Discurso durante a 203ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do arquiteto de renome nacional Acácio Gil Borsoi.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do arquiteto de renome nacional Acácio Gil Borsoi.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2009 - Página 57460
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ARQUITETO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ATUAÇÃO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ELOGIO, CARREIRA, IMPORTANCIA, REVOLUÇÃO, ARQUITETURA, REGIÃO NORDESTE, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), ESTADO DO MARANHÃO (MA).

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Agradeço a V. Exª, Senador Mão Santa.

            O meu pedido para usar da palavra pela ordem é para fazer, nesta tarde, o doloroso registro do falecimento do arquiteto de renome nacional Acácio Gil Borsoi.

            Acácio Gil Borsoi era carioca, mas, desde o começo da sua carreira, no segundo ano de formado, mudou-se para o Recife, onde destacou-se como arquiteto, sendo um dos maiores e mais renomados arquitetos brasileiros. Foi professor de várias gerações de arquitetos, dirigente de órgão da categoria e, acima de tudo, um homem de muitos amigos. Era casado com Janete Borsoi, também falecida há menos de um ano, e deixa filhos e, acima de tudo, deixa um grande número de amigos, de admiradores.

            Nós piauienses, Senador Mão Santa, temos algumas dívidas para com essa extraordinária figura de arquiteto que era Borsoi. Na década de 70, levado pelo Governador Alberto Silva, ele e Janete, num trabalho conjunto com o então jovem engenheiro Lourival Sales Parente, fizeram uma revolução na arquitetura piauiense, executando obras fantásticas como a recuperação do Hotel Piauí, como a construção do Tribunal de Justiça, como a recuperação do Palácio de Karnak, para ficar apenas nestas três grandes obras.

            Borsoi também participou como arquiteto de obras privadas no Estado do Piauí. Ele atuou também no Maranhão e no Nordeste como um todo.

            Faço esse registro e sei que o mesmo sentimento toma conta da Bancada pernambucana, que o tinha como conterrâneo seu.

            Seu corpo, atendendo à solicitação própria, deve estar sendo cremado hoje, na cidade de Recife, onde morou nos últimos anos, mais especificamente na cidade de Olinda.

            Faço este registro, pedindo a V. Exª que comunique aos parentes e também ao Instituto de Arquitetos do Brasil, Seção de Pernambuco.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2009 - Página 57460