Discurso durante a 19ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da realização, no último sábado, dia 27, do primeiro encontro do Partido Social Cristão - PSC em Parnaíba/PI, salientando o crescimento do Partido no Estado e declinando o nome das 150 cidades em que está presente o PSC. Desmentido sobre obras que o governo do Estado do Piauí alega ter realizado, citando a falta de construção de hidrelétricas e de um aeroporto, entre outras promessas não cumpridas.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Registro da realização, no último sábado, dia 27, do primeiro encontro do Partido Social Cristão - PSC em Parnaíba/PI, salientando o crescimento do Partido no Estado e declinando o nome das 150 cidades em que está presente o PSC. Desmentido sobre obras que o governo do Estado do Piauí alega ter realizado, citando a falta de construção de hidrelétricas e de um aeroporto, entre outras promessas não cumpridas.
Publicação
Publicação no DSF de 02/03/2010 - Página 4929
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), ENCONTRO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIAL CRISTÃO (PSC), REGIÃO NORDESTE, CONFIRMAÇÃO, IMPORTANCIA, EXPANSÃO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, MUNICIPIOS, INTERIOR, BRASIL, LEITURA, NOME, CIDADE, EXPECTATIVA, AUMENTO, FILIAÇÃO, MOTIVO, ELEIÇÕES.
  • CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PIAUI (PI), DETERIORAÇÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL, OMISSÃO, CONFLITO, POLICIA CIVIL, POLICIA MILITAR, AUSENCIA, PAGAMENTO, EMPRESA, APRESENTAÇÃO, DENUNCIA, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, INTERNET, DESCUMPRIMENTO, GOVERNADOR, PROMESSA, REALIZAÇÃO, OBRAS, ESPECIFICAÇÃO, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, AEROPORTO INTERNACIONAL, BARRAGEM, REFINARIA, PETROLEO, PORTO, TENTATIVA, MANIPULAÇÃO, INFORMAÇÃO, POPULAÇÃO.
  • COMENTARIO, GESTÃO, ORADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), IMPLEMENTAÇÃO, MELHORIA, REGIÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Paulo Paim, que preside esta sessão de segunda-feira, Parlamentares presentes na Casa, brasileiras e brasileiros que nos assistem no plenário e que nos acompanham pelo sistema de comunicação do Senado, venho a esta tribuna com muita satisfação. Lembrei-me da festa do aniversário de V. Exª, Senador Paulo Paim. Estive presente com minha família, a Adalgisa e a Daniela, que lá estuda, e constatei sua liderança.

            No sábado, dia 27, senti uma emoção mais ou menos como a sua: o Partido Social Cristão, que estou presidindo no Piauí, fez seu primeiro encontro no norte do Estado, na minha cidade. Éramos 57 diretórios e hoje somos 150. Estamos presentes num esforço muito grande de todos. Esse Partido já existia lá, como já existe no Brasil. É oriundo de Pedro Aleixo, um dos homens de melhor vida pública neste País, que deixa um grande ensinamento para o momento atual.

            Pedro Aleixo era o Vice-Presidente de Costa e Silva. Tinha a confiança de Costa e Silva, que, abruptamente, foi acometido de um acidente vascular cerebral, um derrame, como o povo chama. Os militares - naquele tempo havia três Ministros, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica - não o deixaram assumir - Costa e Silva estava inconsciente, por causa do derrame -, porque ele se negara a assinar os atos institucionais, principalmente o quinto. E ele recolheu-se à sua advocacia em Minas e, quando nasceu o pluripartidarismo, lançou essa bandeira. Profundamente cristão...

            Outro dia, eu estava aqui numa missa de Natal, co-celebrada pelo Arcebispo de Brasília, e aí, Paim, um padre veio me agradecer: “Eu quero agradecer pelo que você falou sobre meu pai”. Eu não sabia que o Monsenhor Aleixo, filho dele, estava aí. Então, uma pessoa de tradição cristã, que teve um filho que hoje é monsenhor, criou esse Partido Social Cristão.

