Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da tramitação da medida provisória que beneficia os aposentados e do projeto Ficha Limpa. Assume a bandeira da extinção do voto secreto, uma vergonha nacional.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL. LEGISLAÇÃO ELEITORAL. CONGRESSO NACIONAL.:
  • Considerações acerca da tramitação da medida provisória que beneficia os aposentados e do projeto Ficha Limpa. Assume a bandeira da extinção do voto secreto, uma vergonha nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 19/05/2010 - Página 21784
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL. LEGISLAÇÃO ELEITORAL. CONGRESSO NACIONAL.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, PRESIDENTE, SENADO, DECISÃO, PROXIMIDADE, SESSÃO, VOTAÇÃO, MATERIA, BENEFICIO, APOSENTADO, APREENSÃO, RELATORIO, ROMERO JUCA, LIDER, GOVERNO, DEFESA, ORADOR, AUSENCIA, RETORNO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), CAMARA DOS DEPUTADOS.
  • APOIO, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, INELEGIBILIDADE, REU, CORRUPÇÃO, COBRANÇA, MOBILIZAÇÃO, SENADO, EXTINÇÃO, VOTO SECRETO, EVOLUÇÃO, ETICA, POLITICA NACIONAL.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro, quero agradecer a V. Exª a sua boa intenção com os aposentados deste País. Novamente estão aí os aposentados que vieram para assistir à votação do projeto que lhes interessa. V. Exª teve a boa vontade. Infelizmente, o Líder do Governo ainda não aprontou o seu parecer. Tenho a minha preocupação quanto ao parecer do Líder do Governo.

            Acho inclusive, Senador Paim, que nós deveríamos, neste momento, procurá-lo para saber qual a correção que o Líder do Governo deverá fazer no projeto. Esse projeto volta à Câmara com essa correção? Que correção o Líder do Governo vai fazer no fator previdenciário?

            Tudo isso nos preocupa, Presidente.

            Então, Senador Paulo Paim - V. Exª que está conversando com o Senador Romero Jucá -, é necessário que se deixe tudo muito claro, porque, se votarmos amanhã, já está definido: vamos ficar aqui até a hora de votarmos. Se for preciso ficar até às 5 horas da manhã, nós vamos ficar. E tenho certeza, Senador Eliseu Resende, de que 99,9% dos Senadores ficarão, porque todos querem votar esse projeto que pelo menos melhora um pouquinho o sofrimento dos aposentados. Não é o ideal, não é o que nós queríamos, mas melhora um pouquinho. Mas, se o parecer do Senador Romero Jucá fizer com que esse projeto volte à Câmara, aí, meu Senador, estamos perdidos. (Palmas.)Aí nós estamos perdidos, porque lá é a nossa condenação. Se chegar lá, não sairá mais de lá.

            Ainda agora, um aposentado me cobrava: “Vamos votar hoje”. “Não, calma, temos a palavra do Presidente e de todas as Lideranças de que votaremos amanhã”. Vamos votar amanhã de qualquer maneira. O que nós precisamos ver é o teor do despacho do relatório do Senador Romero Jucá, porque, se volta para lá, o Senador Romero Jucá está nos matando; é matança de todos, porque não sai mais este ano.

            Outra coisa que gostaria de registrar aqui. Vou votar o Ficha Limpa, meu prezado Senador Líder de Goiás, mas quero lhe dizer uma coisa: por que não se vota junto com o Ficha Limpa - aí, sim, poderíamos dizer para a sociedade que nós estamos melhorando este Senado em nível de respeito à sociedade - a derrubada do voto secreto neste Senado? É uma vergonha nacional esse negócio de se votar secretamente aqui neste Senado! Por que eu tenho a obrigação de esconder o meu voto? Eu não quero mais esconder o meu voto neste Senado, Senador! E não estou fazendo nenhuma firula política, porque não sou candidato a Senador. Não sou! Não sou candidato a nada! Mas é uma vergonha nacional se dizer, aqui neste Senado, que se tem que votar secretamente em determinadas ocasiões. É uma vergonha! Votar Ficha Limpa é uma obrigação nossa. Eu quero votar é a queda do voto secreto!

            Fica aqui a minha colocação, e vou dizer mais: vou votar o Ficha Limpa, mas vou votar sob protesto. E a minha bandeira, depois dessa dos aposentados, é esta: só vou sossegar quando derrubarmos neste Senado esta imoralidade de voto secreto!

            Muito obrigado, Presidente. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/05/2010 - Página 21784