Discurso durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Exaltação às belezas naturais do litoral piauiense, especialmente o Delta do Rio Parnaíba, ao ensejo de matéria publicada sobre o tema na revista da companhia aérea Gol. Repercussão às críticas dirigidas ao governo do Piauí, publicadas no blog 180 Graus. (como Líder)

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Exaltação às belezas naturais do litoral piauiense, especialmente o Delta do Rio Parnaíba, ao ensejo de matéria publicada sobre o tema na revista da companhia aérea Gol. Repercussão às críticas dirigidas ao governo do Piauí, publicadas no blog 180 Graus. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 19/02/2010 - Página 3405
Assunto
Outros > TURISMO. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, ELOGIO, RECURSOS NATURAIS, LITORAL, ESPECIFICAÇÃO, MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), SIMPLICIO DIAS DA SILVA, LUIS CORREIA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI).
  • CRITICA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PIAUI (PI), REDUÇÃO, QUALIDADE, UNIVERSIDADE, SETOR PUBLICO, ACUSAÇÃO, MANIPULAÇÃO, POPULAÇÃO, DIVULGAÇÃO, OBRAS, INEXISTENCIA, REFERENCIA, PUBLICAÇÃO, INTERNET.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Senador Antonio Carlos Valadares, que preside esta sessão de 18 de fevereiro, quinta-feira, Parlamentares presentes na Casa, brasileiras e brasileiros que nos assistem aqui no plenário do Senado da República ou que nos acompanham pelo sistema de comunicação do Senado, hoje eu vinha nos céus livres do Brasil, na Gol -ouviu, Mozarildo? -, essa companhia do Constantino Oliveira, e vi uma reportagem sobre o litoral do Piauí, o Delta do Piauí: “Rota litoral piauiense”, da revista Gol - tem uma bela mulher aqui na capa, ô, Antonio Carlos Valadares - que diz o seguinte:

            Na medida, o litoral do Piauí é o menor do País, mas oferece tanta diversidade, no kitesurf, nas praias, nos passeios de barco pelo Delta do Parnaíba, o que torna gigante.

            É uma reportagem feita pela jornalista Valéria Corbucci, com fotos de Renato Stockler. Eis aqui a natureza do Piauí.

            Senador Antonio Carlos Valadares, é interessante! Ô Pedro Simon, eu convido V. Exª e a Ivete a passarem uma lua de mel lá no litoral do Piauí. E vamos logo agora, sexta-feira, está ouvindo? Nós vamos lá rezar. Lá há uma grande devoção cristã.

            Antonio Carlos Valadares, são 66 quilômetros o litoral do Piauí. Atentai bem, Pedro Simon, está na Bíblia que a verdade, a beleza, a felicidade estão no meio. Então, o litoral do Piauí está no meio do Ceará e do Maranhão; é o menor. Então, no meio estão realmente, como diz a Sagrada Escritura, a beleza, a verdade, a felicidade. Sessenta e seis quilômetros! É o menor do Brasil.

            Mozarildo Cavalcanti, quando você vai comprar um perfume, você compra aquele francês bem pequenininho, não é, Antonio Carlos Valadares? Quantos quilômetros tem o litoral do seu Sergipe?

            O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco/PSB - SE. Fora do microfone.) - Uns cem quilômetros.

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - É maior do que o do Piauí. O Estado é bem menor.

            Cabem dentro do Piauí doze Sergipes. Mas nós vamos aqui ficar só nos 66 quilômetros.

            Nós temos alguma identidade. A praia lá de Sergipe é Atalaia. A praia lá do litoral do Piauí, a mais frequentada, é Atalaia. É o rio Parnaíba. Elas se parecem. Eu conheci a de Sergipe. Eu acho, eu não sei, lá pela história, deve ter sido primeiro, não é? Mas se parecem, está entendendo? A cor barrenta do mar é porque vem um rio. O rio Parnaíba se abre. Ele é diferente. Ele não se lança uno, como o Amazonas, no mar. Ele se divide em cinco rios antes de se lançar no mar, justamente lembrando uma letra delta, triangular, Alvaro Dias.

