Pronunciamento de Romero Jucá em 25/05/2011
Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentários sobre a publicação intitulada "O Porto Verde - Modelo Ambiental Portuário", da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
- Autor
- Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
- Comentários sobre a publicação intitulada "O Porto Verde - Modelo Ambiental Portuário", da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/05/2011 - Página 18781
- Assunto
- Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
- Indexação
-
- ELOGIO, PUBLICAÇÃO, AGENCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIARIOS (ANTAQ), DESCRIÇÃO, ATUAÇÃO, TRABALHO, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, ZONA PORTUARIA.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr.Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, recebemos, em nosso gabinete, a publicação O Porto Verde - Modelo Ambiental Portuário, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O documento, de grande qualidade, descreve as linhas de atuação da Antaq na preservação do meio ambiente, nas instalações portuárias nacionais. Logo na apresentação da publicação, o Sr. Fernando Antonio Brito Fialho, Diretor-Geral da Antaq, esclarece que:
Além de internalizar vários dispositivos legais de proteção ao meio ambiente em seus regulamentos, a Antaq vem, em todos os foros de discussão dos transportes aquaviários, defendendo essa proteção como regra indissociável de um moderno setor de transportes, a ser pautado por políticas nesse sentido. A Antaq quer servir de exemplo como instituição que incentiva e orienta os agentes por ela regulados a exercerem suas atividades com responsabilidade ambiental.
O principal objetivo da publicação O Porto Verde, continua o autor, é apresentar, de modo simples, “as questões ambientais relativas à atividade portuária, como um instrumento efetivo de apoio à construção de um ambiente ecologicamente equilibrado, que nos exige a Constituição”.
Dentro do interessante temário tratado pelo documento, constam assuntos como: “Princípios ambientais”; “A riqueza que transita pelos portos”; “O ambiente institucional portuário”; “Políticas e planos nacionais voltados para o meio ambiente”; “A infraestrutura ambiental disponibilizada para os portos”; “Os impactos ambientais”; “Licenciamento ambiental”; “Estudos ambientais”; “As agendas portuárias”; “A gestão ambiental portuária”; “O Sistema Integrado de Gestão Ambiental Portuária”; “Capacitação ambiental”; “Planejamento ambiental: por contabilidade ambiental mais positiva”; “Produtos perigosos”; “Legislação ambiental”; “A Antaq e a regulação ambiental” e “Convenções internacionais”.
Srªs e Srs. Senadores, gostaríamos de parabenizar a Agência Nacional de Transportes Aquaviários pela publicação O Porto Verde - Modelo Ambiental Portuário, de grande valor para todos os que se preocupam com questões ambientais e portuárias.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado.
Modelo1 11/13/243:50