Fala da Presidência durante a 56ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração do Dia Nacional dos Aposentados e Pensionistas.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do Dia Nacional dos Aposentados e Pensionistas.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2011 - Página 12227
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, APOSENTADO, PENSIONISTA, IMPORTANCIA, RESPEITO, IDOSO, OBEDIENCIA, RELIGIÃO.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Meus amigos, depois da fala brilhante do Ministro Garibaldi, vou fazer uma fala muito rápida aqui, para ouvirmos, em seguida, o Hino da Cobap.

            O Hino da Cobap fala por todos nós.

            Permitam-me dizer o seguinte: considero o dia de ontem muito importante. No domingo de Páscoa, a gente reza e lembra da história daquele que, para mim, foi o maior revolucionário de todos os tempos; aquele que deu sua vida, que foi crucificado porque queria o bem de todos nós.

            Por isso, meus amigos, eu diria a vocês que esta é, de fato, uma sessão especial, por ser logo após a Páscoa. Não vou fazer meu pronunciamento. Permitam-me apenas que eu lembre aqui algo que Ele escreveu, que são os Dez Mandamentos, que Deus deixou para todos nós.

            O que dizem os Dez Mandamentos? Amarás teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente e a teu próximo como a ti mesmo.

            Para “amar a ti como a teu próximo”, é impossível que a gente não olhe para os idosos no nosso País e para os aposentados. Se respeitarmos o primeiro mandamento, com certeza não vai haver gente se aposentando com R$30 mil, sem fator, e o aposentado com salário mínimo, não tendo sequer reajuste real. (Palmas.)

            Devemos, aqui, sim, respeitar o primeiro mandamento.

            Segundo mandamento: não usarás o nome de Deus em vão.

            Todo dia, quando a gente abre a sessão, a gente diz que está aberta a sessão em nome de Deus. Vamos respeitar o nome de Deus, aprovando, aqui, leis para os aposentados. (Palmas.)

            Terceiro mandamento: guardarás domingos e festas de guarda.

            Quarto mandamento: honrarás pai e mãe - avós, bisavós; honrarás os idosos do nosso País. (Palmas.)

            Não matarás, quinto mandamento.

            Num momento de tanta violência, quando, no Rio de Janeiro, alguém mata doze jovens numa sala de aula e depois se mata; quando, em São Paulo, em Santos, alguém atira em oito jovens, dos quais dois morrem; quando, em outra cidade, três jovens apunhalam outro jovem, que estava no chão.

            Não matarás, viva a vida, viva a paz! (Palmas.)

            É bom lembrar os Dez Mandamentos, sim, independentemente da religião de cada um. 

            Sexto mandamento: guardarás castidade nas palavras e nas obras.

            Que a palavra dita da tribuna, por cada um de nós, aqui seja guardada, respeitada e cumprida. É disso que precisamos.

            Sétimo mandamento: não roubarás.

            Àqueles que estão roubando a Previdência, que não pagam a Previdência, que desviam dinheiro da Previdência temos que dizer: não roubarás o dinheiro que falta para a saúde, que falta para educação, que falta na Previdência para pagar nossos aposentados e também nossos pensionistas. Parem de roubar! Deixem lá o dinheiro da Previdência aqueles que sonegam e que não pagam. (Palmas.)

            Oitavo mandamento: não levantarás falso testemunho.

            Quantos usam a falsidade? Quantos dizem “Ah, eu não fiz, eu não peguei, eu não usei”, mas usam indevidamente o dinheiro da Previdência?

            Por isso, Senador Garibaldi, eu estou feliz com a sua presença, porque sei da sua responsabilidade para preservar o dinheiro do nosso povo.

            Diz o nono mandamento: guardarás castidade nos pensamentos e nos desejos.

            Isso é não desejar o que é dos outros, é não desejar o dinheiro do nosso povo, dos trabalhadores, desses homens e mulheres que, durante toda a vida, trabalharam, contribuíram e só querem um salário decente para envelhecer com dignidade! (Palmas.)

            É só isso que eles querem.

            O último mandamento diz: não cobiçarás as coisas do próximo.

            Ora, se eles pagaram durante a vida toda sobre um a dez salários, e muitos que estão aqui, quem sabe, até sobre 20 salários, como podemos aceitar que eles passem a receber o correspondente a um salário mínimo? Esse é o destino de todos do regime geral da Previdência se nada for feito.

            Por isso, esta Casa aprovou - e o Senador Garibaldi votou junto com a gente - o PL nº 1. O que diz o PL nº 1, que está na Câmara dos Deputados? Que queremos, somente, que o salário dos aposentados acompanhe o crescimento do mínimo. É só isso.

            É só isto que vocês querem: que acompanhe o crescimento.

            Avançamos, sim, há algum tempo - Gabas, você ajudou, o Ministro ajudou - e garantimos, pelo menos, 80% do PIB.

            Queremos achar, sim, uma alternativa ao fator previdenciário.

            Aqui, eu termino.

            Viva Cristo! Viva Deus! Viva os homens e as mulheres pela sua luta histórica em defesa da nossa gente! (Palmas.)

            Viva aqueles que pensam no bem comum! Viva aqueles que olham para o outro com amor, com solidariedade; aqueles que querem a fraternidade! Viva todos vocês que, eu sei, viajaram dos seus Estados - 22 Estados - e ficaram horas e horas nos ônibus, homens e mulheres com 60, com 70, com 80 anos!

            Warley, eu quero homenagear a Cobap, as centrais e as confederações, mas foi a Cobap que liderou esse movimento e por isso nós estamos aqui.

            Vida longa a todos vocês! Voltem para os seus lares, abracem os netos, os filhos, os bisnetos. Mostrem a eles que vocês, de cabelos brancos, independentemente do Estado, estão, aqui, pensando no futuro deles, porque eles serão os aposentados de amanhã.

            Por isso, faço este pronunciamento inspirado nos Dez Mandamentos. Leiam mais os Dez Mandamentos, homens e mulheres deste País, para que não se faça injustiça contra os nossos idosos, os nossos aposentados, as nossas crianças, a nossa juventude.

            Vida longa aos aposentados e pensionistas!

            Vida longa à Cobap! (Palmas.).

            Agradeço a todos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2011 - Página 12227