Discurso durante a 186ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunicação ao País de que a direção do PMDB chancelou ontem à noite um pré-compromisso para as eleições de 2010. Leitura de nota do PMDB sobre a aliança firmada.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Comunicação ao País de que a direção do PMDB chancelou ontem à noite um pré-compromisso para as eleições de 2010. Leitura de nota do PMDB sobre a aliança firmada.
Publicação
Publicação no DSF de 22/10/2009 - Página 53978
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • LEITURA, NOTA OFICIAL, DIRETORIO NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), FORMALIZAÇÃO, ACORDO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), COMPROMISSO, DISPUTA, ELEIÇÃO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


           O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Se V. Exª me permitir, Sr. Presidente, eu quero fazer uma rapidíssima comunicação ao País, claro, com a aquiescência do Senador Renato Casagrande. Será curtíssima.

           Sr . Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com muita satisfação que, como Líder do PMDB no Senado Federal, tenho a honra de comunicar ao Plenário e ao País, através dos veículos de comunicação da TV Senado, que a Direção do meu partido, o PMDB, chancelou, ontem à noite, um pré-compromisso de aliança para as eleições de 2010 com a participação do Presidente Lula.

           Esse procedimento inédito, Sr. Presidente, envolve a efetiva participação do PMDB na formulação da campanha, na elaboração do programa de Governo e também como parte integrante da chapa que disputará a Presidência da República em nome do PT, do PMDB e de outros partidos que estarão coligados no próximo ano.

           Este apoio firme, desassombrado e que apaga, Sr. Presidente, as indecisões de outrora, é o desdobramento do apoio que o PMDB vem dando ao Governo Federal, onde também participa da formulação das políticas, que têm mostrado resultados positivos, notadamente na área socioeconômica, especialmente no pós-crise, que revelou ao mundo um Brasil sólido e com grandes perspectivas de crescimento.

           Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a formalização da aliança entre o PMDB e o PT é um gesto coerente de quem ajudou a implementar essas políticas públicas, hoje vitoriosas. A sociedade não compreenderia outra dubiedade, não concordaria com mais contradição do partido. O caminho oposto, Sr. Presidente, seria ir contra o que a sociedade vem apoiando e aprovando de maneira superlativa.

           O PMDB se orgulha de ter contribuído para a proliferação de números positivos da nossa sociedade e da nossa economia.

           A trajetória deste partido está atrelada à responsabilidade. O PMDB tem sido o pilar da governabilidade. Pena, Sr. Presidente, Srs. Senadores, que esse conceito só seja valorizado em crises, em períodos anômalos. Em tempos democráticos, a governabilidade é tratada, pejorativamente, como governança.

           O PMDB, trincando oráculos que a toda eleição insistem em nos empurrar para papéis secundários, vem recebendo mais votos a cada eleição que disputa e vem conquistando mais cadeiras a cada pleito.

           Ao final das consultas, Sr. Presidente - e já encerro -, podemos até não reunir unanimidade na pluralidade que é o PMDB; porém, teremos a maioria que foi amalgamada exatamente pelo apoio do PMDB ao Governo do Presidente Lula. Tenho a certeza de que este pré-compromisso encontrará ressonância em todas as instâncias partidárias.

           Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eis a nota do partido, que rapidamente passo a ler - são sete linhas exatamente -, sobre a aliança:

Representados por lideranças e dirigentes nacionais, o PMDB e o PT, após avaliarem o satisfatório cumprimento dos eixos programáticos que fundamentaram a coalizão de Governo em 2007, comunicam que, de comum acordo, estabelecem pré-compromisso com vistas à disputa da eleição à Presidência da República em 2010, baseados nas seguintes premissas:

1. Construir aliança programática e eleitoral para o pleito presidencial;

2. Os dois partidos comporão, necessariamente, a chapa de Presidente e Vice, a ser apresentada ao eleitorado brasileiro;

3. Os dois partidos compartilharão, em conjunto com as demais agremiações que venham a integrar essa aliança, a coordenação de campanha e a elaboração do programa de Governo, com o objetivo de dar continuidade aos avanços do Governo do Presidente Lula, do qual PT e PMDB são forças de apoio e sustentação;

4. Com esse escopo, PMDB e PT levarão este pré-compromisso às suas instâncias partidárias, construindo soluções conjuntas para as alianças regionais.

           Sr. Presidente, era a comunicação que eu gostaria de trazer ao Senado e ao País.

           Agradeço mais uma vez a V. Exª.


Modelo1 6/30/246:23



Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/10/2009 - Página 53978