Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação ao Partido dos Trabalhadores pelo transcurso, hoje, dos seus 31 anos de fundação, enumerando os principais feitos e desafios do partido.

Autor
Ana Rita (PT - Partido dos Trabalhadores/ES)
Nome completo: Ana Rita Esgario
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Saudação ao Partido dos Trabalhadores pelo transcurso, hoje, dos seus 31 anos de fundação, enumerando os principais feitos e desafios do partido.
Publicação
Publicação no DSF de 11/02/2011 - Página 2619
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª ANA RITA (Bloco/PT - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, prezadas colegas Senadoras, prezados Senadores, é com imenso prazer, com imensa alegria que hoje ocupo a tribuna desta Casa para saudar o meu partido. Há exatos 31 anos, em 10 de fevereiro, nascia o PT e junto conosco uma história de lutas e de identidade dos trabalhadores e das trabalhadoras, do povo pobre e excluído do nosso querido País. Nascemos, crescemos, chegamos às Prefeituras, aos Governos dos Estados e à Presidência da República como um partido plural, um partido que inova, que inverte prioridades e que constrói parcerias com as lutas sociais.

            Com a força da nossa militância, o apoio do povo brasileiro e o melhor projeto político para fazer o nosso País avançar socialmente e economicamente, elegemos o companheiro Lula e a primeira mulher Presidenta do Brasil, a companheira Dilma Rousseff.

            Aqui estão os nossos Senadores João Pedro, Pimentel, e é com alegria que nos colocamos neste momento.

            Os principais feitos do PT estão materializados no dia a dia .São os compromissos do nosso partido com o desenvolvimento econômico aliado ao social, à distribuição de renda com uma forte política de inclusão social, à afirmação da soberania nacional, à recuperação do Estado como promotor de cidadania e indutor do crescimento econômico, à defesa da democracia e das instituições do Estado democrático de direito.

            Temos, ainda, grandes desafios, Senadora Gleisi. Entre eles destaco: continuar a avançar no crescimento econômico e social, garantir a igualdade entre mulheres e homens, melhorar a educação pública de qualidade, assegurar mais acesso à saúde pública e reforçar as nossas relações com os movimentos sociais.

            Nesses 31 anos, desejo que o PT continue a fazer nas instituições importantes do Brasil um ponto de apoio na luta da classe trabalhadora pelo poder. Desejo que o PT implemente um programa de transformações estruturais no Brasil, que altere qualitativamente a distribuição da riqueza, da renda e da propriedade privada. Desejo, ainda, que o PT continue lutando pelo socialismo, por uma sociedade sem exploração nem opressão, baseada na propriedade social dos grandes meios de produção, no planejamento democrático ambientalmente orientado e na mais radical democracia.

            Desejo, também, que o PT continue sendo a voz das classes trabalhadoras brasileiras, especialmente dos negros, das mulheres, dos jovens, de todos e de todas as vítimas do preconceito, da homofobia, do sexismo, da violência, da exploração e da opressão.

            É isso que eu gostaria de dizer no dia de hoje em homenagem aos nossos 31 anos de Partido dos Trabalhadores. Viva o PT! Viva a classe trabalhadora! Viva o socialismo!

            Muito obrigada, Sr. Presidente, e agradeço a atenção dos nobres Senadores e Senadoras.


Modelo1 7/17/2411:30



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/02/2011 - Página 2619