Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao aniversário de 90 anos do Padre Salesiano Ernesto Sassida, brasileiro naturalizado e grande benfeitor de Mato Grosso do Sul e do Brasil.

Autor
Marisa Serrano (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Marisa Joaquina Monteiro Serrano
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao aniversário de 90 anos do Padre Salesiano Ernesto Sassida, brasileiro naturalizado e grande benfeitor de Mato Grosso do Sul e do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2009 - Página 52016
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, SACERDOTE, BRASILEIRO NATURALIZADO, RELEVANCIA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, ASSISTENCIA SOCIAL, MUNICIPIO, CORUMBA (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), BRASIL.

           A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Presidente. Obrigada ao Senador Neuto de Conto também.

           Sr. Presidente, eu não poderia deixar de fazer um breve registro e prestar minha homenagem a uma pessoa muito especial e de grande relevância para o Estado de Mato Grosso do Sul. É uma pessoa incrível que hoje está aniversariando, fazendo 90 anos: o Padre Salesiano Ernesto Sassida. Estamos comemorando o seu aniversário hoje, em especial onde ele mora, a cidade de Corumbá, onde hoje será lançada a biografia do grande benfeitor de Mato Grosso do Sul e do Brasil.

           O Padre Ernesto Sassida nasceu em 15 de outubro de 1919, em Dornberg, então território da Itália, hoje integrante da República da Eslovênia. É cidadão esloveno, brasileiro naturalizado e, pelos relevantes serviços prestados aos pobres e crianças carentes, é também cidadão do mundo.

           Ainda adolescente, com 15 anos de idade, veio para o Brasil, alinhando-se às fileiras dos Padres Salesianos, discípulos de D. Bosco.

           Mais do que pregar o Evangelho, o Padre Ernesto Sassida vive o Evangelho. Toda a sua vida foi integralmente voltada para um trabalho social intenso.

           Como destaque do seu nobre trabalho em prol dos menos favorecidos, ainda no ano de 1961, fundou a comunidade Cidade de Meninos. No começo, chamava-se Escola Rural Mista, ampliada, depois, para Escola Profissional Alexandre de Castro e, hoje, Cidade Dom Bosco, com dois mil alunos no fundamental, secundário e profissional.

           A Cidade Dom Bosco, em Corumbá, Mato Grosso do Sul, é uma gigantesca obra social, gratuita, idealizada e criada por Padre Ernesto.

           De visão aguçada, humilde, sempre refuta elogios, alegando que “tudo é obra de Deus, de quem sou instrumento dócil e maleável”.

           Por tudo isso e por muito mais, Sr. Presidente, desejo homenagear e cumprimentar o querido Padre Ernesto Sassida, meu grande amigo e pessoa que estimo e a quem dou aqui os mais efusivos cumprimentos. E, mais do que isso, quero agradecer-lhe, em nome do nosso povo, pelo fantástico trabalho que prestou e que presta em favor dos menos favorecidos do meu Estado, Mato Grosso do Sul, e do Brasil.

           Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2009 - Página 52016