Pronunciamento de Romero Jucá em 20/04/2011
Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre a recente visita da Presidenta Dilma Rousseff à China.
- Autor
- Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA EXTERNA.:
- Considerações sobre a recente visita da Presidenta Dilma Rousseff à China.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/04/2011 - Página 12186
- Assunto
- Outros > POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- COMENTARIO, ATUAÇÃO, POLITICA EXTERNA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), VISITA OFICIAL, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, IMPORTANCIA, COMERCIO EXTERIOR, ASSINATURA, ACORDO DE COOPERAÇÃO TECNICA E CIENTIFICA, RELEVANCIA, RELAÇÕES DIPLOMATICAS, POLITICA INTERNACIONAL.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na condição de líder do Governo no Senado Federal, eu gostaria de fazer algumas rápidas considerações sobre a recente visita da Presidenta Dilma Rousseff à China.
Uma visita, Sr. Presidente, extremamente bem sucedida e, na verdade, bastante elucidativa da competência e do discernimento com que vem sendo conduzida a nossa política externa.
Num breve pronunciamento, Srªs e Srs. Senadores, seria impossível expressar a magnitude dos resultados obtidos, mas ainda assim penso que alguns pontos devem ser destacados.
Antes de mais nada, há de se registrar a consolidação no cenário mundial do BRICS, o fórum integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Reunidos em Pequim, esses Países deram um passo gigantesco no sentido de estabelecerem uma agenda proativa, capaz de estreitar as relações entre eles e capaz, ao mesmo tempo, de fortalecê-los nas negociações com outros blocos.
Um segundo ponto alto da visita, sem dúvida alguma, foi o comunicado conjunto assinado pela Presidenta Dilma e pelo Presidente Hu Jintao, no qual se afirma que Brasil e China consideram a representação dos países em desenvolvimento no Conselho de Segurança da ONU uma “prioridade”.
No texto, Sr. Presidente, a China atribui alta importância às ações que o Brasil vem desenvolvendo nos assuntos regionais e internacionais, ao mesmo tempo em que apoia a aspiração brasileira de assumir papel mais proeminente nas Nações Unidas.
Outro objetivo declarado da viagem - o estímulo a investimentos chineses no Brasil - também foi plenamente alcançado. Pelo menos três empresas de grande porte - Huawei, Foxconn e ZTE - propuseram-se a investir em nosso País recursos que chegam à casa dos 12 bilhões e meio de dólares.
Na área comercial, Srªs e Srs. Senadores, temos a comemorar não só a licença concedida a nossas indústrias para a exportação de carne suína e o acerto para a venda de 35 aviões da Embraer, mas também o anúncio de uma visita ao Brasil do Ministro do Comércio da China, para tratar da importação, por aquele País, de produtos brasileiros de maior valor agregado.
Na área de ciência e tecnologia, destaque para a assinatura de diversos acordos de cooperação, para a inauguração de um laboratório virtual da Embrapa na China e para a continuidade do projeto de satélites CBERS, que monitoram as mudanças climáticas.
Por tudo isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores - e por muitos outros avanços nas relações bilaterais lá viabilizados, mas que o tempo não me permite elencar -, só podemos chegar a uma conclusão: a viagem da Presidenta Dilma à China foi, efetivamente, um estrondoso sucesso.
Resta-nos, pois, cumprimentá-la, e também ao Ministro Antônio Patriota e aos demais responsáveis pela organização da visita, pelo gol de placa que anotaram para a nossa política externa.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigado.
Modelo1 11/13/245:48