            Enfim, nós não sabemos grego, mas eu daria o exemplo. O rio Parnaíba se abre em cinco rios. Em cinco, lembrando uma mão, com certeza santa, não é Mozarildo?, que forma 78 ilhas. Dois terços pertencem ao Maranhão e um terço ao Piauí. A ilha Santa Isabel é a maior, pertence ao Piauí e é próxima à minha cidade de Parnaíba.

            Lá nasceu, Antonio Carlos Valadares, V. Exª tem que fazer um culto em respeito ao delta, o único que se iguala a Rui Barbosa, Evandro Lins e Silva, o jurista que é um exemplo. Esse Judiciário não precisa buscar exemplos fora do País.

            Na história, o exemplo está lá e veio do Piauí: Evandro Lins e Silva, o melhor Presidente que o Supremo Tribunal Federal teve em toda a sua história. Eu o conheci pessoalmente e com ele convivi.

            Ele é da minha cidade, de uma simplicidade, ô Pedro Simon, franciscana. E me recordo que em um dos encontros que tive com ele, Antonio Carlos Valadares, a exemplo do que os paulistas fizeram com Rui Barbosa convidando-o para paraninfo de uma turma de Direito, da qual resultou o livro Oração aos Moços, levei-o a Paranaíba para ele ser paraninfo da primeira turma de Direito da sua cidade, da minha cidade, da cidade de João Paulo Reis Velloso, de Chagas Rodrigues, de Alberto Silva, que passaram por aqui com muito brilho.

            Então Evandro Lins e Silva dizia, Antonio Carlos Valadares - Antonio Carlos, presta atenção, é muito bom esse pessoal da Justiça aprender com a gente - eu vi Evandro Lins e Silva: “Ô Governador Mão Santa, como era diferente, eu tinha uma banquinha, uma banquinha tão simples, e de lá jorrava justiça com vergonha”.

            Ele, ele, ele, somente ele, teve coragem de, no Supremo Tribunal Federal, na ditadura, libertar os presos políticos. Antonio Carlos Valadares, presta atenção. Ensina esse pessoal teu, da Justiça. Você é da Justiça, não é? A sua origem, como eu sou da medicina, de cirurgia, não é? Advogado é da Justiça.

            Então, sabe o que ele disse, Mozarildo? Eu vi o Miguel Arraes dizendo, Pedro Simon, que já tinha certeza que ia ser devorado pelos jacarés. Ele estava preso em Fernando de Noronha - essa ilha, hoje do turismo, era cadeia para os presos políticos -, sem nenhuma esperança, na ditadura - viu, Antônio Carlos? E lá chegou o habeas corpus conseguido por Evandro Lins e Silva.

            Eu vi a deferência que Miguel Arraes tinha por aquele homem. E ele dizia que era em uma banquinha, nada de suntuoso, naquele tempo - uma mesinha. E a moral da Justiça não está no prédio, está na verdade que ela traz. Justiça que não nasce da verdade, que nasce da mentira, não pode se casar. Não foi aquela de Cristo, que dizia: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça”. Não foi aquela, Mozarildo, de Montaigne, que dizia: “É o pão de que mais a humanidade precisa. Não seria aquela de Aristóteles, que dizia: “Que a coroa da justiça brilhe mais do que os reis e esteja mais alta do que os santos”.

            Então, lá nesse delta, nasceu Evandro Lins e Silva. E isso é importante eu dizer, porque vamos falar da natureza piauiense. O filósofo Sófocles, o pai da ambientologia, disse, e estão discutindo hoje: “Muitas são as maravilhas da natureza, mas, de todas, a mais maravilhosa é o ser humano”. Daí eu me prender na gente que vem de lá.

            Mas, Mozarildo, quero convidá-lo também. Sei que você mora lá na Boa Vista, próxima daquela ilha do Chávez, Margarita, mas aqui é melhor, além de ser nossa. Então, tem 78 ilhas.

            Está aqui a fotografia, dada pela GOL. E o que diz aqui. Olha aqui: isso aqui é uma pousada, Mozarildo, de um casal de médicos, Ariosto e Tereza, ele cirurgião vascular, dono de hospital, e ela, oftalmologista. Mas gostam mesmo e fizeram uma pousada que está aqui, ganhando... “Dunas compõem a paisagem exuberante do delta do Parnaíba, o único em mar aberto das Américas. Acima, um dos chalés pé na areia da pousada BGK em Barra Grande.”

