Discurso durante a 99ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apelo pela criação de linha aérea regional entre o Piauí e os estados vizinhos.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Apelo pela criação de linha aérea regional entre o Piauí e os estados vizinhos.
Publicação
Publicação no DSF de 16/06/2010 - Página 29222
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • PRECARIEDADE, SITUAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), POSTERIORIDADE, GOVERNO ESTADUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), SAIDA, GOVERNADOR, OBJETIVO, CANDIDATURA, SENADO, DIFICULDADE, ATUAÇÃO, TITULAR, VICE-GOVERNADOR, PROTESTO, FECHAMENTO, ESCOLA PUBLICA, CRECHE, REDUÇÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL, EXPECTATIVA, REVEZAMENTO, PODER, ELEIÇÕES.
  • PROTESTO, MANIPULAÇÃO, TURISTA, NACIONALIDADE ESTRANGEIRA, AQUISIÇÃO, IMOVEL, LITORAL, ESTADO DO PIAUI (PI), ALEGAÇÕES, ACESSO, TRANSPORTE AEREO, AEROPORTO INTERNACIONAL, SOLICITAÇÃO, ORADOR, ATENÇÃO, GOVERNADOR, EFETIVAÇÃO, TRANSPORTE AEREO REGIONAL, LIGAÇÃO, ESTADO DO CEARA (CE), ATENDIMENTO, TURISMO, SAUDE, COMERCIO, REITERAÇÃO, REPUDIO, ATUAÇÃO, EX GOVERNADOR.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Senador Papaléo Paes, que preside esta sessão do Senado da República, terça-feira, dia do jogo do Brasil. Está ouvindo, Marisa Serrano? Nós somos o exemplo de trabalho e de dedicação para esta Pátria. Nós aqui, Senadores. Terça-feira, dia de jogo, e todos nós estamos aqui, com o Papaléo presidindo. Eu serei breve.

            Papaléo, Senadora Marisa Serrano, olhem o tripé que governa o Brasil e, principalmente, o Piauí: mentira, corrupção e incompetência. Mas é mentira muita, Papaléo; é corrupção muita, Drª Marisa; e é incompetência muita, Augusto Botelho. Isso no Brasil e no Piauí, principalmente.

            No Piauí, nós rezamos tanto, rezamos tanto, rezamos - a fé remove montanha -, que saiu, graças a Deus, o do PT, para se candidatar, e ficou o Governador do PSB. Mas do pobre eu tenho é pena, porque está feio o negócio. É pior que um terremoto, Marisa! Terremoto leva oito, dez segundos; é ligeirinho. Mas sete anos e meio de PT é desgraça muita! Fecharam duzentas escolas com creche. A Universidade do Estado do Piauí reduziram a um terço.

            Mas a mentira... Eu estou aqui e eu sempre dizia: aeroporto internacional, é tudo mentira. Um da minha cidade e outro de São Raimundo Nonato.

            Recebi ontem um empresário aqui, forte, forte, da Loremar & Brothers, consórcio de empresas da Comunidade Econômica Europeia, Joseph Ramón Llorens Requeña. Está aqui o cartão - é cartão de todo jeito. O homem é poderoso. É investidor, viu, Marisa? O projeto é a coisa mais linda do mundo. Olha aí, é casa de todo jeito. Olha aí, Papaléo, é para você passar nova lua de mel lá no Piauí, viu, Marisa? É o projeto mais lindo... Um empresário, um investidor. Ontem estava aqui. Levei-o para jantar. Olha a coisa linda, Papaléo! Olha aí, o Piauí! Olha, Marisa, V. Exª, que não tem praia, faça no Mato Grosso do Sul um decreto: as praias do Piauí e compre logo uma dessas casas aqui do tipo A, B, Condomínio Bella Isla. Ele foi atraído, comprou, investimento e tudo... Arrumou o representante do Piauí, que até é meu primo, Marcelo Correia, metido com turista... Foi atraído pela mentira na mídia, de que lá havia aeroporto internacional. Agora veio atrás de mim. E lá não há nada, nem teco-teco; não existe nem linha nacional.