            E hoje, nessas dificuldades, ele foi o Partido que mais cresceu no ano passado no País. O Presidente é de Minas, Vítor Nósseis, e o Vice-Presidente é o Pastor Everaldo Pereira, do Rio de Janeiro, um homem muito capaz, muito competente, muito dinâmico e muito atuante, cujo filho é o mais novo Deputado Federal, Filipe Pereira. O Partido está espalhado aí e realmente nós expandimos no Piauí.

            Essa comissão que preside o Partido foi à minha posse, na data prevista por lei, pouco antes de 3 de outubro. E de lá para cá, nós nos debruçamos com os companheiros, com todo mundo, num trabalho de muita gente, do Vice-Presidente José Filho, do 2º Vice, Itamar Feitosa, da Maria das Graças Moraes Souza Nunes, do Francisco Jurit, do Pastor Jonas e do nosso Presidente de Honra, que é um pastor, o Nestor Mesquita. O Partido se expandiu. E foi uma festa como a sua, Paulo Paim, com muita gente, uma consagração, que me emocionou. Eu me senti o Paim lá da Parnaíba do Piauí. Tanta gente que tiveram que colocar telão para fora, porque não dava no auditório do hotel. E realmente começamos às 16 horas e terminamos às 20 horas.

            Eu quero citar todas as cidades em que já está presente, no Piauí, o Partido Social Cristão e agradecer a elas. Nós estamos presentes nos seguintes Municípios: Água Branca, Alegrete do Piauí, Alto Longá, Altos, Alvorada do Gurguéia, Amarante, Angical do Piauí, Aroazes, Arraial, Assunção do Piauí, Avelino Lopes, Baixa Grande do Ribeiro, Barras, Barreiras do Piauí, Barro Duro, Batalha, Beneditinos, Bertolínia, Boa Hora, Bom Jesus, Bom Princípio do Piauí - terra da qual o Vice-Presidente, José Filho, é líder -, Boqueirão do Piauí, Brasileira, Buriti dos Lopes, Buriti dos Montes, Cabeceiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Campo Largo do Piauí, Campo Maior, Canto do Buriti, Capitão Gervásio Oliveira, Capitão de Campos, Caracol, Caraúbas do Piauí, Castelo do Piauí, Caxingó, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Cocal, Colônia do Gurguéia, Coronel José Dias, Corrente, Cristalândia do Piauí, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Curralinhos, Demerval Lobão, Dirceu Arcoverde, Dom Expedito Lopes, Dom Inocêncio, Domingos Mourão, Eliseu Martins, Esperantina, Fartura do Piauí, Floriano, Francisco Santos, Fronteiras, Gilbués, Guadalupe, Ilha Grande, Inhuma, Jaicós, João Costa, Jatobá do Piauí, Jerumenha, Joaquim Pires, Joca Marques, José de Freitas, Juazeiro do Piauí, Júlio Borges, Jurema, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Lagoa do Sítio, Lagoinha, Luís Correia, Luzilândia, Madeiro, Manoel Emídio, Matias Olímpio, Miguel Alves, Milton Brandão, Monsenhor Gil, Monte Alegre do Piauí, Morro do Chapéu, Murici dos Portelas, Nazaré do Piauí, Nazária, Nossa Senhora do Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Novo Santo Antônio, Oeiras, Padre Marcos, Paes Landim, Pajeú do Piauí, Palmeira do Piauí, Palmeirais, Parnaguá, Parnaíba - minha cidade, onde se realizou o evento -, Passagem Franca, Pau D’Arco do Piauí, Paulistana, Pedro II, Picos, Piracuruca, Pio IX, Piripiri, Porto, Redenção do Gurguéia, Regeneração, Riacho Frio, Ribeira do Piauí, Rio Grande do Piauí, Santa Luz, São Gonçalo do Piauí, São João da Fronteira, São João da Serra, São João do Arraial, São José do Divino, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Miguel do Tapuio, São Pedro do Piauí, São Raimundo Nonato, Sebastião Barros, Sigefredo Pacheco, Simplício Mendes, Socorro do Piauí, Teresina, União, Uruçuí, Valença do Piauí e Vera Mendes.

