Discurso durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre matéria publicada no jornal Diário do Povo, de hoje, intitulada "Wilson acaba com a farra de carros alugados no Estado".

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Comentários sobre matéria publicada no jornal Diário do Povo, de hoje, intitulada "Wilson acaba com a farra de carros alugados no Estado".
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2010 - Página 14604
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, DIARIO DO POVO, ESTADO DO PIAUI (PI), COMENTARIO, ATUAÇÃO, GOVERNADOR, PEDIDO, ANALISE, DIVERSIDADE, CONTRATO, ALUGUEL, VEICULO AUTOMOTOR, CRITICA, ORADOR, ANTERIORIDADE, GESTÃO, GOVERNO ESTADUAL, PROMOÇÃO, CORRUPÇÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senadora Rosalba Ciarlini, que preside esta sessão, Parlamentares da Casa, brasileiras e brasileiros aqui presentes e que nos assistem pela televisão e pela rádio do Senado.

            Senadora Rosalba Ciarlini, V. Exª fica bem aí sentada. Eu já estou imaginando vê-la sentada na cadeira de Governadora, que eu conheço. Eu visitava o Garibaldi no Centro Administrativo. Então, vou lá vê-la e já antevejo a postura, com firmeza, e dando esperança para o povo do Rio Grande do Norte.

            Mas, Flexa Ribeiro, quis Deus aqui... Olha, graças a Deus, ó Deus, o Governador do PT saiu. Agora, ele saiu... O Pará não ganha não, o pior governador do PT foi o do Piauí. E mais ainda.

            Olha, ele montou um tripé no Piauí. Nós somos medalha de ouro. Disso nós somos cientes. O povo do Piauí está feliz, não é? Então, eu sempre dizia que ele ganhava. E vocês falavam da Governadora do Pará, e eu digo: do Piauí é pior. Eu conheço, pela história, e convivi com muitos governadores.

            Rosalba Ciarlini, o Piauí teve extraordinários Governadores. Todos muito bons. Eu não sei quem é o melhor. Eu sei que eu estou entre os melhores. Está vendo, ô Geovani Borges? Mas o pior é esse que o PT deixou e, graças a Deus, passou.

            Flexa Ribeiro, olha o tripé que ele montou: mentira. Hoje, o Heráclito já passou por aqui e mostrou. Fez um livro e botou a transposição do rio São Francisco. O único Estado que não beneficia é o Piauí. O homem... Mentira, corrupção. Mas é muita! Olha, Flexa, mas é muita. E incompetência. Eu não sei qual é a maior das três.

            Mas eu quero dizer que está aqui um jornal livre do Piauí: jornal Diário do Povo, de 14/04 - é de hoje mesmo -, coluna Opinião. Este jornal é livre, independente. É de um empresário muito rico, não está nem aí, graças a Deus! “Wilson acaba com a farra de carros alugados no Estado”.

            Atentai bem, Rosalba Ciarlini, não caia nisso, não. Eu estou aqui para ensinar inclusive V. Exª que foi Prefeitinha, mas eu fui “Prefeitinho” e fui Governador do Estado do Piauí. Atentai bem, eu conheço esse conto. Foi Deus quem lhe colocou aqui, não caia não.

            Eu conheço essa malandragem, viu Flexa Ribeiro? Flexa Ribeiro sabe também, ele é administrador e empresário e sabe o que é malandragem.

            Olha, o pior é que o Governador do Piauí não une coisa com coisa e as coisas foram acontecendo e deu o maior desastre. Eu sei que houve terremoto lá no Chile, no Haiti, ô Flexa Ribeiro, mas no Governo do PT é pior. Nós não sabemos dos malefícios, não sabemos?

            Atentai bem! Olha aqui: “Wilson acaba...” Ô Rosalba Ciarlini. Rosalba! Ô Geovani Borges, deixa ela aprender igual você aprendeu. Vou fazer a prevenção e a profilaxia. Enfrentei isso e vi logo, governei atento. Fui muito bom Governador, mas vi essa malandragem. Quiseram fazer no meu Governo.