            Enfim, só existem três deltas no mundo em mar aberto. Um é este do Piauí, Parnaíba, se lançando no mar. O outro é o Mekong, do Vietnã, cheio de complicação e guerra. E o outro é o do Nilo, no Egito, África. Então, esse é o delta em mar aberto. A Argentina tem um delta, mas não é em mar aberto, é porque o rio se abre em Mar de del Plata, que antigamente pensavam que era mar, mas é um rio muito largo, com duzentos quilômetros.

            Então o da Argentina não é um delta em mar aberto, é no rio Mar del Plata, que chamaram antigamente de mar, porque era largo demais, com mais de 200 quilômetros. Mas ele, na realidade, é um rio.

            Então, só tem três deltas em mar aberto no mundo, está ouvindo Senador Pedro Simon? Daí estou lhe convidando para conhecer o nosso.

            E queria dizer que lá temos verdes mares bravios, brancas dunas, Senador Mozarildo, ventos que nos acariciam, sol que nos tosta o ano inteiro, rios que nos abraçam e lagoas. O Piauí tem mais de cem lagoas, lagoas como a Lagoa do Portinho, uma das mais belas.

            Mas o que quero dizer é que essa reportagem engrandece e convida o povo do Brasil a visitar e ver. São quatro cidades nesses 66 quilômetros: Parnaíba, histórica, onde nasci; Simplício Dias da Silva, que custeou a Batalha do Genipabu expulsando os portugueses na guerra, lá em Campo Maior, e, evidentemente a cidade de Luís Correia, que já tem alguns anos. E, quando governador do Estado, Deus me permitiu criar duas novas: a Ilha Grande de Santa Isabel, que é uma ilha, metade de Parnaíba e metade ligada ao povoado do Morro da Mariana, que é hoje uma pujante cidade turística, com riquezas na pesca, no artesanato e na pecuária.

            E ao lado do Ceará, Mozarildo, Deus me permitiu criar, desmembrando de Luiz Correa uma cidade: Cajueiro da Praia. Ela é bem próxima a Camuci, que é próximo à praia decantada dos cearenses: Jericoacoara. Eu a idealizei, eu a sonhei para ultrapassar de Jericoacora - e vai ultrapassar. Jericoacoara é uma das mais encantadoras praias cearense, mas nós dotamos, no limite com Ceará, essa cidade, Cajueiro da Praia, de toda a infraestrutura - asfalto, energia, hospital, unidades escolares - de tal maneira que hoje é um ponto atrativo que já é reconhecida. Se nós ainda não ultrapassamos Jericoacora, isso é questão de alguns dias, alguns meses, alguns anos.

            A praia mais importante de Cajueiro da Praia é Barra Grande. Essa reportagem cita a beleza da cidade Cajueiro da Praia com sua praia Barra Grande. Ela diz onde ficar na BGK (Barra Grande Kitecamp), mas há outras pousadas, como Portal Barra. Diz onde comer e os passeios a fazer.

            E de Luís Correia, que foi sem dúvida o maior carnaval da Região Norte.

            Basta dizer que eu estava lá. Temos uma casa, eu e Adalgisa, na Praia do Coqueiro. É bem no meio do litoral do Piauí. Lá, vamos dizer, realizou-se o maior carnaval da região do delta, do litoral. Os bares foram garantidos pela Prefeitura, lo Prefeito Kim e seu Vice, Luiz Neto. Tivemos a Praça Pública do Povo, o Correio Folia, com abadares, e o clube de Barramarres. Cantaram os turistas, tanto do Ceará quanto do Maranhão, que procuraram Luís Correia.

            Parnaíba... A revista, destaca, na história, uma cidade universitária e colorida. Antonio Carlos Valadares, esse é o meu orgulho. Como Governador do Estado, como fez V. Exª, transformei o Piauí em um dos maiores polos universitário e Parnaíba em uma cidade universitária.

            Cidade universitária e colorida.

            Quem faz o passeio do delta pode se hospedar em Parnaíba. A cidade, localizada às margens do rio Igaraçu, viveu a fase áurea da exploração da carnaúba, palmeira que sustentou no passado a economia do Piauí. Essa Memória continua(...).

