Fala da Presidência durante a 35ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração dos 15 anos de transformação das Faculdades Integradas em Universidade Católica de Brasília e homenagem à Rede Católica de Ensino no Brasil.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ENSINO SUPERIOR.:
  • Comemoração dos 15 anos de transformação das Faculdades Integradas em Universidade Católica de Brasília e homenagem à Rede Católica de Ensino no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2010 - Página 8428
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, SACERDOTE, REITOR, AUTORIDADE, PRESENÇA, SESSÃO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE CATOLICA, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), COMENTARIO, HISTORIA, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, FORMAÇÃO, CIDADÃO, CONSTRUÇÃO, JUSTIÇA SOCIAL, SUPERIORIDADE, QUALIDADE, ENSINO, CONGRATULAÇÕES, DIRIGENTE, IMPORTANCIA, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, IGREJA CATOLICA, EDUCAÇÃO, FOMENTO, ENSINO SUPERIOR, ENSINO MEDIO, ENSINO FUNDAMENTAL.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - E hoje, segunda-feira, 22 de março de 2010, é a 35ª sessão, não deliberativa.

            Todas as deliberações legislativas estão sobrestadas.

            A primeira parte é para comemorar, no Período do Expediente, os 15 anos de transformação das Faculdades Integradas em Universidade Católica de Brasília e prestar homenagem à Rede Católica de Ensino no Brasil, nos termos do Requerimento nº 155, de 2010, do Senador Cristovam Buarque, que representa o Distrito Federal nesta Casa e, sem dúvida nenhuma, é o maior símbolo e ícone da esperança deste País ser um país educado. E ele tem uma ousadia tão grande que - ali está a nossa bandeira - disse que o seu lema deveria ser “Educação é Progresso”.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Convidamos, para compor a Mesa - aqui nós representamos a Mesa Diretora e o Presidente José Sarney -, o signatário do requerimento da presente sessão, o Exmº Sr. Senador Cristovam Buarque, que já está aqui, firme.

            O representante de Deus aqui na nossa Brasília, Arcebispo Metropolitano de Brasília, Reverendíssimo Senhor Dom João Braz de Avis. (Palmas.)

            E é com muito entusiasmo... porque o meu nome não tem nada com Mão Santa, mas eu sou filho de mãe santa. Minha mãe era terceira franciscana, daí o meu nome ser Francisco. Aliás, quis Deus, e Ele vai ouvir, não foi escrito por Ele não, mas riscado por ela, é aquele ali... E ela tem um livro, A Vida, um Hino de Amor, publicado pelas Vozes.

            Convidamos, agora, o Reitor da Universidade Católica de Brasília, Magnífico Reverendíssimo Professor Mestre Padre Romualdo Degasperi. (Palmas.)

            Convidamos o Diretor Presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, Magnífico Reverendíssimo Professor Mestre Padre José Marinoni, Reitor da Universidade Católica Dom Bosco. (Palmas.)

            Convidamos o Diretor Presidente da União Brasiliense de Educação e Cultura, Padre Décio Batista Teixeira. (Palmas.)

            Srªs e Srs. Senadores, meus senhores, encantadoras senhoras do meu Brasil, por uma feliz e oportuna iniciativa do ilustre colega Senador Cristovam Buarque, o Expediente desta sessão legislativa é dedicado à comemoração dos quinze anos de instalação da Universidade Católica de Brasília, instituição que, a cada dia, mais se consolida como centro de excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão na Capital da República.

            A par dos excelentes serviços que presta à comunidade local, no que respeita à educação de sua juventude e na preparação dos estudantes para a vida profissional, a Católica, como é carinhosamente chamada, contribui também para proporcionar a esses jovens uma formação cidadã, com valores éticos e espirituais indispensáveis para a construção de uma sociedade pautada na justiça e na fraternidade.

            Esses valores, que procuramos preservar e dos quais a UCB é reconhecida depositória, não poderiam passar despercebidos aos olhos do Senador Cristovam, que fez da educação um sacerdócio e uma bandeira de sua atuação parlamentar.

            A Universidade Católica de Brasília, Srªs e Srs. Senadores, nasceu de um sonho longamente acalentado e continuamente construído pelas instituições religiosas de ensino do Distrito Federal. O primeiro passo efetivo para que Brasília viesse a ter uma Universidade Católica ocorreu em 1972, com a fundação de uma entidade mantenedora, a União Brasiliense de Educação e Cultura - Ubec. Dois anos depois, essa instituição, sem fins lucrativos e voltada para atividades educacionais, assistenciais e filantrópicas, receberia a autorização para instalar sua primeira unidade de ensino, a Faculdade Católica de Ciências Humanas. Há 36 anos, portanto, começava a funcionar no Distrito Federal uma instituição católica de ensino superior, embrião da entidade cujo aniversário hoje festejamos.

            Da fusão da Faculdade Católica de Ciências Humanas e da Faculdade Católica de Tecnologia e Educação surgiriam, em 1981, as Faculdades Integradas da Católica de Brasília. Em 1990, foi protocolada junto ao Conselho Federal de Educação a carta-consulta visando à transformação da entidade na Universidade Católica de Brasília, que seria solenemente instalada em 23 de março de 1995.

            Resumidamente, essa é a história da instituição cujo décimo quinto aniversário, a transcorrer amanhã, estamos festejando nesta sessão legislativa. Outros eventos, igualmente importantes, têm marcado a trajetória da Católica no ensino brasiliense, como a criação do Centro de Educação à Distância, em 1996, e a criação da UCB virtual, em 2007, ano em que foi também premiada como a melhor instituição do Centro-Oeste na categoria Pesquisa Científica. Por tudo isso, Srªs e Srs. Senadores, por essa trajetória de persistência, de dedicação e de comprometimento com o ensino de alta qualidade, queremos parabenizar, na figura do Reitor Padre José Romualdo Degasperi, todos aqueles que contribuíram e contribuem para o funcionamento de uma instituição de ensino superior que honra as melhores tradições de Brasília.

            Não poderíamos deixar de registrar, nesta ocasião, o importantíssimo papel desempenhado pela rede católica de ensino em nosso País, representado pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil - Anec. Essa instituição, tal qual ocorreu com a Universidade Católica de Brasília, permitiu também realizar um grande sonho, o de reunir todos os recursos humanos e materiais disponíveis para promover a educação católica no Brasil. A Anec reúne nada menos que 370 mantenedoras de entidades educacionais e assistenciais, 18 universidades, 11 centros universitários, 16 faculdades e 1.400 escolas de ensino fundamental e médio. Essa estrutura, movimentada pelo trabalho diuturno de 80 mil professores e funcionários, garante ensino de alta qualidade e formação cristã a mais de um milhão de estudantes brasileiros.

            Na ocasião em que celebramos 36 anos de ensino superior católico no Distrito Federal e 15 anos de existência da Universidade Católica de Brasília, é com alegria que estendemos à Anec os nossos cumprimentos pela excelência dos serviços prestados à população estudantil e a toda a comunidade brasileira.

            E, sobretudo, Professor Cristovam, está no Livro de Deus que a sabedoria vale mais do que ouro e prata. E a Igreja Cristã Católica plantou essa semente.

            Orgulho-me e agradeço por ter sido aluno do colégio cearense Marista, como interno. Então, a nossa geração toda teve essa benção da formação cristã católica.

            Agora, depois da fala oficial da Mesa, concedemos a palavra ao Senador Cristovam Buarque, primeiro subscritor do requerimento, a quem hoje podemos chamar de Senhor Educação.

            Professor Cristovam Buarque.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2010 - Página 8428