            São 150 cidades do Piauí em que hoje nós temos presentes lideranças. Então, esperamos chegar às eleições com todas as 224 cidades do Piauí.

            Foi decidido que a próxima reunião será na cidade de Picos, a São Paulo do Piauí, e para lá deverão ir as lideranças do sul do Estado.

            Estiveram presentes o presidente de honra, Pastor Nestor Mesquita, que usou da palavra; o Padre Soares, que representava o bispado, é homem da Academia de Letras e importante para o evento - lá lançávamos um livro sobre nossas ações no Senado -, foi apresentado pelo Professor Iweltman, que foi o vereador mais brilhante da história do Piauí e candidato a Deputado Estadual, com perspectivas invejáveis de eleição. O Professor Iweltman representa o que há de melhor entre os professores piauienses.

            Estiveram presentes também o Presidente do PSDB, Deputado Luciano Nunes, que disse que recebera, pela manhã, um telefonema do Governador de São Paulo, José Serra, para que o representasse, bem como ao Prefeito de Teresina e ao ex-Governador e ex-Senador Freitas Neto. O presidente do DEM esteve presente, bem como o Deputado Mainha, que usou da palavra. O Mainha preside e é Deputado Federal pelo DEM do Estado do Piauí.

            Em Parnaíba também o DEM foi representado pelo líder e professor Anísio Neves, que tinha também uma representação do ex-Governador Hugo Napoleão. Estava presente também o PR, pelo vereador Gerivaldo, também candidato a Deputado Estadual. A Drª Juliana representava seu esposo, Deputado Moraes Souza Filho, que representa o PMDB. O Deputado Átila Lira se fez representar por telegrama; a encantadora e líder do PMDB na região Norte, maior líder, Ivana Forte, prefeita de Buriti dos Lopes; o prefeito de Bom Princípio, que é do PTB, representando; o vice-prefeito de Luís Correia, o empresário Luís Neto, que representava o prefeito; e também o PP, com Ciro Filho, que não pode comparecer.

            Lamentamos a ausência do nosso Senador Heráclito Fortes, mas ele não foi porque deu o retrato da verdade. Ele chegaria de avião, mas aquilo tudo é mentira. O aeroporto de Parnaíba não funciona de jeito nenhum. Então, o Heráclito foi surpreendido, pois ele era acostumado a chegar à noite de avião, e não há mais voo. Quer dizer, o Governador só fica mentindo dizendo que existe voo internacional, e não há mais nem voo noturno na cidade de Parnaíba, o que sempre houve.

            Da mesma maneira deixou de comparecer o grande presidente do PSDB, Sérgio Guerra, que eu me intimidei, vamos dizer, humilhado em ter de dizer que não havia mais voo noturno em Parnaíba.

            Mas, sem dúvida nenhuma, foi um evento extraordinário em que o PSC marcou a sua posição de oposicionista no Piauí, principalmente porque não há terremoto no Piauí. Não houve terremoto, não, mas o governo do PT lá destrói: destruiu a universidade; destruiu a esperança do povo; a Uespi está aí; há tiroteio entre Polícia Civil e Polícia Militar, num caos; operários e empresas sem receber, com dinheiro atrasado; um verdadeiro caos administrativo. E os grandes sonhos que nós tivemos... Eu mesmo votei no Partido dos Trabalhadores, como muitos brasileiros; nós pensávamos uma coisa e era outra. Então, em 1994, eu votei no Presidente da República, o Luiz Inácio, e no Governador do Piauí.

