Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.

Autor
Cristovam Buarque (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao ex-Vice-Presidente da República, José Alencar.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2011 - Página 8758
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE SERRA, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, ETICA, VIDA PUBLICA, COMPETENCIA, ATUAÇÃO, EMPRESARIO, RELEVANCIA, POLITICA NACIONAL, APRESENTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, FAMILIA, POPULAÇÃO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. CRISTOVAM BUARQUE (Bloco/PDT - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente José Sarney, Srªs e Srs. Senadores, sei que neste momento o normal é começar falando para a família do José Alencar, para os mineiros. Mas quero falar, Sr. Presidente, para os jovens brasileiros. Quero que eles tenham a sensação - que não temos todos os dias - do nascimento de um personagem histórico; que eles percebam que hoje, no começo da tarde, no Brasil, nasceu um novo personagem histórico. Personagem histórico que os jovens precisam entender como é que nasce. Ele nasce obviamente, em primeiro lugar, pela vida que ele teve, mas ele nasce sobretudo pela doação que fez ao seu País, a sua Nação.

            José Alencar hoje deixou de estar entre nós na vida, mas hoje ele nasceu para a história. Nós perdemos uma figura especial na relação que nós tínhamos, mas nós ganhamos um exemplo a ser seguido por cada um de nós.

            Por isto eu falo para os jovens brasileiros, para que eles percebam que, diante do desânimo que eles vivem, diante do sentimento de mágoa que eles têm, diante da frustração que eles têm com aqueles que fazem política, eles têm que perceber que, no meio de tantos de nós, de repente, um deles desaparece para a vida e surge para a história. Desaparece como ser humano e aparece como ser histórico, como exemplo permanente.

            Quero que cada um dos jovens brasileiros hoje entendessem, ao olhar ao redor, ao ver o noticiário, ao perceber quantos estão sofrendo neste País inteiro, entendessem que tiveram o privilégio, estão tendo o privilégio de terem acompanhado a luta de um grande homem, um grande homem de sucesso nos seus negócios, de grande sucesso na vida pública, mas um homem sobretudo de coerência, de capacidade, de resistência inclusive física e por isso, pela resistência, pelo sucesso, pela coerência, pela luta ele vira um personagem histórico. Graças à política. O simples fato de ele ser um homem de sucesso nos negócios não teria feito dele um personagem histórico em que ele se transformou ao viver lutando e ao morrer lutando. Esse personagem histórico nasceu da crença dele na luta política, da sua doação pela política ao seu País e pela capacidade de exercer a política com honradez.

            Eu quero deixar esta mensagem aos jovens brasileiros: cada um de vocês tenha a sensação de assistir ao nascimento de um personagem histórico da maior importância no cenário brasileiro.

            Para concluir, Sr. Presidente, meus cumprimentos aos familiares, aos mineiros e, Senador Crivella, ao PRB, o partido que o acolheu, que fez dele Vice-Presidente e ao qual ele serviu, com tanta honra e tanto orgulho para vocês. Parabéns pelo personagem de que vocês estiveram juntos. Parabéns pelo exemplo histórico que surgiu do PRB para a história brasileira.


Modelo1 6/29/2411:38



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2011 - Página 8758