            E destaca que hoje Parnaíba se transformou em uma cidade universitária quando nós transformamos, Mozarildo, a Universidade Estadual em uma das maiores universidades públicas desse país.

            Foi o maior desenvolvimento universitário na História do Brasil..

            Em 1990, Antonio Carlos Valadares - atentai bem! - o MEC dizia... Isso me preocupa, e eu advirto o Presidente Luiz Inácio: não é esse oba oba, não, os aloprados enganando e mentindo na própria base. Não está nada bom não. tem muita mentira neste Brasil. Senão vamos...

            Pedro, em 1990 - atentai bem! -, o MEC dizia que das dez melhores universidades, sete eram publicas e três privadas. Sete públicas e três privadas. Em 2000, eu era governador do Piauí, daí estar aqui vitorioso, representando a grandeza do Piauí. Lá não teve terremoto, mas teve um desgraçado governo do PT, que é pior do que terremoto; está fechando tudo.

            Pedro Simon, em 2000... Veja como Luiz Inácio tem que aprender, aqui está a verdade. Em 2000 - ô, Antonio Carlos Valadares, V. Exª que devia ser o Richelieu, porque seu Partido está coligado -, inverteu a situação: das dez melhores universidades, sete eram privadas, particulares, pagas, e só três eram públicas. Quer dizer - está ouvindo, Pedro Simon? - o estudante pobre está é lascado!

            Eu aqui, eu nunca fui pobre, não - meu avô foi o homem mais rico do Piauí, tinha dois navios -, mas eu estudei todo o tempo na universidade federal, fiz pós-graduação.

            Hoje estão crescendo as universidades privadas, pagas. Ô Pedro Simon, a mensalidade de uma faculdade de Medicina hoje chega a R$4 mil. É isso, Luiz Inácio. Estão enganando-o. Estão mentindo para você. O Rui Barbosa, que está ali, não era melhor do que nós não. Ele viveu mais tempo, mas não era não. Nós temos história também. Ele disse: “Só tem um caminho, uma salvação. São as leis e a justiça”. Eu digo: só tem um caminho, uma salvação, Rui Barbosa: a educação, que está sendo negada aos pobres. Uma faculdade privada de Medicina, Pedro Simon, cobra R$4 mil ao mês; essas faculdades privadas cobram entre R$3 a 4 mil. Eu falei logo a mais cara. Eu sei até onde é. Não vou citá-la para não criar inimizade. Ô Antonio Carlos Valadares, você se formou em universidade pública ou particular?

            O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco/PSB - SE) - Pública.

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - E V. Exª, Mozarildo?

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR) - Pública.

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Ô Pedro Simon, V. Exª se formou em universidade pública ou particular?

            O SR. PEDRO SIMON (PMDB - RS) - Particular.

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Particular. É rico, lá do Rio Grande do Sul. Eu aqui me formei na Faculdade de Medicina da Universidade do Ceará, do Governo, e fui fazer pós-graduação no Hospital Servidor do Estado. Pós-graduado em Cirurgia, residência, em hospital público. Hoje, privado. Das dez melhores universidades, sete são pagas. Eu dei o exemplo de Medicina. As outras são mais baratas, mas Odontologia é muito cara também. A média da mensalidade de uma faculdade de Odontologia, Pedro Simon, é R$2.500,00. É lógico que as de Direito - a administração é livre -, diminuem o preço, mas é claro, quem ganha salário mínimo como botar um filho seu na faculdade para pagar essa mensalidade?

            Então, essa é a realidade. Esse País é bom, é gostoso. A gente dança o carnaval. Torce pelo futebol. É um povo agradável, mas só vejo perspectiva na educação e estou vendo diminuídas as possibilidades, Pedro Simon, de o pobre se igualar e vencer na educação. As faculdades que estão proliferando - e não sou contra - são as particulares.

            (Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI ) - Nossa concentração de renda é enorme. Um Senador disse que entre trezentos países o Brasil é o sétimo mais injusto. Muito pior do que isso, Mozarildo - ó, Luiz Inácio, aprenda! - é a concentração de cérebro, de educação. Cada vez mais os ricos estão tendo mais chances de serem doutores e os pobres estão sendo mais afastados. Esse é que é... Só tem uma liberdade, que é na educação.