            Mas, traduzindo tudo, a posição do PSC de oposição é porque o partido que eu represento, o Partido Social Cristão, é inspirado em Cristo, e Cristo disse: “Eu sou a verdade, o caminho e a vida”. A verdade. Quando ele falava, Paim, o Cristo dizia: “Em verdade, em verdade”. E o Governador do Piauí ficou caracterizado como o patrono da mentira. Ele quis reviver Joseph Goebbels: “uma mentira repetida se torna verdade”.

         E hoje, embora ele tente conseguir ofuscar a verdade, porque o governo paga os fortes órgãos de comunicação, mas esses pequenos que surgem, vamos dizer, nessa terceira onda, que se caracteriza pela desmassificação das comunicações. Como disse Alvin Toffler, em seu livro: a primeira onda, fixação do homem no campo, plantando e criando; a segunda onda, a onda industrial; e a terceira onda se caracteriza pela desmassificação das comunicações. De tal maneira que o que simboliza o Governo do Piauí, do PT, está aqui.

         Isto aqui é desses pequenos, mas que são grandes, porque levam a verdade. É do 180graus, um portalzinho que fez isto aqui, o nome do Governador Wellington Dias. Então, ele lançou um livreto: “Dias de Mentira”. Mostrando as obras que foram feitas em panfletos, em boletins, em revistas, e distribuídas no dia 13 de março com obras que não existiram, só no computador, e divulgadas como se fossem verdade. Então, esse Portal 180graus bota logo isto: “Dias de Mentira”. Por isso que nós nos opomos. Nós entendemos que a verdade sempre vencerá a mentira.

         Então, o Portal diz: cinco hidroelétricas do rio da Parnaíba. Cinco! A gente podia dizer uma, mas cinco? E o Piauí, Papaléo, o Piauí só tem uma banda de uma hidroelétrica. Foi sonhada por Juscelino, terminada por Castello Branco.

         Falta a eclusa. Era navegável o rio Parnaíba na região sul do Estado. Então, perdemos. Antes de pedir ao nosso Luiz Inácio que terminasse... mentiu sete anos que iria fazer cinco hidrelétricas. No fim, aumentou uma para levar Alberto Silva, que foi enganado.

            O Sérgio Guerra queria até chegar lá de avião, mas não temos aeroporto na minha cidade, principalmente para pouso à noite. Por isso, ele não foi. Lamentamos. Está aqui agora confirmando a sua ausência por isso.

            Asfaltamento das estradas do cerrado - nada tem - e a refinaria de petróleo e barragens. Essas foram as promessas. Transcreveram essas fotografias em publicidades, em livros divulgados... Mas a mentira tem perna curta. É mais fácil tapar o sol com a peneira do que a verdade.

            Então, este Portal 180° fez esse folheto e me presenteou.

            Isso aqui, isso é mentira! Não existe isso. É mentira!

            Então, acho e entendo que a verdade vai vencer a mentira.

            Em Betânia, Lagoa do Piauí, diz o Portal, Santuário de Santa Cruz dos Milagres. Interessante que nesse encontro havia pessoas dessa cidade. Nós chamávamos, eles iam e eles mesmos diziam que... os delegados do partido da cidade. Isso é mentira! Não existe! É uma ficção. Foi publicado. Foi divulgado. Foi feito para... Foram feitos livros para enganar a população. Então, aí está.

            Paes Landim é a cidade onde o Governador nasceu. Ele não ousou deixar de mentir. Não tem isso lá!

            O porto de Luís Correia. Olha aqui a fotografia. Tem até navio.

            Eu tenho casa de praia. É em Luís Correia. Luís Correia é o nome do irmão do avô dele. Minhas raízes. Isso tudo é mentira! Agora que levou um dinheirinho, que eu estou liberando para lá.

            Tem até os navios ancorando aqui!

