Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento de requerimento de voto de aplauso a Nelson Mandela, de autoria do Senador Paulo Paim.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Encaminhamento de requerimento de voto de aplauso a Nelson Mandela, de autoria do Senador Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 12/02/2010 - Página 2800
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ATENDIMENTO, PEDIDO, AUTOR, ENCAMINHAMENTO, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, AFRICA DO SUL, REQUERIMENTO, AUTORIA, PAULO PAIM, SENADOR, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, LIBERDADE, NELSON MANDELA, EX PRESIDENTE, ELOGIO, ATUAÇÃO, COMBATE, DISCRIMINAÇÃO RACIAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente Sadi Cassol, é com muito orgulho que atendo aqui uma solicitação do nosso extraordinário Senador Paulo Paim. O Senador Paulo Paim teve uma crise de hipertensão, não pôde estar presente e pediu que eu desse andamento a este requerimento que faço a V. Exª, que está na Presidência. É um requerimento datado de 11 de fevereiro de 2010.

Nos termos do art. 222 do Regimento Interno da Casa, requeiro voto de aplauso a Nelson Mandela em celebração aos 20 anos de sua libertação.

Justificação: Os sul-africanos celebraram hoje os 20 anos da libertação de Nelson Mandela, que deixou o cárcere em 11 de fevereiro de 1990, após 27 anos de prisão, onde veio solidificar o fim do apartheid, um regime de segregação racial que oprimia os negros da África do Sul.

Após quatro anos de sua libertação, os sul-africanos realizaram sua primeira eleição com a participação dos negros, onde elegeram Mandela Presidente, e o mesmo deixou o cargo após um mandato de cinco anos, ajudando a enraizar a democracia na África do Sul, em um continente onde os políticos, em geral, se mantêm no poder por meio de fraudes e da violência.

Nelson Mandela também é adorado no país por sua atuação em prol da reconciliação racial, garantindo uma transição pacífica, evitando a ocorrência na África do Sul dos períodos de caos e destruição das guerras anticoloniais do continente.

Nelson Mandela, que fará 92 anos em julho, retirou-se em grande parte da vida pública.

Apesar disso, ele deverá receber uma homenagem no Parlamento, quando o Presidente Jacob Zuma fará seu discurso sobre o estado da nação, marcado para coincidir com o aniversário da libertação do ex-líder, muito embora se saiba que ele não se fará presente dadas suas condições de saúde e sua elevada idade.

Apesar de não se fazer presente nesta homenagem no Parlamento, Nelson Mandela afirma que estará na abertura da Copa do Mundo em seu país, fato que muito o orgulha.

Também não podemos deixar de ressaltar que Nelson Mandela é o maior líder vivo em defesa dos Direitos Humanos e que sua história de vida será referência eterna para todos nós.

Para tanto, gostaríamos que esse voto fosse enviado para o seguinte endereço: Embaixada da República da África do Sul - SES, Avenida das Nações, Lote 6, Quadra 801 - CEP: 70406-900 - Brasília - DF - Fone: 3312 9500.

Sala das Sessões,

            Paulo Paim assinou. Eu assinei. E o nosso... Pedro Simon.

            Então nós vamos encaminhar à Mesa.

            E o Eduardo Suplicy pede para assinar aqui.

            O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT) - Sr. Presidente, pela ordem.

            O SR. PRESIDENTE (Sadi Cassol. Bloco/PT - TO) - Faremos o registro...

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Apenas queria complementar aqui um raciocínio.

            Outro dia eu li um artigo muito interessante. Os jornalistas do mundo fizeram uma pesquisa: se o mundo fosse escolher um governante...Então o eleito foi Nelson Mandela, e o Bill Clinton tirou o segundo lugar.


Modelo1 6/21/249:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/02/2010 - Página 2800