            Eu sou muito franco e digo: “olha, meu amigo, agora está num momento difícil. Este é o País do futebol; depois vêm as eleições. Mas vamos nos debruçar”. Aliás, passo estas palavras ao novo Governador, Wilson Martins, que é do PSB. Graças a Deus, está na Bíblia: depois da tempestade, vem a bonança. Mudou, ainda temos uma esperança. Ele foi líder. Ele era do PSDB quando eu governava o Piauí, PMDB e PSDB. Aí ele foi para o PSB, essas coisas. Mas a esperança é a última que morre. O apóstolo Paulo disse, Marisa, que perder a esperança é um pecado. Então, nós não somos pecadores no Piauí. Mas uma coisa nós temos certa: nós vivemos às custas da esperança da alternância do poder no Brasil e no Piauí - viu, Marisa? -: Serra e o nosso Governador, que é do PSB, o nosso candidato, ex-Prefeito.

            E realmente eu e Heráclito disputamos voltar para cá porque representamos bem, honramos. Eu represento, Papaléo, a história do Piauí. Eu sou o Piauí. A cara de vergonha, de decência, de competência sou eu, eu aqui. Nasci lá, voltei porque quis. Só saí de lá para buscar ciência e consciência. E consciência é servir minha gente, como médico, como cirurgião, dedicando-me aos pobres, estas mãos guiadas por Deus, Papaléo, salvando um aqui e outro acolá. E o povo me fez Prefeito e Deputado. E o povo me escolheu para ser Governador do Estado e me tirou de lá para ser Senador da República.

            Eu só saí do Piauí porque foi uma determinação do povo. Mas representamos com grandeza. Com grandeza! Nós estamos sempre representando a grandeza de Evandro Lins e Silva, de Petrônio Portella, de Carlos Castelo Branco, de João Paulo dos Reis Velloso e os grandes homens do Brasil. Nós nunca ficamos na baixaria, no baixo clero, na mediocridade, na estupidez, não. Nós somos aqui e aqui estamos.

            Mas o que eu queria dizer ao novo Governador é o seguinte... Está aqui o projeto, a coisa mais linda do mundo, Papaléo. Eu vou até ver uma casa dessas para o Papaléo depois, e a Marisa... Nós vamos vender até no Mato Grosso, onde não existe praia. É um projeto lindo, mas atraído pela mentira de que havia voo internacional e não sei o quê. Aí, eu sou franco e o Governo é mentiroso.

            Nós conseguimos, através do Senado, Papaléo, colocar a Ocean Air, essas linhas mamárias, ligando Parnaíba, Teresina, São Luís a Fortaleza, onde se pegava o grande voo internacional. Rapaz, mas o Governador tirou passagem lá, não pagou, e a Ocean Air tirou a linha. Então, nós estamos sem até teco-teco. Só mentira! Mas vamos trabalhar. E eu sugeri ao novo Governador do Estado, que não tem culpa, Dr. Wilson Martins, que foi Líder do meu Governo, que era do PSDB... Eu o ajudei tanto, tanto, que ele está aí como Governador. Mas, uma vez, ele chegou para mim e disse: “Governador Mão Santa, eu vou reunir meus adeptos, esses que têm cargo no Governo”. Aí eu olhei assim e disse: “Ô, Dr. Wilson Martins, Deputado, não dá o Centro de Convenções. Você tem que reunir no Albertão, porque é gente demais que você nomeou no meu governo”. Quer dizer, eu não tenho nada contra o atual Governo, e darei uma sugestão: “Olhe, Wilson Martins, bem aí em Fortaleza, há um empresário de linhas aéreas, Ariston, que tem um transporte aéreo em Fortaleza. Não vamos ficar mentindo como esse mentiroso que saiu aí dizendo que aqui há linha internacional, voo, e não há nada, nem teco-teco”.

            E sempre existiu. Eu era menino, ia para o Rio de Janeiro, saindo de lá. Ia de Panair, Aerovias, Aerobrasil, Paraense Transporte Aéreo. Até chamavam, Papaléo, esse transporte aéreo de “PTA - Prepara Tua Alma”, porque de vez em quando um caía. Mas existia. Nunca antes faltou voo lá, Luiz Inácio! Só agora, nesse terremoto, tsunami amaldiçoado que foi o PT no Piauí. Então, Wilson Martins, vá bem aí e fale com o Ariston, da TAF, empresa aérea que tem dessas linhas mamárias. Se ligarmos Fortaleza a Parnaíba, a Teresina e a São Luís, facilmente nos deslocaremos do nosso litoral - porque o ponto turístico maior é o litoral, é o Delta do Piauí -, e aí poderemos pegar os aviões internacionais. É o americano que chama de linha mamária. Isso existe e é fácil. Em Fortaleza, é só ir atrás da TAF, do Ariston. Eu fiz isso e nunca faltou voo. Nunca! No meu Governo, nenhum dia deixou de pousar avião na Parnaíba.

