Fala da Presidência durante a 64ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comenta as comemorações do Dia do Trabalho em Beneditinos e Campo Maior, no Piauí. Saúda os 25 anos do Partido Social Cristão.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO MUNICIPAL. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Comenta as comemorações do Dia do Trabalho em Beneditinos e Campo Maior, no Piauí. Saúda os 25 anos do Partido Social Cristão.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2010 - Página 18003
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO MUNICIPAL. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, PRESIDENTE, SINDICATO, TRABALHADOR RURAL, MUNICIPIO, BENEDITINOS (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, TRABALHO, INAUGURAÇÃO, INSTALAÇÕES, SEDE, PRESTAÇÃO DE CONTAS, REGISTRO, PRESENÇA, ORADOR, FESTA.
  • ELOGIO, PROMOÇÃO, PREFEITO, MUNICIPIO, CAMPO MAIOR (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), FESTIVAL, ALIMENTAÇÃO, MUSICA.
  • QUALIDADE, PRESIDENTE, DIRETORIO ESTADUAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIAL CRISTÃO (PSC), REGISTRO, HISTORIA, SAUDAÇÃO, DIRETORIA, AMBITO NACIONAL, AMBITO REGIONAL, IMPORTANCIA, DIRETRIZ, ETICA, DEMOCRACIA, ATENÇÃO, MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Após brilhante pronunciamento da Senadora Serys Slhessarenko, queremos reviver um encontro que tivemos na cidade de Beneditinos, comemorando o Dia do Trabalho. Foi justamente na Associação do Trabalhador Rural, cujo Presidente é o Sr. Manoel Corina.

            Foi uma festa que nos emocionou, porque assisti a um Sindicato do Trabalhador Rural, através do seu presidente, mostrar muito civismo ao comemorar o Dia do Trabalhador, e com poucos recursos - ele prestava contas das suas realizações -, mobilizando todos os trabalhadores rurais da região, da sua cidade de Beneditinos, inaugurando um auditório, a sala da diretoria, sanitários, enfim, uma noite muito importante, em que estava presente um grande líder do Piauí, o Deputado Antônio Félix.

            A eles os nossos parabéns por essa liderança ímpar, da qual o Piauí se orgulha, o Sr. Manoel Corina. E também, em Campo Maior, que é cidade da maior importância na história do Piauí. Lá que se travou a Batalha do Jenipapo, que garantiu a unidade deste País, com a expulsão dos portugueses, que queriam ficar com o norte do Brasil.

            Então, o Prefeito João Félix, neste fim de semana, sexta-feira, sábado e domingo, apresentou um festival culinário e musical que atraiu, vamos dizer, milhares e milhares de piauienses, cearenses e maranhenses, prestigiando aquela administração do Dr. João Félix.

            O dia 2 de maio, ontem, foi um dia muito significativo na política do Brasil. O Partido Social Cristão, ao qual hoje pertenço, completou seus 25 anos.

            Esse Partido nasceu no início do pluripartidarismo. O seu líder, um dos maiores homens da política mineira e brasileira, Pedro Aleixo, Vice-Presidente do General Costa e Silva, negou-se, pela sua coragem e altivez e pela grandeza de Minas Gerais, a assinar o Ato Institucional. Por isso, os militares, que possuíam três Ministérios, o Ministério da Guerra, o Ministério do Exército e o da Aeronáutica, se opuseram.

            O seu Presidente Costa e Silva foi acometido de um acidente vascular cerebral; ele tinha confiança em seu vice-Presidente, o heróico, culto e probo mineiro Pedro Aleixo. Ele fundou esse Partido, que hoje tem 25 anos de serviço exemplar à nossa democracia.

