Discurso durante a 21ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da presença de autoridades do município de Coari, no Amazonas, que teve seu ex-prefeito preso, culpado de pedofilia. Apresentação de solidariedade e palavra de incentivo aos representantes municipais.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL.:
  • Registro da presença de autoridades do município de Coari, no Amazonas, que teve seu ex-prefeito preso, culpado de pedofilia. Apresentação de solidariedade e palavra de incentivo aos representantes municipais.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2010 - Página 5540
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, AUTORIDADE, MUNICIPIO, COARI (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), PRISÃO, SECRETARIO, ATIVIDADE SOCIAL, EX PREFEITO, REU, EXPLORAÇÃO SEXUAL, CRIANÇA, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, INVESTIGAÇÃO, TRAMITAÇÃO, PROCESSO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), EXPECTATIVA, DECISÃO, MINISTRO, MANUTENÇÃO, AFASTAMENTO, POLITICO.
  • APRESENTAÇÃO, APOIO, ORADOR, MUNICIPIO, COARI (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), ELOGIO, PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), EXPECTATIVA, IMPEDIMENTO, RETORNO, PODER, POLITICO, ACUSADO, EXPLORAÇÃO SEXUAL, CRIANÇA.

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Pela ordem, Sr. Presidente. Senador Jefferson Praia, eu gostaria que V. Exª me concedesse trinta segundos.

            Sr. Presidente, é somente para fazer o registro de que estão sentados ali - aliás, conterrâneos do Senador Jefferson Praia - o Prefeito Arnaldo Mitouso, de Coari, lá no Amazonas; o Secretário de Planejamento, Josinaldo Linhares; o Procurador-Geral do Município, Ernesto Costa; o Secretário de Administração, Evandro Morais; o Secretário Institucional, Adevan Cordovil; o ex-Deputado Ricardo Morais; o Assessor de Imprensa Eloin Assunção; e o filho do Prefeito, Jefter, que acompanha.

            Chamo atenção, porque são de Coari, Município do ex-Prefeito pedófilo Adail Pinheiro. Tive o prazer de colaborar com aquela população, como Presidente da CPI da Pedofilia, ajudando a colocar esse cidadão na cadeia, a destituir o seu grupo do poder e a prender a Secretária de Ação Social, Lândia, que levava as crianças para serem abusadas e depois ainda as levava para fazerem aborto.

            Esse novo grupo que assume lá, depois que o povo rompe com as amarras do medo, na verdade o processo deles está aqui no TSE, na mão do Ministro Lewandowski, um homem decente e honrado, Senado Jefferson Praia. Eles estão achando que o Ministro Lewandowski vai fazê-los voltar. Eu quero, particularmente, estar com o Ministro Lewandowski, porque disponho de um arsenal de investigação que destituiu esse pústula do poder; eu quero dá-lo ao Ministro e dizer a ele da necessidade de mantê-los longe do Erário Público, depredadores do Erário Público, longe do Erário Público, para que aquela cidade tenha dias de normalidade.

            Eu me coloco à disposição. Quero dar a minha palavra de incentivo ao prefeito e aos seus secretários, que resistam, que sejam fortes.

            Quando desci, Sr. Presidente, em Coari, sozinho com a Polícia Federal, havia quatro pessoas no aeroporto com um cartaz pedindo justiça. Quando cheguei no plenário, onde seria a nossa audiência, já estava lotado, Senador Jefferson Praia, sabe por quem? Por pessoas que eles colocaram, para os populares não entrarem. Mas eles não contavam que a Polícia Federal tinha uma investigação ampla e que nós os colocaríamos no ar falando. E, depois, eu ouvi o secretário dele, Aislan, que fazia um trâmite, infelizmente, dentro do Judiciário, e o Conselho Nacional de Justiça tomou providencias. E hoje aqui se fazia referência a Gilmar Mendes, um dos patrimônios corajosos, operadores da Justiça brasileira - e também quero abraçá-lo pelo respeito que tenho -, eu tenho certeza de que esse Ministro, juntamente com aqueles que querem ver um Brasil diferente e não temem represálias, também não se deixa levar por qualquer tipo de pressão - eu sou um homem anti-pressão, e sei também que o Ministro Lewandowski é, e também o Ministro Gilmar Mendes. E são daqueles que ninguém caia na tentação de fazer oferecimento.

            Enfim, para que essa gente, banida do poder por abuso de crianças - não há nada mais sagrado na face da terra do que criança -, para que abusadores de crianças não retornem ao poder.

            Obrigado, Senador Jefferson Praia. Foi Deus - não foi nem coincidência - foi “Jesuscidência” eu usar a palavra neste momento para falar com ele exatamente porque é do Estado de V. Exª, que é um homem cristão, que tem uma família ajustada, cristã, e que gasta tempo da sua vida acompanhando seus filhos - não é só na escola, é até na igreja -, V. Exª acompanha os filhos de perto, V. Exª sabe qual é o valor de ter essa gente longe do poder e longe das nossas crianças.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2010 - Página 5540