poder no Brasil e no Piauí. Atentai bem! Isso é do IBGE, e eles vão mandar, ô professor Cristovam, na véspera do Dia do Professor. É uma lástima esse Governo. Nunca antes eu vi um governo tão desastrado como este do Brasil.

            Presidente Sarney, o Piauí possui mais de meio milhão de analfabetos. Lição de hoje: o Piauí possui mais de meio milhão de analfabetos. Isso ninguém discute. Ô aí da televisão, bota bem grande, faz de conta que é a Ideli, que é o Mercadante, esse povo do Governo. Bota um outdoor aqui. Olhem o que diz o Portal AZ:

Meio milhão não sabe ler nem escrever. O problema é que muitos dos demais 2,5 milhões [Professor Cristovam Buarque] até sabem ler e escrever, mas não conseguem interpretar textos e/ou realizar operações matemáticas simples, fazendo o Piauí continuar sendo o covil de iletrados que assombra sua história e seus governantes.

            Esse é o resultado do Governo do Piauí.

            Ô, Suplicy, depois você vai trazer uma carta do Governador. Isto aqui é do IBGE:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta um dado alarmante e preocupante no paupérrimo Piauí. Dos seus quase 3 milhões de habitantes, em condições de ser alfabetizados, 563 mil são analfabetos, um percentual que chega a 24,37% com potencial de estudo, segundo os dados tabulados pelo Ministério da Educação.

O alarmante despreparo das autoridades públicas ligadas à área de Educação e da falta de visão de que só através dela haverá um maior senso crítico e mais desenvolvimento refletem no fato de o Piauí ser o penúltimo Estado em porcentagem de analfabetos em relação à sua população.

Sem falar que o Piauí é um dos Estados que mais exportam analfabetos em busca de melhores oportunidades, não raras vezes sendo escravizados Brasil afora. Números como esses são escondidos ou “esquecidos” pelo governo [Presidente Sarney, V. Exª que representa o futuro, o saber, São Luís, antena do Brasil, é uma lástima, não é?]. Números como esses são escondidos ou “esquecidos” pelo Governo. Pior que o Piauí só Alagoas, que tem 25,72% de sua população analfabeta.

            Mas, se esse Governador não sair e deixar logo o vice, nós vamos acabar passando ao PT essa lástima, Sarney. Isso é que me afastou. Eu não entendo como um partido como o PMDB vai ser caudatário de um partido desses, de aloprados, que estão a acabar com o Brasil.

            “Aumento de Analfabetismo no ano de 2008”. É de agora. Aumentou. O Piauí é um dos 11 Estados onde o analfabetismo aumentou, nos últimos anos, principalmente em 2008. Isso é do IBGE, que é do Governo. Isso é a verdade.

            Eu falo como Cristo. Ô Suplicy, Ô Mercadante, de verdade em verdade eu vos digo: isso é desgraça muita. A democracia nos possibilita a esperança de alternância do poder.

            É por isso que a candidatazinha aí, aquela carcarejadora, tem menos de 15% no Piauí. É tão vergonhoso que eles publicam, Mozarildo, resultado para Deputado Estadual, Federal, Senador, Governador e não para Presidente, porque ela está com menos de 15%. Essa é a realidade.

            Prossigo a leitura: “Quanto ao Piauí, ele exporta anualmente os que já têm, mesmo assim permanece o índice alto. [...] Os menores índices de analfabetismo [...]”. Agora, quero render homenagem ao Rio Grande do Sul, a São Paulo, ao Rio de Janeiro, a Santa Catarina, ao Distrito Federal e ao Amapá. Onde estão o Senador Papaléo Paes, o Presidente Sarney e o Senador Romero Jucá? Nesses Estados, há em torno de 4,39% de analfabetos; no Piauí, são quase 25%. Isso é uma lástima!

            Presidente Luiz Inácio, viemos aqui fazer-lhe um apelo. A gratidão é a mãe de todas as virtudes. O Piauí confiou, acreditou em Vossa Excelência. Até eu votei em Vossa Excelência em 1994. Mas olha só no que deu! Então, isso é o que nos afastou. Está aqui, não adianta! Goebbles dizia: “Uma mentira repetida torna-se verdade”. O mentiroso é um corajoso. Hoje, estamos na terceira onda, a da desmassificação da comunicação, e chegam os portais, como o Twiter, com a verdade. Aprendi com um caboclo do Piauí, que diz: “É mais fácil você tapar o sol com uma peneira do que esconder a verdade”. Efraim Morais, está aqui a verdade, a vergonha: o analfabetismo está aumentando no Nordeste e no Piauí!

            Presidente Luiz Inácio, ainda há tempo de corrigir isso. A gratidão é a mãe de todas as virtudes. Volte-se a essa realidade. A realidade é essa. Vossa Excelência diz ter conquistado as Olimpíadas de 2016, mas já conquistamos, ô Flávio Arns, o primeiro lugar, o pódio de morte da gripe do porco! Ouviu, Mozarildo? Já conquistamos a medalha olímpica de ouro. Não precisa esperar, não. E, agora, Luiz Inácio, Vossa Excelência quer dar ao Piauí a medalha de ouro da vergonha do analfabetismo. Ó Deus, ó Deus, ó Deus!

            Falta-me um minuto, e, em um minuto, Jesus fez o Pai-Nosso, com 56 palavras, e repito a reza. Há coisas que a gente só deve fazer uma vez: nascer, morrer e votar no PT. O Piauí votou nele, e estamos lascados. Resta a esperança, pois, como diz Ernest Hemingway, em seu livro O Velho e o Mar - o do Sarney é O Dono do Mar -, perder a esperança é a maior estupidez. Então, resta ao povo do Piauí a esperança na democracia. Que este País aproveite a democracia, para fazer a alternância do Governo no Brasil e no Piauí!


Modelo1 7/17/245:22



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/10/2009 - Página 51776