            É o seguinte: esse negócio de alugar carro é uma traquinagem, é uma malandragem, é uma bandidagem. Aí eu peguei logo no começo. É o seguinte: pegam uns carrozinhos, vamos dizer, Hillux, Corolla, aí os pilantras do Governo alugam o carro. Vou lhe dar um exemplo: o carro custa trinta mil, eles alugam o carro por mil e quinhentos ao mês - em trinta meses está pago o carro. Mas eles fazem um jogo: aquele carro que o secretário alugou, que o diretor de departamento usou, o malandro usou com a empresa - porque elas são é para ganhar dinheiro mesmo - já tem um contrato de gaveta, que, depois daqueles trinta meses de prestações, o carro é do secretário. Entendeu? Aí aluga outro. Então, todo mundo alugando carro. É um jogo simples, de bandido, e é um assalto. E advirto o Ministério Público. Todo mundo estranha. A maior injustiça foi o que fizeram com esse Arruda, porque muito preso deveria ser no Piauí. Eu nunca vi se roubar tanto. Estou dizendo.

            Olha, Rosalba, então está aqui o documento. Ô Flexa Ribeiro, eu não dizia? É o Vice-Governador que já está... Gautama... É uma quadrilha, são os aloprados treinados.

            Olha, eu saí porque quis. Porque, se eu estivesse lá, ô Flexa Ribeiro, teria indicado o da companhia energética e o da Funasa. Todo mundo diria: olha, o Mão Santa está nas boquinhas, nas malandragens.

            Vou dizer aqui. Você sabe como é? Ô Rosalba, você entendeu? Alugar carro é malandragem. Eles pegam ali 20 meses. Os aluguéis são caros, dois mil, e em vinte meses pagou o carro, não é? Aí tem um contrato de gaveta - aquele ele fez com contrato - e passa para o nome do traquino secretário ou diretor.

            Então, atentai bem! No meu, quiseram implantar isso, está ouvindo, Rosalba? Fique atenta. Compre, é um patrimônio do Estado. Em vinte meses, paga-se.

            Olha aqui, Wilson é o Vice-Governador, é do PSB. Rapaz bom, foi líder do meu Governo. Ele é do PSB, médico neurocirurgião, trabalhador - o apelido dele é até trator.

            Diz o jornal Diário do Povo:

“O Governador Wilson Martins determinou o fim da farra do carro alugado no Governo do Estado. Ele quer o controle de todos os contratos de aluguéis de carros feitos pelo Governo em todos os órgãos. A decisão põe fim aos contratos que forem vencendo, bem como a redução da frota dos atuais alugados. Fontes do Palácio de Karnak informaram à coluna que, juntando todas as secretarias e órgãos de administração direta e indireta, o Governo [...]”

            Atentai bem, Flexa Ribeiro, aluga por mês - olha aí, Rosalba - dois mil carros. Rapaz, no PT era tudo esmoler, nunca trabalharam. E é tudo de Hilux... a identidade deles é Hilux. Eu me afastei porque quis. Eu tinha indicado o presidente, está ouvindo, Jungmann? Ô Jungmann, ô Jungmann! - o Deputado está muito atento aí. Deputado Jungmann, aqui. Eu nunca vi um tripé: mentira, corrupção e incompetência. E a corrupção está aqui: Governo aluga por mês cerca de dois mil carros. Numa jogada. Quiseram fazer isso no meu Governo, mas eu era atento. O Jungmann visitou. A nossa Lúcia Vânia esteve lá.

            E eu queria dizer o seguinte, você entendeu? Em trinta meses, ele paga o carro e tem um contrato. Então, toda a “petesada” está de Hilux. Pobretões, nunca trabalharam, nunca estudaram, malandros profissionais. Daí, lá no Piauí se reza: três coisas a gente só faz uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT. Eu votei uma vez, mas já foi. Eu já pedi perdão a Deus e aos piauienses.

