Discurso durante a 35ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apresentação de requerimento de voto de louvor ao Grupo R. Damásio, na pessoa do seu Presidente, Sr. Rufino Damásio. Elogio ao empresário de turismo Genilson Veras. (como Líder)

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Apresentação de requerimento de voto de louvor ao Grupo R. Damásio, na pessoa do seu Presidente, Sr. Rufino Damásio. Elogio ao empresário de turismo Genilson Veras. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2010 - Página 8681
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REQUERIMENTO, VOTO, CONGRATULAÇÕES, EMPRESA, PEÇAS, SERVIÇO, ESTADO DO PIAUI (PI), IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO NORDESTE, ELOGIO, PRESIDENTE, PRESTIGIO, RELEVANCIA, INICIATIVA, PARCERIA, COMERCIO, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA.
  • ELOGIO, EMPRESARIO, SETOR, TURISMO, DESENVOLVIMENTO, ATIVIDADE, REGIÃO NORDESTE, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO CEARA (CE), ESTADO DO MARANHÃO (MA), MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), REGIÃO, PROXIMIDADE, RIO, QUALIDADE, ATENDIMENTO, TURISTA.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, MARCHA, SANTO PADROEIRO, MUNICIPIO, ALTOS (PI), ESTADO DO PIAUI (PI).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Primeiro, faço aqui um requerimento em conjunto com o Senador do Piauí Heráclito Fortes.

Sr. Presidente,

Nos termos do art. 222, do Regimento Interno do Senado Federal, requeiro votos de louvor ao Grupo R. Damásio, na pessoa do seu Presidente, o Sr. Rufino Damásio, em razão da sua relevância e destaque para a economia do Estado do Piauí, Norte e Nordeste do Brasil.

Justificativa.

A empresa, A CPL Import (Ceará Importações de Peças e Acessórios Ltda.), pertencente ao Grupo R. Damásio, que configura entre os maiores contribuintes de ICMS do Estado do Ceará, acaba de receber o “Prêmio Contribuinte 2009”, do Governo do Estado do Ceará e do Sistema Verdes Mares de Comunicação, como primeira colocada na região de Sobral/Ibiapaba.

O Grupo R. Damásio, empresa do ramo de importação e distribuição de motocicletas, bicicletas, peças e acessórios, tem sua matriz no Estado do Piauí, de onde expandiu para outros Estados brasileiros, sendo considerada hoje uma das maiores importadoras do ramo em todo o Brasil e América Latina. Sob o comando do seu ilustre presidente, também atua de forma competente nos ramos de hotelaria e comunicação, editando diariamente o jornal mais independente do Piauí, O Diário do Povo.

Diante da relevante contribuição de sucesso à economia, ao trabalho e ao desenvolvimento do Piauí e dos demais Estados do Norte e Nordeste, requeiro que esta homenagem seja consignada.

Sala das Sessões, 22 de março de 2010.

            Está assinado por mim - que estou aqui presente - e pelo Senador Heráclito Fortes. Ao Exmº Sr. Rufino Damásio, conforme documento.

            É realmente motivo de vitória, porque ele é um empresário - está aqui a imagem do filho dele recebendo o prêmio - que, sem dúvida nenhuma, hoje se destaca no Brasil todo. Ele talvez seja o homem de maior influência no comércio Brasil-China. Então, aqui está: empresa Grupo R. Damásio, entre os maiores contribuintes do Ceará. Uma empresa que é do Piauí.

            Ele, sem dúvida nenhuma, recebe esse prêmio, e não é a primeira vez; é a terceira vez. E essa é a região do Ceará que mais, vamos dizer, arrecada impostos. Mas o importante é que esse empresário do Piauí - sua empresa recebe mercadoria da China, Índia, Japão, Taiwan e países do Mercosul -, Sr. Rufino Damásio, tem uma influência extraordinária hoje com o comércio da China. Recentemente, levou o Prefeito da capital, Sílvio Mendes, para visitar aquele país. Sem dúvida nenhuma, o seu prestígio na comercialização com aquele país propiciou novo comércio entre o Norte, o Nordeste e o Piauí, onde sua firma tem sede. É um orgulho para todos nós a capacidade empresarial do Piauí.

            Outro assunto que queria abordar é o seguinte. Neste fim de semana, um empresário da minha cidade, o Genilson, que tem uma empresa consolidada de turismo regional, a Clip, que desenvolve o turismo na região do Ceará, Jericoacoara, na região de Tianguá, da Serra de Viçosa e Ubajara, e no litoral do Piauí, o Delta do Piauí e os Lençóis Maranhenses. O Genilson, sem dúvida nenhuma, é um empresário arrojado, um empresário que tem desenvolvido e acreditado no turismo na região. Ele tem mostrado não só aos brasileiros, mas aos estrangeiros, as possibilidades turísticas do Piauí, ligando os atrativos turísticos próximos ao Piauí: do litoral do Piauí, do Ceará e Maranhão. É o maior empresário que faz esse circuito Ceará, Piauí e Maranhão e explora o Delta do rio Parnaíba.