            O Presidente do Partido Social Cristão, que completou seus 25 anos ontem, dia 2 de maio, é o Dr. Vitor Jorge Abdala Nósseis, de Minas Gerais; o 1º Vice-Presidente é Everaldo Dias Pereira, pastor; o 2º vice-Presidente é Sergio Bueno; o 3º vice-Presidente é Ronald Abrahão Azaro; o Secretário-Geral é Antonio Oliboni; o 1º Secretário é Gilberto Nascimento Silva, de São Paulo; o 2º Secretário é Filipe de Almeida Pereira; o Tesoureiro-Geral é Luiz Rogério Ognibeni Vargas; a 1ª Tesoureira é Elsa Elisabeth Schleich. O Vogal (Líder na Câmara dos Deputados) é Hugo Leal; o Vogal (no Senado) é Eliel Lima Santana; o 1º Vogal é Mário de Oliveira; o 2º Vogal é Antonio Nogueira dos Santos; o 3º Vogal é Wanderley Alves de Oliveira; o 4º Vogal é Maurício Brandi Aleixo.

            Esse partido tem como símbolo um peixe, que nos faz lembrar Cristo alimentando os seus companheiros diante da fome. E o peixe também nos lembra o mais valoroso político da história democrática do Brasil, Juscelino Kubitschek, mineiro também, amigo pessoal de Pedro Aleixo. Um dos discursos mais belos é o de Juscelino Kubitschek no sepultamento de Pedro Aleixo.

            Pedro Aleixo tinha sido convidado por Juscelino para que fizesse a sua saudação pela sua entrada na Academia de Letras.

            Mas o destino inverteu o fato. Foi Juscelino que apresentou as despedidas de Pedro Aleixo no seu sepultamento. É um dos mais belos pronunciamentos de Juscelino Kubitschek, enaltecendo as virtudes do nosso fundador, Pedro Aleixo.

            E Juscelino também liga-se ao Partido porque o nosso símbolo é o peixe e a música que lembra sua trajetória política é Peixe Vivo.

            O Partido tem um slogan. O slogan é “ética na democracia”. Há vários compêndios sobre ética. Max Weber, escritor alemão, tem um livro sobre ética, mas eu preferiria simplificar a definição disso como dizia Heloísa Helena: “Ética é vergonha na cara e bondade no coração”.

            O Partido tem um programa. O programa traduz o sentimento da defesa do meio ambiente preconizada por Sófocles, o primeiro ambientalista que, na Grécia, disse que muitas são as maravilhas da natureza, mas a mais maravilhosa é o ser humano. Então, o nosso Partido, em obediência e respeito à natureza, tem como programa o homem em primeiro lugar, a promoção do ser humano.

            E a doutrina, sem dúvida nenhuma, é aceita no nosso Brasil como a melhor doutrina. É a doutrina cristã. Essa doutrina, sem dúvida nenhuma, através da ação desse Partido, vai trazer os princípios cristãos, aquilo que Cristo viveu, que foi alimentar os famintos, dar de beber a quem tem sede, vestir os nus, assistir aos doentes e ser solidários com os infelizes. E não apenas com palavras, com discursos, mas com obras traduzidas pelos milagres que Cristo fez.

           Então, esta é a nossa homenagem, nós que somos Presidente do Partido Social Cristão do Piauí, que teve a sua fase heróica com Presidentes anteriores a mim. E nós agora estamos em uma fase de ampliação: de 50 diretórios, passou a ter sua presença em 170 cidades piauienses. E fazemos esta nossa homenagem a todos e, sem dúvida nenhuma, à grande contribuição que o Partido Social Democrático está dando à democracia brasileira.

            Recebi, também, do meu assessor, Itamar, que o diretório do Piauí tem: como Presidente de Honra, o Pastor Nestor Mesquita; o Presidente sou eu, Senador Mão Santa (Francisco de Assis de Moraes Souza); 1º vice-Presidente, José Leandro Filho, ex-Prefeito; 2º vice-Presidente, Itamar Franco Feitosa; Secretário-Geral, Alcindo Queiroz; 1º Secretário, Jonas Vieira da Silva; Tesoureira-Geral, Maria das Graças Moraes Souza Nunes; 1º Tesoureiro, Francisco José Martins Juriti; 1º Vogal, João Falcão Neto; 2ª Vogal, Eretuse Marques Santos; 3º Vogal, Francisco Rodrigues Soares; e 4º Vogal, Sérgio Luis Rêgo Damasceno.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2010 - Página 18003