            Piracuruca. Mentira! Uruçuí. O que tem lá foi feito pelo dinâmico Prefeito Chico Filho, o maior Líder do PMDB da região sul. O próprio Partido, o PMDB, devia lembrar-se de Chico Filho para lançá-lo a um grande cargo. Mas isso aqui não tem nada. O que há lá foi feito pelo Prefeito.

            Em Pedro II havia um hotel do Estado, criado há muito tempo. Era Secretário do Governo Freitas Neto, quando Governador. Era da Piemtur, Jesualdo Cavalcanti. Todos os governadores mantiveram. Ele acabou e lançou nos livros isso. Mas não existe, é mentira! Está sendo focalizado aqui um prédio de três andares. Fechou o que tinha.

            E mais ainda. Isso aqui é na minha cidade, Parnaíba. Nesta ilha nasceram Evandro Lins e Silva e Alberto Silva. Quando eu era Prefeito de Parnaíba, Valter Pereira, isso era povoado da cidade de Parnaíba. Transformou-se em cidade depois do meu Governo. O que tem lá foi uma estrada de calçamento que fiz como Prefeito. Depois, como Governador, eu vendi o navio Antares, que o Alberto Silva tinha feito para turismo. Mas ele era muito grande e encalhava.

            E, com o dinheiro, eu levei o asfalto e fiz um porto moderno. Valter Pereira, você já foi a Miami? Isso aqui parece Miami. Pois é, tem um helicóptero. Bota aí, bem grandão: mentira! Isso é com o Governo, o PT. Mentira! Está aqui, olha.

            E outra, que é o seguinte - daí a confusão. Eu sei que todos são gente boa. O Suplicy e o Heráclito começaram uma discussão aqui, porque o Heráclito gosta muito de aviação, de aeroporto. Ele é entendido no assunto. E o Heráclito fez uma denúncia de que não tinha nada, em São Raimundo Nonato, de internacional. Se, na minha cidade, que é Parnaíba, não pousa avião mais de noite... O Heráclito quis ir lá de noite, e não tem mais. Está apagado. O Sérgio Guerra também quis ir ao encontro. Ele telefonou e, envergonhado, disse que soube que lá não pousa mais de noite, não. Existe até um verso do Secretário de Educação do Governo. O Prefeito é do PTB, aliado do Governador. Ele é um poeta. Esses poetas são autênticos, verdadeiros. Ele disse que, no aeroporto de Parnaíba, só pousa mesmo urubu, andorinha. Eu vou aprender o verso. Mas estou dizendo.

            E este aqui foi o que deu a polêmica entre Suplicy e Heráclito. O Heráclito dizendo que não tinha e o Suplicy dizendo que tinha. Foram lá e indagaram. E tinha um avião, diz o Governo, de Petrolina-São Raimundo Nonato-Teresina. O Heráclito dizia que não tinha; o Suplicy, a cargo do Governo, que tinha, e o Heráclito extravasou com muita firmeza, como Cristo botou para fora os vendilhões. Então, foi uma polêmica.

            Mas olha aqui, ô Valter Pereira. Olha, eu fui a Paris. É o Aeroporto Charles de Gaulle, não é? Você já foi? Rapaz, esse aqui é mais bonito do que o Charles de Gaulle. Mostra aí. Tudo mentira! Não tem nada.

            Agora, fez um livro bonito, soltou. Como está lá, em Guaribas, pensa que tem, não é? Quem está lá, em São Raimundo Nonato, vê o tatu - o Piauí é comprido -, pensa que tem. E Cristino Castro não tem nada disso, apenas um hotel; em Cristino Castro, quando eu Governador, nós conseguimos o dinheiro no BNB, e um grande empresário, Luís Truvial, tem um hotel; é um empresário vitorioso, tem em Bom Jesus e lá. Mas não tem nada disso.

            Então, essa é a razão por que o meu Partido, eu e o povo do Piauí não aceitamos o grandioso PMDB de tanta gente, e está sendo cooptado pelo Partido dos Trabalhadores, que negou ao povo do Piauí a verdade.