            Eu realmente digo e tenho condição de dizer a verdade. A minha família podia, mas mesmo assim.... Mas vi muitos alunos brilhantes que não tinham condição estudarem na mesma faculdade federal, pública, e serem vencedores. Hoje está difícil. O resto é conversa fiada. É pago.

            Antonio Carlos Valadares, um minuto pelos 30 anos do PT. Me dá outro aí? Ele é do PT, ou melhor, é do PSB, que apoia o PT. 

            Mas eu queria dizer o seguinte: eu não sei. Pedro Simon, este Brasil não tem terremoto, mas esses trinta anos de PT... Olha, que o Piauí.... eu não sei o que é pior!

            Então, essa reportagem pura e limpa engrandece o nosso Piauí. Pura, sem dinheiro, verdade verdadeira, feita por Deus e pelos piauienses de vergonha. Está aqui o que eu represento.

            E olha aqui o Governo do PT.

            Bota lá, bem grande: Dias de mentiras. O Governo do PT no Piauí é um tripé - olha aqui, Antonio Carlos Valadares -: mentira, corrupção e incompetência. Três pernas.

            Senador Antonio Carlos Valadares, são três pernas...Isso aqui é de um portal. Dias de mentira. Cinco hidroelétricas do rio Parnaíba. Nenhuma! Tudo prometido. Uma hidroelétrica no rio Poty. Mentira! Asfaltamento das estradas do cerrado. Mentira! Refinaria de petróleo. Mentira! Barragens. Mentira!

            Não vou levar todas... Tantas coisas boas lá, vou dizer apenas que tudo aqui é mentira. Isso é do 180 Graus, um portal muito corajoso.

            Porto. Não há nada. É tudo mentira.

            Senador Antonio Carlos Valadares, estou mostrando. Lá no Delta. Não estou ficando...

            Todas as fotos....

            (Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Tudo é mentira. Um minuto a mais em nome da verdade. Nada. Isto aqui é o Porto dos Tatus. É lá na ilha, na cidade de Ilha Grande, Morro da Mariana, que era um povoado.Isso aqui está mais bonito do que Miami. Tudo é mentira. Não tem nada disso. Olha aí. Olha aí. Então, é governo que quer se consolidar na mentira, na corrupção e na incompetência. E mais ainda: isto é um aeroporto internacional lá. Mentira! O de Parnaíba não tem nem...Não pousa. Nem mais teço-teco tem; só andorinha e urubu. Em São Raimundo Nonato, muito menos. Olha, isto é mais bonito do que...E o pior é que o Governo do PT fez isso, fez um livro, uma revista e divulgou aí. E eu só falei aqui... Mas isso tudo é...

(Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - ... de mentira, publicado pelo portal 180 Graus.

            Tripé, Antonio Carlos. Antonio Carlos, olha a verdade! Mentira, corrupção e incompetência. Isso não segura nada. É isto que Goebbels dizia: uma mentira repetida se torna verdade. Agora aprenda: a ignorância é audaciosa. Isso era no tempo do Hitler, de Goebbels - ele só tinha rádio e o que ele dizia ficava. Mas hoje - leia o livro do Alvin Toffler, A Terceira Onda - é a desmassificação da comunicação. Essas baladeiras que estão aí, esses portais, esses blogs que o governo não paga, trazem a verdade. E a verdade diz que o tripé que estão montando no Piauí é uma perna da mentira, uma da corrupção e uma da incompetência. Então, essas são as nossas palavras...

(Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Aplausos à Revista Gol.

            Não precisa mentir para mostrar a grandeza e a beleza do Piauí e de nossa gente. Não precisa. Precisamos, sim, difundir a beleza, a natureza e o valor da nossa gente, a gente piauiense.

            Fica no Piauí. Nós estamos vivendo da esperança. Perder a esperança é um pecado, é a maior estupidez. Então o povo do Piauí crê na esperança da democracia mudarmos e de uma alternância no poder no Piauí e no Brasil. Muito obrigado.


Modelo1 6/21/249:49



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/02/2010 - Página 3405