Discurso durante a 40ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comenta a participação de S.Exa. em um encontro, no município de Guaíba RS, com sindicalistas do sindicato dos metalúrgicos para debate sobre a Previdência Social, salário mínimo e o pré-sal e visita ao município de Canoas - RS para o acompanhamento do recadastramento dos eleitores para a instalação do novo sistema de identificação, o biométrico.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Comenta a participação de S.Exa. em um encontro, no município de Guaíba RS, com sindicalistas do sindicato dos metalúrgicos para debate sobre a Previdência Social, salário mínimo e o pré-sal e visita ao município de Canoas - RS para o acompanhamento do recadastramento dos eleitores para a instalação do novo sistema de identificação, o biométrico.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2010 - Página 10037
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • COMENTARIO, VISITA, ORADOR, MUNICIPIO, GUAIBA (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), PARTICIPAÇÃO, ENCONTRO, SINDICATO, METALURGICO, DISCUSSÃO, PREVIDENCIA SOCIAL, SALARIO MINIMO, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, PERFURAÇÃO, SAL, REGISTRO, PRESENÇA, AUTORIDADE.
  • REGISTRO, VISITA, MUNICIPIO, CANOAS (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ACOMPANHAMENTO, RECADASTRAMENTO, POPULAÇÃO, REALIZAÇÃO, TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE), MOTIVO, IMPLEMENTAÇÃO, TECNOLOGIA, IDENTIFICAÇÃO, ELEITOR, ELOGIO, EMPENHO, FUNCIONARIOS, INSTITUIÇÃO PUBLICA, IMPORTANCIA, INICIATIVA, AUSENCIA, FRAUDE, ELEIÇÕES.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, eu vou tomar a liberdade de pedir pela ordem a V. Exª, porque a audiência da TV Senado é muito grande em todo o Brasil e naturalmente no meu Rio Grande. Como fiz um balanço hoje de um roteiro que fiz nessa semana e falei inclusive que representei V. Exª num congresso do seu partido, eu recebi no mínimo, dois alertas de que eu não havia falado de um grande encontro que realizei também nessa semana em Guaíba, lá na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Guaíba, com os sindicalistas centrais, confederações e aposentados e pensionistas. Lá, Sr. Presidente, eu falei sobre toda a trajetória desse debate da Previdência, falei do Fundep, falei do salário mínimo, falei do pré-sal.

            Estiveram comigo e eu gostaria de citar os nomes do Carlos Olegário, da Atapec/Canoas; do Elisandro Araújo, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos; da Deputada Federal Emília Fernandes; do Xandão, presidente do PT/Guaíba do Evaldo “Pachequinho”, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação; do Lírio Segala, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guaíba; do Adão Lacerda, presidente da Associação dos Aposentados de Guaíba; do Marcelo Soares Reinaldo, vice-Prefeito de Guaíba; e do Henrique Tavares, Prefeito de Guaíba. Ambos, Sr. Presidente, não são do meu partido, mas, foram lá e fizeram questão de declarar o apoio a este Senador. Foi um grande evento, muito obrigado a nossa querida cidade de Guaíba.

            Quero dizer que, ainda na mesma noite - se o Senador Mão Santa me permite, porque aqui o pessoal lembrou e muito bem -, eu fui a Sapucaia do Sul, no aniversário do meu amigo e companheiro de partido, o Balim. Foi um grande momento, estavam lá cerca de 700 pessoas, abracei a D. Sonia também e os seus familiares, vários deputados, vereadores, sindicalistas, lideranças de todas as áreas. Depois, eu ainda estava convidado para um evento do Henrique Fontana - 2.000 pessoas estiveram lá - não pude estar presente, mas o meu assessor, Jorge Caetano Pires, foi ao encontro, falou e deu um abraço forte nos companheiros. Esse encontro contou com a presença do Ministro Tarso Genro, do ex-Governador Olívio Dutra, do atual presidente do PT no Rio Grande do Sul, Raul Pont. E, Sr. Presidente, eu quero aqui deixar registrado que foi um grande momento, esse também, embora eu não pudesse estar presente.

            Por fim, eu quero só registrar que tivemos, nesse período também em Canoas, o chamado recadastramento biométrico, feito pelo Tribunal Regional Eleitoral. Eu quero dizer que fiquei chocado com o número de homens e mulheres nas filas para o recadastramento. Falei com pessoas que passaram a noite na fila, mas assim mesmo eu sei o esforço dos funcionários do tribunal. Quero, neste momento, deixar a minha total solidariedade, Sr. Presidente, tanto aos funcionários do Tribunal Regional Eleitoral, como também a todo o povo de Canoas. Eu sei também que muitos deixaram o tal de recadastramento na última hora, mas é importante saber que o tribunal prorrogou o prazo até amanhã a noite. Mas de 20 mil pessoas ainda não fizeram o recadastramento. Espero que todos o façam a tempo. Faço um apelo ao Tribunal para que seja assegurada uma senha para aqueles que forem para a fila amanhã e não puderem ainda fazer o cadastramento; que recebam uma senha para que possam, ainda durante o mês que se segue, ter direito a fazer o recadastramento biométrico, que teve início no dia 3 de novembro e se encerrou no dia 19.

            Ao todo foram realizadas 196.165 operações, num total de 240 mil eleitores em Canoas. Canoas é o único Município gaúcho a testar o sistema no pleito deste ano.

            A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral é a de que em oito anos todos os Municípios brasileiros tenham urnas com leitores biométricos. O sistema visa a evitar fraudes referentes à falsidade ideológica, como votar no lugar de outra pessoa, apresentar documentos falsos ou votar em mais de uma zona eleitoral.

            A urna biométrica tem todo o nosso apoio. Consiste em um sistema que reconhece o eleitor a partir das impressões digitais. É considerado o sistema mais seguro no combate a fraudes. Foi testado nas eleições de 2008 por 43 mil eleitores de três cidades brasileiras, entre eles a catarinense São João Batista.

            Alem de Canoas, outros 60 Municípios brasileiros irão experimentar a novidade nas eleições deste ano. No Rio Grande do Sul, no entanto, apenas os canoenses testarão as novas urnas. Ainda não há previsão de quando outros Municípios ingressarão no novo sistema para as eleições municipais de 2012. Depende de como o sistema estiver funcionando. Provavelmente, nas eleições de 2018 teremos todo o Brasil votando por esse sistema.

            Faço esse registro, Sr. Presidente, porque, ao mesmo tempo em que cumprimento o Tribunal por esse método que vai evitar a fraude, quero também deixar registrada a minha solidariedade ao povo de Canoas, pelo esforço que está fazendo, e aos funcionários, que ficaram até meia noite fazendo o recadastramento.

            Era isso, Sr. Presidente.

            Agradeço, Senador Marcelo Crivella, pela tolerância para que eu fizesse esses dois registros na noite de hoje.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2010 - Página 10037