Discurso durante a 208ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Padre Guido Tonelotto, da Paróquia de São José de Mossoró.

Autor
Rosalba Ciarlini (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: Rosalba Ciarlini Rosado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Padre Guido Tonelotto, da Paróquia de São José de Mossoró.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2009 - Página 58273
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, SACERDOTE, PAIS ESTRANGEIRO, ITALIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ASSISTENCIA RELIGIOSA, MUNICIPIO, MOSSORO (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ASSISTENCIA SOCIAL, ESPECIFICAÇÃO, PRIORIDADE, ATENDIMENTO, CRIANÇA, MENOR ABANDONADO.

            A SRª ROSALBA CIARLINI (DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo encaminhar um voto de pesar pelo falecimento do Padre Guido Tonelotto, da Paróquia de São José de Mossoró, que foi uma das mais importantes referências na assistência a crianças e jovens nos bairros pobres de Mossoró e que serve de modelo para outras entidades de programas sociais.

            O Padre Guido nasceu na Itália e chegou ao Brasil inclusive pelo seu Estado, Sr. Presidente, porque foi diretor do colégio salesiano na cidade de Carpina, Pernambuco; depois ele foi para os colégios Do Carmo, em Belém do Pará, e D. Bosco, em Manaus, Amazonas; em seguida foi para o nosso Estado, Rio Grande do Norte, quando foi convidado para dirigir o Colégio São José, em Natal, e, em seguida, trabalhar na Diocese de Santa Luzia, em 1973. Lá, iniciou seus trabalhos como Pároco em Martins, Rio Grande do Norte, e, depois, partiu para ser vigário da Paróquia de São José, na cidade de Mossoró.

            Mas Padre Guido teve um trabalho social que merece de todos nós o aplauso e o reconhecimento. Ele criou o Projeto Esperança. Em 1977, recém-formada, recebi, no pronto-socorro, uma criança com um cartão de Padre Guido, pedindo para eu atender aquela criança. Ele dizia assim: “Drª Rosalba, você não me conhece, mas eu já estou colocando na sua poupança do céu. Atenda essa criança”.

            A partir daí, começamos a participar do seu projeto, que tinha um lema muito interessante: “Criança salva criança”. Era um trabalho social de resgate de criança de rua, de dar oportunidades educacionais e nutricionais. Ele movimentou entidades internacionais com recursos para poder atender essas crianças.

            Quando tive a oportunidade de ser gestora da nossa cidade, a parceria foi ainda maior, porque a criança, como Padre Guido me ensinou, tinha que estar em primeiro lugar.

            Com certeza, todos os anjos o recebem de braços abertos. Lá do céu, ele vai mandar muita luz para que possamos continuar valorizando, apoiando e fazendo pela criança do nosso Estado e do nosso Brasil.

            Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2009 - Página 58273