            Então, dois mil veículos, entendeu como é Jungmann? Compra ali, aluguel de R$2.000,00 durante um ano e meio, já pagou o carro e aquele carro está no nome do secretário, do pilantra do diretor.

            Então, o Vice-Governador, que é do PSB, médico, honrado, Wilson Martins - o bisavô dele já foi governador há muito tempo, Martin de Souza, um dos primeiros governadores, família honrada - já pegou, olha aí, o risco.

            “A decisão põe fim aos contratos que forem vencendo [...], o governo aluga por mês cerca de dois mil veículos”.

            A carteira de identidade hoje do PT é uma Hilux, não é aquele negocinho de pobre, não. Você entendeu?

“São automóveis, caminhonetes cabines dupla, guinchos e até caminhões. Alguns contratos passam por licitação, outros são assinados apenas de forma bilateral, pelo contratante e o contratado”.

            Pagou ali está no nome do secretário.

“Os gastos do governo com carros alugados, cuja prática vem do Governo Wellington Dias [ô Senador Flexa Ribeiro, agora você se deu por vencido, o nosso governador é muito pior] passam de cinco milhões de reais mensais...”

            Ô Senadora Rosalba, você aprendeu muito: cinco milhões por mês. Fiz a Ponte Wall Ferraz, fiz com um engenheiro do Piauí, construtor, homem e dinheiro do Piauí, e convidei Fernando Henrique Cardoso para bailar. Fiz em 87 dias. O Governo que está aí era para fazer uma ponte no mesmo rio para comemorar 150 anos de Teresina, terminou agora, em oito anos, Rosalba. Eu fiz no mesmo ano. O Heráclito fez outra no mesmo rio em 100 dias.

         Então, os gastos do governo com carro alugado passam de 5 milhões por mês.

         Atentai bem! Viu Rosalba Ciarlini? V. Exª está ganhando essa experiência para probidade do seu Governo.

“Diz a fonte que o governador ficou estarrecido quando soube da quantidade de veículos e do montante de dinheiro que o Estado paga nesses contratos. Por isso, resolveu interferir”.

         Então isso é uma vergonha - como diz o Boris Casói, e lá o Deoclécio diz “isso é uma lástima”. Mas isso é roubo mesmo, é o tripé. Não tem o tripé que Montesquieu criou nos três poderes? Lá é o tripé. Ô Jungman! É o tripé: mentira, como mentem; corrupção, como roubam e incompetentes, são despreparados mesmo, de pouco estudo. Esse negócio de roubar não precisa ter competência não, qualquer...

Ainda a farra

“Só para esclarecer, a farra dos carros alugados no governo é tão forte que muitos dos chefes, chefinhos e chefetes, usam os carros no dia a dia, nos finais de semana, feriados, sábados e domingos com a família em passeios e viagens pelo interior, eles mesmos dirigindo com gasolina paga pelo contribuinte, numa boa. E o carrão particular guardado na garagem, em casa.”

         Então é isso. Hoje o Heráclito já passou aqui e fez dezenas de denúncias e, principalmente aquela que o Governo mentiroso, cheio de falcatruas fez um folheto das obras do PAC, atentai bem, Jungmann, e bota na capa da revista a transposição do rio São Francisco. Isso não tem nenhum benefício para o Piauí.

            Então, são essas as denúncias que nós fazemos. Temos de agradecer. Sou do Partido Social Cristão, de Jesus, que falava: “De verdade em verdade, vos digo.” Quero dizer que o que nos conforta é o que está no Livro de Deus: “Depois da tempestade vem a bonança.” S. Exª, o Governador, é um homem de bem, o que está lá, austero. Quero crer que todos os candidatos que estão lá. Não é o PT todo. O PT também tem gente boa. Aqui temos o Paim, o Augusto Botelho. Aqui está cheio de gente boa do Partido, ninguém vai dizer que não. Mas, o que tem de aloprado no Piauí! É difícil! O candidato do PT, o Secretário de Fazenda, Dr. Antônio Neto, é um homem íntegro, correto e decente, é candidato. No entanto, o Governador o atrapalhou, o desmoralizou, lançou-o candidato. Depois, mudou para a educação. Voltou e largou todos.

