Discurso durante a 46ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Destaque para a prioridade dada pela Presidente Dilma Rousseff à internet banda larga. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Destaque para a prioridade dada pela Presidente Dilma Rousseff à internet banda larga. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2011 - Página 10993
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, INFERIORIDADE, POSIÇÃO, BRASIL, ACESSO, EFICIENCIA, SERVIÇO, INTERNET, SUPERIORIDADE, VELOCIDADE.
  • REGISTRO, PRIORIDADE, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AMPLIAÇÃO, ACESSO, INTERNET, SUPERIORIDADE, VELOCIDADE, CRIAÇÃO, PLANO, SETOR.
  • SOLICITAÇÃO, PAULO BERNARDO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), INCLUSÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), PLANO NACIONAL, INTERNET.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, agradeço a deferência, Sr. Presidente, em me conceder a palavra.

            Estamos prontos para ouvir o Ministro, Professor, Senador de grande competência, Ministro Dornelles, que vai falar sobre a balança comercial e as ações que o Brasil está fazendo.

            Em rápidas palavras, queria fazer aqui um registro da prioridade que a Presidente Dilma está dando à questão da banda larga.

            Na semana passada, o Estado de S. Paulo publicou um editorial, no dia 5, dizendo: “Internet lenta e cara.” Muitas matérias também de jornal foram publicadas, durante toda essa semana, reclamando que o Brasil perdeu posições no ranking mundial de velocidade da banda larga, tem perdido qualidade. No meu Estado, tenho reclamado muito dessa questão da banda larga. Chamei a direção da Empresa OI, fizemos um pacto para que a empresa faça investimentos, leve banda larga a todo o Estado. E até o final deste ano, a banda larga estará em todos os municípios de Roraima, inclusive do interior. Vamos ampliar a qualidade da banda larga na Capital, Boa Vista também, mas, mesmo assim, a qualidade ainda é sofrível.

            Então, estamos aqui registrando a prioridade que a Presidente Dilma deu ao Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para que o investimento que deve ser feito no Plano Nacional de Banda Larga, por meio da Telebrás, que pode chegar até R$12 bilhões, seja feito com rapidez.

            Queremos efetivamente interligar o País. É fundamental para que a sociedade brasileira participe do desenvolvimento, do crescimento, da integração mundial, que tenhamos qualidade.

            As tarifas também vão cair. Discute-se a diminuição ou a retirada do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), exatamente para baratear o custo da banda larga, que é vital nas pequenas localidades, no interior, para toda a população, inclusive a população de mais baixa renda.

            Então, eu gostaria de fazer esse registro e fazer um apelo ao Ministro Paulo Bernardo, que já se comprometeu comigo, com a bancada federal, de que o Plano Nacional de Banda Larga estará no Estado de Roraima como um todo, como estará também no Estado do Amapá, que tinha ficado fora do plano inicial, no sentido de que esses investimentos sejam feitos rapidamente. Assim, que a Telebrás, a Anatel, enfim, que os instrumentos do Ministério das Comunicações atuem rapidamente para ampliar a qualidade e resgatar a posição brasileira nesse ranking. Essa é uma classificação que não vale a pena para o País. Não podemos perder posições; temos que ganhar posições nesse ranking da velocidade no mundo na questão da banda larga. A prioridade da Presidente Dilma agora é fazer o investimento maciço e atuar firmemente nessa questão.

            Era esse o registro que gostaria de fazer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Modelo1 11/13/245:47



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2011 - Página 10993