Discurso durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações aos agraciados com o Diploma José Ermírio de Moraes.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Congratulações aos agraciados com o Diploma José Ermírio de Moraes.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2011 - Página 23713
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, CUMPRIMENTO, EMPRESARIO, GANHADOR, PREMIO, DIPLOMA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, SETOR, INDUSTRIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


           O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com muita satisfação que entregamos hoje aos três agraciados deste ano o Diploma José Ermírio de Moraes, instituído há dois anos para reconhecer personalidades de destaque no setor industrial que tenham oferecido contribuição relevante à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do País.

           Nesta homenagem, Sr. Presidente, tão apropriadamente referida a José Ermírio de Moraes, ele próprio um dos maiores empreendedores que este País já conheceu, o Senado Federal expressa o reconhecimento da sociedade brasileira pela contribuição daqueles que, com seu esforço, criam as condições concretas em que nossa riqueza e nossa prosperidade são efetivamente produzidas.

           Este ano, três são os homenageados com o Diploma.

           O primeiro é José Dias de Macêdo, presidente da organização J. Macêdo, com atuação em diversas áreas, como alimentos, tecidos e veículos, com destaque, na área de alimentos, para o segmento de farinhas domésticas, em que o grupo é líder nacional com suas marcas. Com uma história iniciada em 1939, graças ao espírito empreendedor de José Dias de Macêdo, desde 2004, a J. Macêdo tornou-se a maior processadora de trigo no Brasil, consolidando sua posição como uma das maiores indústrias de alimentos do País.

           Agraciados também este ano foram os irmãos Eugênio e Euflávio Ribeiro, do Grupo Cairu, que fabrica bicicletas em Pimenta Bueno, em Rondônia. Iniciado nos anos 1980, no início da década seguinte o Grupo lançou-se na produção de bicicletas, atividade então explorada por pouquíssimas empresas no Brasil. Hoje a empresa fabrica cerca de 250 mil unidades por ano, atuando sobretudo nos Estados no Norte, do Centro-Oeste e Nordeste, e tem diversificado suas atividades, atuando também na distribuição de peças, no transporte e comercialização de combustíveis e na agropecuária.

           Por fim, recebe também o Diploma este ano o empresário Walterci de Melo, do Laboratório Teuto Brasileiro, maior produtor nacional de medicamentos genéricos e uma das maiores indústrias farmacêuticas da América Latina. Fundada em São Paulo, instalada, durante algum tempo em Minas Gerais, foi comprada pelo empresário goiano Walterci de Melo e, no início dos anos 1990, instalada em Anápolis, no Estado de Goiás. Desde então não para de crescer. Líder no mercado nacional de genéricos, exporta ainda para países da América do Sul, América Central, África, Oriente Médio e Europa. Hoje parceira do laboratório norte-americano Pfizer, a empresa tem potencial para se destacar ainda mais no mercado internacional.

           Para encerrar, Sr. Presidente, quero aqui deixar aos agraciados minhas congratulações pela contribuição que dão, com seus esforços, para a prosperidade nacional e pelo exemplo que nos deixam do valor do empreendedorismo. E faço questão de estender estas minhas congratulações ao Senado Federal, pela bela iniciativa de instituir o Diploma José Ermírio de Moraes, que nos permite prestar esta justíssima homenagem a estes grandes e imprescindíveis personagens de nossa vida econômica e social, que são os nossos empresários.

           Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 11/13/243:50



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2011 - Página 23713