            O Piauí está muito feliz porque todos os candidatos a Governador do Estado são bem melhores do que os que saíram. Tem o nosso Senador João Vicente Claudino, do PTB. Foi meu Secretário de Indústria e Comércio. Muito competente. De uma família tradicional empresarial. A única coisa de que o acusam é de ser rico.

            Eu não acho isso acusação, que nós temos inúmeros políticos, o próprio Eduardo Suplicy era de uma família empresarial altamente rica. O meu avô foi industrial, poderoso. Isso não tem nada. Pelo contrário, é um rapaz muito zeloso com a coisa pública. Tem o Marcelo Castro, que é do PMDB, rapaz também, trabalhou comigo no Governo, foi Presidente do Iapep, inteligente, depois Secretário de Agricultura, eu ajudei na primeira federal, é um rapaz também de altas qualificações. E tem o próprio Vice-Governador, que é um neurocirurgião, foi Líder do Governo. E o Prefeito da Capital, com perspectivas invejáveis, que vai na frente, Sílvio Mendes, que simboliza as forças oposicionistas. Ele atende ao anseio da política no Brasil.

            Todos nós vivemos da esperança daquilo que a democracia nos oferece: a alternância do poder. Assim como Brasil tem esperança nessa alternância do poder, com o líder ímpar, inigualável na história do Brasil, que é o José Serra, lá o Piauí vai aceitando o ex-Prefeito de Teresina, como também uma fonte de atender essa esperança do povo é o Dr. Sílvio Mendes. Mas de qualquer maneira, e até do PCdoB, o Professor Tavares, todos. Quer dizer, depois da tempestade do PT, clareia no alvorecer uma esperança de bons candidatos para o Governo do Estado.

            Mas aqui me deram em mãos “Batalha do Jenipapo”. “Senador Mão Santa, através do meu Senador Inácio Arruda, as saudades do poeta.”

            Então, o Inácio Arruda oferece aqui um livro de Paulo de Tarso, membro da Academia Tauaense de Letras: “Batalha do Jenipapo”. Ô Jungmann, V. Exª que é do Nordeste, o “Batalha do Jenipapo”, que acabo de ganhar, oferecido pelo Inácio Arruda, o trabalho do poeta Paulo de Tarso, esse Brasil é grandão por essa batalha.

            Geovani Borges, D. João VI disse para o filho: “Filho, antes que o aventureiro ponha a coroa, ponha você”. O aventureiro era Simon Bolívar, que andava derrubando os reis da américa espanhola na nossa América do Sul e viria derrubar o rei aqui. “Você fica com o Sul, e eu vou ficar com o Norte.” O Brasil seria dividido, o país do norte e o nome Maranhão. E vem o seu Governador, comandante e chefe, afilhado e sobrinho, João José Fidié, de Dom João VI. Mas nós, em batalha sangrenta, buscando aliados do Ceará, o expulsamos para o Maranhão e do Brasil. Por isso que o país Brasil é grandão, graças à bravura do povo do Piauí na Batalha sangrenta do Jenipapo.

            Essas são as nossas palavras. E temos certeza de que a grandiosidade do nosso povo, ô, Flexa Ribeiro, orgulhosamente, Rui Barbosa... Olhai, nos pleitos que ele se candidatou, Teresina deu maioria a Rui Barbosa. Isso traduz a grandeza da independência e coragem do povo do Piauí que ora represento.


Modelo1 6/21/2411:48



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2010 - Página 14604