Discurso durante a 237ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Manifestação sobre a realização de sessão em solidariedade ao Povo Palestino. Voto de aplauso a Demosthenes Carminé, da Academia Amazonense de Letras. Comemoração pelos 34 anos de existência do Grêmio Recreativo Escola de Samba Vitória Régia, completados no dia primeiro de dezembro. Registro da campanha de Natal que a Loja Maçônica de Carauari está promovendo. Registro da seca que aflige o Amazonas.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL. HOMENAGEM. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Manifestação sobre a realização de sessão em solidariedade ao Povo Palestino. Voto de aplauso a Demosthenes Carminé, da Academia Amazonense de Letras. Comemoração pelos 34 anos de existência do Grêmio Recreativo Escola de Samba Vitória Régia, completados no dia primeiro de dezembro. Registro da campanha de Natal que a Loja Maçônica de Carauari está promovendo. Registro da seca que aflige o Amazonas.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2009 - Página 64761
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL. HOMENAGEM. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • APOIO, MANIFESTAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, SOLIDARIEDADE, POVO, PAIS ESTRANGEIRO, PALESTINA, OPINIÃO, ORADOR, POSSIBILIDADE, BRASIL, COLABORAÇÃO, PROCESSO, PAZ, COMENTARIO, SUPERIORIDADE, NUMERO, EMIGRANTE, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • ELOGIO, ESCRITOR, ACADEMIA DE LETRAS, ESTADO DO AMAZONAS (AM), LANÇAMENTO, LIVRO, BIOGRAFIA, EX-DEPUTADO, EX-DIRETOR, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA (SUDAM).
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, INSTITUIÇÃO ARTISTICA, TRADIÇÃO, CARNAVAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • ELOGIO, MAÇONARIA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), REALIZAÇÃO, CAMPANHA, PERIODO, FESTA NATALINA.
  • IMPORTANCIA, ANUNCIO, GOVERNADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), REUNIÃO, ASSUNTO, COMBATE, PROBLEMA, QUEIMADA, PERIODO, SECA, PREJUIZO, QUALIDADE DE VIDA, RISCOS, SEGURANÇA, EXPECTATIVA, ORADOR, SOLUÇÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - É verdade! Sr. Presidente, ouvi o Senador João Pedro e me apressei a vir aqui por algumas razões; e a principal foi me escusar de não ter comparecido à sessão de homenagem que ele fez ao povo palestino e a essa sua luta pelo seu Estado independente.

            Na ocasião, eu faria, obviamente, meu modesto apelo pela paz, entendendo que os radicais dos dois lados atrapalham a paz tão ansiada por todos os homens e mulheres de boa vontade do mundo e do Oriente Médio, especialmente.

            Eu me lembro que Yitzhak Rabin e Yasser Arafat se reuniam...

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - O nosso Bill Clinton!

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Isso, Bill Clinton, nos jardins da Casa Branca! Os radicais de ambos os lados intensificaram as ações terroristas, e o conflito recrudesceu.

            Mas o Brasil, que teve a honra de presidir a ONU, com Oswaldo Aranha, que reconheceu o Estado de Israel, sempre lutou pela causa palestina e inclusive admitiu o escritório político da Palestina, que tinha status abaixo de Embaixada, mas tinha status diplomático reconhecido. O Brasil tem toda a capacidade, tem toda a possibilidade de ser bom ator, sem tomar partido e tomando partido da paz.

            Eu queria, portanto, parabenizar o Senador João Pedro e dizer do conforto que, com certeza, esta sessão deve ter levado à enorme e muito significativa colônia palestina no meu Estado, com ênfase, por exemplo, para o Município de Tabatinga e com ênfase para Manaus. Há figuras muito queridas nossas, dele e minha; são figuras de enorme capacidade de gostar, de enorme generosidade, de enorme capacidade de doação.

            Com isso, imagino que resgato minha ausência, que foi motivada pela necessidade de estar presente na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, porque lá havia a expectativa de que meus projetos de reforma do sistema financeiro nacional, que têm o Senador Antonio Carlos Júnior como Relator, pudessem ser votados hoje. O Senador Antonio Carlos ia fazer uma exposição em power point, com a competência de sempre, e eu não queria perder um milímetro desse debate, que é muito relevante para o futuro da economia brasileira.

            Sr. Presidente, eu queria ainda, antes de V. Exª encerrar esta sessão, requerer um voto de aplauso ao acadêmico Demosthenes Carminé, da Academia Amazonense de Letras, pelo lançamento de seu livro Mário Coelho Amorim - Um Referencial Administrativo do Amazonas, com a biografia desse ilustre homem público do meu Estado. Já foi Deputado Federal, já dirigiu a Sudam, com muita honra, com muita honradez. E é um querido amigo, que tem uma trajetória de administrador público absolutamente reconhecida e respeitada no meu Estado.

            Sr. Presidente, eu ainda gostaria de dizer que algumas coisas do meu Estado são sempre muito importantes para mim. No dia 1º de dezembro, ou seja, ontem, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Vitória Régia comemorou os seus 34 anos de existência. Por essa Escola, tenho grande apreço. Não gosto de me deixar indefinido: sou Vitória Régia, quando se trata de escola de samba em Manaus. Manaus faz um grande carnaval, um dos maiores do Brasil. Respeito todas as escolas, tenho afinidade muito grande com pessoas do Reino Unido da Liberdade, com todas as escolas, com a Grande Família, da Zona Leste, mas a Vitória Régia homenageou meu pai em 2003, e, obviamente, isso fez a mim e à minha família um bem muito grande.

            Eu gostaria também de ressaltar que a Loja Maçônica de Carauari está fazendo uma belíssima campanha de Natal. Eu queria parabenizar o venerável Mestre Ronaldo Alves da Silva, que está lá, ao lado do meu querido amigo Prefeito Chico Costa, trabalhando pelo seu povo.

            Muito bem, Sr. Presidente! Há menos de uma hora ou há menos de algumas horas, tratei, neste plenário, da seca que aflige o Amazonas, incluindo a capital, Manaus. Li, depois, ainda nesta tarde, noticiário online dando conta de providências determinadas pelo Governador do Amazonas para conter as queimadas urbanas ou as verificadas na periferia de Manaus. A isso, em Manaus, dá-se o nome de “fumaceiro”, algo parecido com névoa seca. A bruma toma conta do meio ambiente, tornando o ar praticamente irrespirável.

            As fases de seca criam no espaço visão assemelhada a nevoeiro, decorrente das queimadas. Elas são, infelizmente, muito comuns, por falta de informações. Já está mais do que na hora de se adotarem providências para se evitar esse autêntico desastre ambiental, que passa a oferecer riscos até ao tráfego de veículos na Capital do meu Estado.

            Por isso, o anúncio do Governador, que marcou reunião para tratar do problema, merece o reconhecimento de todos. No entanto, é providência já até um pouco tardia, porque, infelizmente, é sempre assim: espera-se que a situação se torne insustentável, para, só então, agir.

            Aqui, não faltou advertência, e, aqui, venho lamentar que a cidade que é a capital do verde, que está incrustada no centro da floresta amazônica, esteja vivendo, hoje, o problema do fumaceiro, que vem das queimadas, que vem da desordem urbana.

            Fica aqui meu apelo para que a reunião não fique só na reunião, para que ações muito enérgicas e lúcidas venham para salvar o meio ambiente da minha cidade.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 7/17/244:26



Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2009 - Página 64761