Discurso durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização do 7º Encontro Nacional do PCdoB, no próximo fim de semana, para tratar da organização partidária. (como Líder)

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Registro da realização do 7º Encontro Nacional do PCdoB, no próximo fim de semana, para tratar da organização partidária. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2011 - Página 11103
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • ANUNCIO, ENCONTRO, DIRETORIO NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), ANALISE, ESTRUTURAÇÃO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no próximo final de semana, 15, 16 e 17, sexta-feira, sábado e domingo próximos, o meu Partido, o Partido Comunista do Brasil, realizará o 7º Encontro Nacional que trata da organização partidária.

            É uma movimentação do Partido no sentido de examinar a estrutura partidária, o seu funcionamento em todas as áreas da nossa atividade, especialmente a nossa presença nos movimentos sociais, no movimento sindical brasileiro, no movimento juvenil, a participação das mulheres na vida partidária e na política, que é muito significativa para o nosso Partido. Veja que é o PCdoB que proporcionalmente tem o maior número de mulheres em sua bancada - no caso do Senado, temos um Senador e uma Senadora. É meio a meio a nossa participação no Senado Federal pelo estímulo que o Partido busca dar à participação das mulheres na vida política.

            Consideramos essa discussão e esse debate interno muito importante, especialmente porque é um ano em que nós nos preparamos, na participação ativa dos movimentos sociais, nas lutas reivindicatórias, para uma batalha especialíssima para nós e ainda num processo de acumulação da nossa experiência nessa área, que é a disputa para as eleições do ano de 2012; uma eleição municipal em que nós pretendemos ter uma participação na disputa dos governos municipais bem mais ativa do que todas que nós já tivemos em eleições para as prefeituras municipais.

            É um momento, então, muito rico para o nosso Partido, é um momento de preparação, de discussão de como o Partido tem que se posicionar para que não só possa atrair lideranças que se convençam da importância do seu programa, um programa partidário que cada vez liga mais as questões concretas da vida do povo, da luta, para que se tenha um projeto de Nação que esteja muito ligado com este anseio de que o nosso País possa percorrer este caminho que foi aberto pelo nosso Presidente Lula e que segue com a nossa Presidenta Dilma Rousseff, que é o caminho do crescimento, do desenvolvimento, como compreender os gargalos, os obstáculos que estão à nossa frente.

            Então, o encontro partidário é uma rica oportunidade para que a gente possa compreender melhor o nosso País, como um Partido transformador; um Partido revolucionário, um Partido socialista, como ele se liga a este desejo de ter uma Nação próspera, desenvolvida, com o povo vivendo feliz.

            Acho que é esse, digamos assim, o centro das nossas discussões. Como ter um Partido arrojado para contribuir com as batalhas políticas que o nosso País vivencia.

            E ao mesmo tempo, Sr. Presidente, em que nós realizamos esse encontro, eu quero registrar que vamos ter o aniversário de uma pequena cidade, lá no noroeste do Estado do Ceará. Infelizmente não poderei estar presente a essa grande festa popular, na cidade do Graça. É uma pequena cidade no sopé da Serra do Ibiapaba - Ibiapaba é uma região bonita e é uma das maiores produtoras de flores do Brasil, aquela serra. Ali, encravada no sopé do Ibiapaba, está o Município de Graça, dirigido pela Prefeita Augusta Brito, uma jovem talentosa, competente, criativa, determinada e que, no seu Município, que completa nesta sexta-feira 24 anos de existência, é um Município bem novo. Graça tem na Prefeita Augusta, do PCdoB, uma pessoa com essa competência, criatividade, que, nas suas iniciativas, resolveu criar o PAC do Graça, porque essa cidade precisava romper com os índices de desenvolvimento humano que eram lastimáveis em todos os indicadores: mortalidade, infraestrutura urbana, saneamento, educação. Todas essas áreas eram áreas muito precárias no Município.

            E Augusta, compreendendo o que ocorria no Brasil, o que ocorria no nosso Estado do Ceará, resolveu também criar um movimento que permitisse à cidade elevar a condição de vida do seu povo. E conseguiu. Conseguiu com a contribuição do nosso Presidente da República Lula, que fez grandes investimentos no Município. Nós buscamos contribuir, ajudando a nossa Prefeita a alcançar esses resultados.

            E eu quero, nesta oportunidade, mandar um abraço caloroso para a população do Graça, por meio da sua Prefeita Augusta, para que ela continue com esse seu dinamismo, com essa sua disposição de trabalhar mais e mais por aquela gente, pelo povo daquele pequeno Município do sopé da serra do Ibiapaba.

            Então, Sr. Presidente, faço esse registro, ligando, digamos assim, uma coisa à outra. Ao mesmo tempo em que estamos reunidos no 7º encontro do nosso Partido, que discute a organização do nosso Partido, para os embates que o Brasil vive, as pelejas do nosso País, que tenho certeza é a mesma de V. Exª, que é a peleja para o desenvolvimento, para o progresso, para se desfazer de amarras. Eu imagino só um debate que está em curso no nosso País, sobre a questão do Código Florestal, um item: não há - para se ver o zelo do nosso País - nenhuma nação no mundo, exceto o Brasil, que tenha reserva legal. Só o Brasil.

            Então, como que a gente pode, ao mesmo tempo que garante esses objetivos de preservar o meio, de garantir os rios, os riachos, os lagos, a floresta, garantir uma questão primordial para o nosso povo, que é ter um projeto de desenvolvimento ousado, capaz de elevar a qualidade de vida e colocar o nosso País, no cenário político internacional, numa situação de igualdade com as grandes nações do mundo, o Brasil que é já uma dessas nações.

            Nós somos o quinto em população, o quinto em território, temos uma gente criativa, capaz, e nós não podemos perder esse grande momento que o País vive.

            Por isso, Sr. Presidente, faço este registro do nosso 7º encontro partidário, de organização do nosso partido, e, ao mesmo tempo, quero deixar registrados os parabéns à população da cidade do Graça, essa grande pequena cidade do sopé da serra da Ibiapaba

            Um abraço.

            Muito obrigado.


Modelo1 7/17/2411:38



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2011 - Página 11103