            O rio Parnaíba, diferentemente do Amazonas, não se lança no mar uno; ele se abre, lembrando, assim, a forma de uma letra grega: delta. Daí nós o chamarmos Delta do rio Parnaíba. Em mar aberto, só há três acidentes geográficos assim: o rio Nilo, no Egito, que se lança fazendo um delta; o rio Mekong, na Ásia; e, nas Américas, o rio Parnaíba, que se lança em mar aberto lembrando a letra delta. Antes de se lançar no mar, forma cinco rios. Não somos gregos, por isso não sabemos, mas lembra mais ou menos, Alvaro Dias, Senador AD, uma mão - com certeza, santa. São cinco rios, que formam 78 ilhas, dois terços do Maranhão e um terço do Piauí.

            Então, essa região é explorada por esse empresário Genilson, diretor-presidente da Clip, que mostra aos brasileiros e estrangeiros os verdes mares bravios, as brancas dunas, o vento que nos acaricia, o sol que nos tosta, os rios que nos abraçam, centenas de lagoas e tal.

            Esse empresário arrojado tem as melhores embarcações para conhecermos as 78 ilhas do Delta. A empresa é a Clip. Há embarcações pequenas e grandes, para passeios coletivos.

            Agora, ele, arrojado que é, construiu uma pousada encantadora chamada Vila Parnaíba. Ela tem o toque mágico do arquiteto Tothe Ibiapina, que é apelidado até de Niemeyer, pela sua competência.

            Nós queremos dizer, então, que o empresário Genilson possibilita à região, principalmente à cidade de Parnaíba, ter uma pousada moderna, aconchegante, com características turísticas que empolgam, que revivem a história dos pontos turísticos da região litorânea do Piauí. Os seus pontos históricos têm uma beleza de confronto entre a natureza e o repouso que o turista precisa.

            É próxima do centro da Parnaíba, da praça Nossa Senhora da Graça, da Igreja da Matriz, da Avenida, está no bairro do Carmo. E, sem dúvida nenhuma, Parnaíba avança no turismo com essa pousada.

            Então, queremos confirmar aqui a competência empresarial do empresário Genilson e reconhecer o que ele tem feito.

            Senador Gilberto Goellner, V. Exª tem que pegar sua encantadora esposa e sua família, porque sei que o seu Mato Grosso tem muitas riquezas, mas não tem mar. Então, já recomendo a V. Exª, Senador Gilberto Goellner, passar uma lua de mel com sua encantadora esposa e com as filhas lá no Delta do Rio Parnaíba, na Pousada Vila Parnaíba, a mais moderna. Entregue-se ao empresário Genilson, porque ele fará V. Exª conhecer a parte do Ceará, a praia de Jericoacoara, os atrativos das serras do Ceará, Tianguá, Viçosa, Ubajara e o bondinho, e descer pelo litoral do Piauí por 66 quilômetros, visitar o Delta e os Lençóis Maranhenses. Então, nossos aplausos ao Genilson.

            Para concluir, queríamos dizer que neste fim de semana... A crença do nordestino é em São José: se não choveu até São José, é calamidade e seca. O Heráclito e eu estivemos no norte e constatamos que há aquela crença, a reza, as novenas. Dia 19 é o dia, então eles passam dez dias rezando. O Piauí, que é todo cristão, tem muitas igrejas de São José. Mas Altos, cidade vizinha a Teresina, a 40 quilômetros de lá, tem uma fé extraordinária e o seu padroeiro é São José.

            Então, acompanhei aquela procissão, junto com o Prefeito Fonseca, seu filho e vereadores, na chuva. Quer dizer, aquilo já é uma graça de Deus, concedida à prece, à fé, à cristandade do povo do Piauí. Então, tem-se aquela cultura, aquela crença: se não choveu até o Dia de São José, é uma seca que se anuncia. Na procissão, ficamos debaixo de chuva, mas felizes, pois teremos inverno no Piauí. E assim foi nas outras cidades. Visitamos também o grande líder José Gil.

            Então, essas são as nossas palavras, agradecendo ao Heráclito, que cedeu o instante, porque temos um compromisso.

            Gilberto Goellner, fica o convite. Queremos recebê-lo. Eu sei que...

            O SR. PRESIDENTE (Gilberto Goellner. DEM - MT) - Eu já conheço lá, Senador Mão Santa.

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Já foi ao Delta, já?

            O SR. PRESIDENTE (Gilberto Goellner. DEM - MT) - Já. É muito bonito.

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Mas é bom voltar. Tem a pousada dele, mas, se quiser, a minha casa é bem no meio... São 66 quilômetros. O menor litoral é o do Piauí. Mas é como perfume francês: é pequenininho, mas é melhor, o mais cheiroso. O nosso é o menor litoral, mas, sem dúvida nenhuma, Deus concentrou lá os melhores atrativos.

            Era o que eu tinha a dizer.


Modelo1 6/21/249:43



Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2010 - Página 8681