            E a mentira maior foi quando ele disse que havia também outro aeroporto internacional. Esse da Parnaíba, Papaléo, foi inaugurado em 1973, por João Paulo dos Reis Velloso. Eu estava lá na ocasião. Era um aeroporto de um militar. Ele aumentou a pista: era 2.200m, ele fez 400m e pintou “Aeroporto Internacional”... Ô cabra mentiroso! Então, foi inaugurado em 19 de outubro de 1973. Eu estava lá, acompanhando João Paulo dos Reis Velloso, que é filho da Parnaíba. E nunca deixou de haver voo diário.

            Está tão ruim o problema aéreo do Piauí... Não, aliás, o pior já passou, foi o Governador. Papaléo, brasileiros e brasileiras, olhem o mapa: Fortaleza, o nosso litoral Parnaíba, Teresina e São Luís. Então, Teresina é um centro de medicina avançada. Não foi por mim, não. O interventor do tempo de Getúlio era, Papaléo, médico: Leônidas Melo. Então, os outros todos eram tenentes. Ele implantou um sistema, e, daí, muitos Governadores. Inclusive eu, que coloquei o Piauí na era dos transplantes - o transplante cardíaco com ele. Fiz mais uma faculdade de medicina e outra uma série de saúde. Mas já veio.

            Então, o povo do Maranhão, de São Luís, se opera muito em Teresina. Temos uma tradição disso, velha, desde a Ditadura Vargas, que fez o Hospital Getúlio Vargas por Leônidas Melo. Mas sabe o que é que está acontecendo, Papaléo? Para ir de São Luís para Teresina, o doente - V. Exª é cardiologista - que vai fazer um transplante, tem que vir para Brasília, ficar aqui no aeroporto, aí voltar para Teresina. Vê-se no mapa que é bem pertinho. E José Elias Tajra, o grande empresário, o grande comerciante de visão, me fez o apelo. Um comerciante que vai negociar no Maranhão sai de Teresina, vem para Brasília, fica aí no aeroporto, tal, tal, e volta para São Luís.

            Então, nós esperamos que acabe isso tudinho e solicitamos ao Governador Wilson Martins, que é um neurocirurgião... Nós, cirurgiões, temos a capacidade de ver a realidade e de encontrar uma solução. Eu o estou auxiliando. Procure. Vá bem ali, a Fortaleza. Ariston, um empresário aberto, tem uma companhia aérea: a TAF. São aviões de 50, 60 lugares. Aí está resolvido, pelo menos, para nós do litoral. Nós não vamos mentir, como aquele Governador, que dizia que havia aeroporto internacional em Teresina. Não há alfândega, não há Polícia Federal, nem nada. Só mentira!

            E está aqui o empresário. Estou com os cartões aqui. Vou pedir paciência. Vamos fazer o que eu fiz aqui. Vou fazer um requerimento oficial do Senado justamente para a Anac, para a Infraero, para ver as possibilidades de voltar e explicar que já passou a tempestade, que foi o Governo do PT.

            Então, nós estamos aqui. E dizem... E nós trazemos tudo. Está aqui o empresário. Fomos nós que o trouxemos aqui.

            Condomínio Bella Isla. É uma beleza, viram? É uma beleza de casa, de investimento. Está aqui. Está no meu gabinete agora. O representante dele é Marcelo Correia. Quem quiser comprar, é coisa de primeiro mundo. Mas ele foi atraído pela mentira. Então, eu disse que tivesse paciência até acabar a Copa, a eleição, e que acreditava no Governador que aí está, que não tem culpa do problema.

            Portanto, é esse o apelo que faço a S. Exª, o Governador, para resolver de imediato - e é simples -, indo buscar uma linha mamária. São aviões menores que nos ligam ao grande Aeroporto Internacional de Fortaleza.

            Essas são nossas palavras. Nosso agradecimento por ter me dado a oportunidade de falar primeiro. Eu vou e volto daqui a pouco.

            V. Exª, Senador Papaléo Paes, está designado a me substituir, comandando a Presidência do Senado.


Modelo1 6/27/244:25



Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/06/2010 - Página 29222