Pronunciamento de Romero Jucá em 18/04/2011
Discurso durante a 52ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Expectativa com a construção do terminal de carga, que será transformado em armazém alfandegado, do aeroporto de Boa Vista, Roraima; e outro assunto. (como Líder)
- Autor
- Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA DE TRANSPORTES.:
- Expectativa com a construção do terminal de carga, que será transformado em armazém alfandegado, do aeroporto de Boa Vista, Roraima; e outro assunto. (como Líder)
- Publicação
- Publicação no null de 19/04/2011 - Página 11804
- Assunto
- Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
- Indexação
-
- REGISTRO, RECEBIMENTO, ORADOR, VISITA, PRESIDENTE, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), ANUNCIO, PROXIMIDADE, CONCLUSÃO, LICITAÇÃO, CONSTRUÇÃO, TERMINAL, CARGA, RECINTO ALFANDEGADO, ATENDIMENTO, DEMANDA, ACORDO, CIRCULAÇÃO, COMERCIO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RONDONIA (RO).
- ANUNCIO, DISPOSIÇÃO, PRESIDENTE, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), PARTICIPAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, INFORMAÇÃO, ANDAMENTO, OBRAS, AEROPORTO, BRASIL, REGISTRO, ORADOR, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, COMISSÃO DE ESPORTE E TURISMO, REALIZAÇÃO, SESSÃO CONJUNTA, CONVITE, RESPONSAVEL, AREA, INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA, ESCLARECIMENTOS, DIFICULDADE, SETOR.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero registrar que hoje, no final da manhã, recebi a visita do novo Presidente da Infraero, Dr. Gustavo Vale, que foi Diretor do Banco Central, um técnico de bastante gabarito e experiência.
Com ele, tratei de dois assuntos. O primeiro diz respeito à questão de Roraima, à construção do terminal de carga que faz parte do projeto de fortalecimento e ampliação do aeroporto de Boa Vista. Conseguimos os recursos e já fizemos o terminal de passageiros. Ficou uma excelente construção, atendendo bem à população de Roraima e da Amazônia, mas faltava construirmos - e desde 2009 solicito isso à Infraero - o terminal de carga, que será transformado inclusive em armazém alfandegado, para atender às cargas da área de livre comércio de Boa Vista.
O Presidente da Infraero comunicou-me que, atendendo ao pleito, já havia lançado a licitação e que, na data de hoje, encerra-se o prazo para que as empresas que participaram da licitação entrem com algum tipo de recurso. Encerrando esse prazo hoje, na próxima semana deverá ser dada a ordem de serviço para a construção do terminal de carga e armazém alfandegado do aeroporto de Boa Vista, o que, para nós, é uma vitória muito importante. Será uma obra de mais de R$2 milhões, que será feita no prazo de oito meses. Ao final desse prazo, teremos, em nosso aeroporto, condições de receber cargas de qualquer lugar do mundo e, portanto, de viabilizar operações da área de livre comércio de Boa Vista, que conseguimos, com tanta luta, durante o Governo do Presidente Lula.
Quero aqui registrar a confiança do Dr. Gustavo e de sua equipe de que o Governo brasileiro vai cumprir as metas, vai recorrer em ações prontas e vai recuperar o tempo perdido em relação ao desafio dos aeroportos brasileiros. Tratei dessa questão com o Presidente da Infraero. Ele me relatou as providências que está tomando e se colocou inclusive à disposição para vir a audiências públicas nas Comissões do Senado dar uma explicação, uma explanação, uma demonstração das providências que está tomando, junto com a Secretaria Nacional de Aviação Civil, para que o Brasil enfrente a necessidade não só de atender bem aos usuários durante a Copa do Mundo, mas já antes da Copa do Mundo, porque, hoje, alguns aeroportos são deficitários e criam problemas para a população. Nós não temos que esperar a Copa do Mundo para atender bem à população brasileira. O brasileiro tem o direito de ser bem atendido, independentemente de Copa do Mundo, independentemente de jogos olímpicos.
E o Presidente da Infraero realçou sua confiança, relatou as providências e colocou-se à disposição. Tanto que apresentarei na Comissão de Infraestrutura, na Comissão de Assuntos Econômicos e na Comissão de Turismo requerimentos para a realização de sessão conjunta, a fim de que possamos convidar o Presidente da Infraero, o Secretário Nacional da Aviação Civil e o Presidente da Anac para tratar dessas questões dos aeroportos, da aviação - portanto, uma questão que diz respeito direto a milhões de brasileiros que utilizam permanentemente o sistema aeroviário brasileiro.
Quero fazer esse relato e dizer que fiquei satisfeito com a visita do Presidente da Infraero. Entendi suas providências e ações e espero, efetivamente, que ele possa agir de pronto, recuperar o tempo perdido e dotar os aeroportos brasileiros das condições que toda população espera.
Muito obrigado, Srª Presidente.
Modelo1 11/13/245:50