            Alberto Silva está no céu. Ele fez, foi cooptado, porque o Governador do Estado, em nome do Partido dos Trabalhadores, disse que ia botar os trens para funcionar. Ele mesmo me disse, ô Valter Pereira, o Alberto Silva, que ninguém está livre de ser enganado. Ele disse assim: “Mão Santa, você vai com o PMDB, vou apoiá-lo - eu era o Vice-Presidente do Partido -, porque eles estão dizendo que vão botar o trem Parnaíba-Luís Correia, com 15 km, em 60 dias; Paranaíba-Teresina em quatro meses. Eu sou engenheiro e político, eu sou... o meu emprego é de Engenheiro Ferroviário. Então, eu não posso e nem você perder esta oportunidade”. Aí, o Dr. Alberto Silva, com toda a pureza, com toda a dignidade, fez esses acordos com o PT. Eu fiquei, mas ele nunca me perseguiu, sempre me respeitou. Por isso que eu saí de lá. Porque, quando o Alberto Silva era Presidente, eu tinha certeza de que ele não me perseguiria, que ele deixaria eu disputar o Senado. Mas Deus o levou. Ele foi enganado por essa gente, de tal maneira que eu tive que sair do PMDB, porque eles iam pegar minha cabeça e dar ao Herodes de lá, o Governador, como deram a de São João Batista. Não iam deixar eu me candidatar a Senador da República.

            Deus me mostrou esse caminho. Deus escreve certo por linhas tortas. E eu quero aqui dar o testemunho de satisfação e apoio. Quis Deus que na minha cidade estivesse do lado o líder dos evangélicos, que é o Presidente de Honra do PSC, Nestor Mesquita, intelectual, que já publicou mais de 30 livros, formado em Teologia, em Direito de Família, e o Padre Soares, representando o que há de melhor da Igreja, o Bispo de Parnaíba, a Igreja.

            Então, eu estou ali. Eu disse: “Nós não vamos buscar o que nos separa, pequenas interpretações bíblicas. Nós vamos buscar o que nos une. O que nos une é Cristo, é a verdade. Este Partido tem como símbolo o peixe, que lembra Cristo alimentando os companheiros famintos. Este Partido tem o símbolo que é ética, vergonha na cara, de que tanto nós precisamos; ele tem um programa que é a promoção do ser humano, o homem em primeiro lugar, e tem uma doutrina, que é a doutrina de Cristo, o que seguimos em qualquer situação, como médico, como cirurgião, como deputado, como prefeito, como secretário de saúde, como governador etc.

            O que fez Cristo? Alimentou os famintos, deu de beber a quem teve sede, vestiu os nus, assistiu aos doentes, foi solidário, visitou os presos e fez obras. O discípulo disse: fé sem obras já nasce morta. Cristo falou - falou bonito -, mas fez obras: fez cego ver; aleijado, andar; surdo, ouvir; mudo, falar; limpou o corpo dos leprosos; tirou o demônio dos endemoniados; multiplicou alimentos (peixes, pães, até vinho), dando sentido que aquilo era uma alegria, porque ia se formar uma família. E essa tem sido a nossa ação.

            O agradecimento a todos que fizeram do nosso evento o maior evento de reunião de políticos, na minha cidade de Parnaíba. Convido a todos para um novo encontro no sul do Estado. Foi votada e aclamada a cidade de Picos, a maior cidade do Piauí que já tem Diretório do PSC. Trabalho... Quando eu me refiro a Picos, eu digo que é a São Paulo do Piauí. Então, foi decidido que o encontro da região sul vai ser em Picos.

            Então, agradeço e quero comunicar que é mais uma opção para o povo brasileiro: o nosso Partido que tem a doutrina cristã.

            Muito obrigado, Senador Paim.


Modelo1 6/21/249:32



Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/03/2010 - Página 4929