Discurso durante a 90ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Dr. Cléo Octávio Pereira.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Dr. Cléo Octávio Pereira.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2010 - Página 26005
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PAI, PAULO OCTAVIO, EX SENADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é um requerimento que lamentamos fazer.

Requeiro, nos temos regimentais e de acordo com as tradições desta Casa, apresentação de condolências à família do Dr. Cléo Octávio Pereira, pai do ex-Senador Paulo Octávio, cujo falecimento ocorreu na madrugada desta quarta-feira, 2 de junho.

Sala da Sessão, 2 de junho de 2010.

Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa.

            A condolência deve ser enviada para a família, na pessoa da viúva, Wilma Alves Pereira. O endereço está anexo.

            Está formalizado, vamos entregá-lo à Mesa.

            Paulo Octávio é aquela figura adorável que passou por esta Casa com muito brilho, com muita competência. Foi Presidente da Comissão de Turismo, aliás ele a criou e dela fiz parte.

            Com muito orgulho, o Congresso Nacional, no centenário de Juscelino Kubitschek, outorgou duas comendas, duas medalhas. Ele ganhou uma medalha. Sabemos que eles tiveram ligações, pois é casado com uma neta de Juscelino Kubitschek. Com muita emoção, recebi a outra comenda. Foi muito orgulho para mim ficar ao lado do Senador Paulo Octávio, que também foi um brilhante Vice-Governador de Brasília.

            Mas a política tem dessas coisas. Daí, Leomar Quintanilha, Winston Churchill ter dito que a política é como a guerra, com a diferença de que, na guerra, só se morre uma vez.

            Tenho plena convicção de suas virtudes, de sua capacidade de trabalho, sua obstinação, sua inteligência e sua lealdade, mas houve essa adversidade, e ele renunciou à Vice-Governadoria. Mas, sem dúvida nenhuma, é como disse Winston Churchill, que sofreu isso. Ninguém melhor do que Winston Churchill para descrever a política e a guerra. Ele, que foi à Primeira Guerra Mundial, como repórter, e à Segunda, quando foi o comandante-em-chefe, que decidiu o Dia D, que nos deu a vitória, fazendo nascer no mundo e fortalecer-se a democracia.

            Então, com toda a certeza e convicção, ele haverá de voltar e engrandecer o mundo político. E a ele estendemos o nosso pesar pelo falecimento de Dr. Cléo Octávio Pereira, cujo requerimento entrego à Mesa da Casa.


Modelo1 6/27/243:54



Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2010 - Página 26005