Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração aos 16 anos da Rede Vida de Televisão.

Autor
Ana Rita (PT - Partido dos Trabalhadores/ES)
Nome completo: Ana Rita Esgario
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração aos 16 anos da Rede Vida de Televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 22/06/2011 - Página 24844
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª ANA RITA (Bloco/PT - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Senador Randolfe Rodrigues, signatário da presente sessão, quero saudar toda a Mesa, saudando nossas companheiras e amigas, a irmã Maria e a Srª Antônia, por estarem aqui representando, também, a Rede Vida.

            Quero saudar toda a Mesa que está aqui, quero saudar todos os presentes, todas as pessoas que colaboram, que contribuem para o trabalho da Rede Vida, para que os programas possam ir ao ar com tanta alegria, com tanta espiritualidade. Quero fazer isso através da Danny Pink, que é apresentadora do Hora de Brincar. Já tive oportunidade de vê-la, de assisti-la e muito nos alegra poder tê-la aqui. Em seu nome, Danny, quero saudar todos os presentes, todas as pessoas que estão aqui.

            Quero saudar todos os Senadores e Senadoras aqui presentes, os expectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado e, também, todos aqueles que assistem à Rede Vida e conseguem se enriquecer com as palavras, com todo o conteúdo de evangelização, de informação que a Rede Vida nos transmite todos os dias.

            Hoje, celebramos desta tribuna os 16 anos da Rede Vida, uma emissora que nasceu com a intenção de levar aos lares brasileiros, às famílias brasileiras, informação, cultura, entretenimento e religião.

            A programação da Rede Vida é voltada para a família, para o reforço de valores que contribuem para o desenvolvimento de nossa sociedade,

            Valores morais, éticos e religiosos, baseados em princípios cristãos sólidos e que, independente da religião do expectador, contribuirá para o seu crescimento como ser humano.

            Hoje, as críticas que são feitas à programação de TV não podem ser estendidas à Rede Vida que mantém uma programação de qualidade ímpar. A idéia ambiciosa de se criar uma emissora para divulgar o Evangelho, ter uma programação voltada para a família e que não ficasse restrita às questões religiosas foi o grande desafio de seus idealizadores e que, 16 anos depois, foi muito bem sucedida. É importante que se registre a preocupação da emissora em manter em sua grade, conforme já foi dito aqui, telejornais e programas de entrevistas que tratem da política, que comentem os acontecimentos no cenário político, informando de forma mais isenta e imparcial a população sem ter por trás qualquer tipo de pressão comercial. Isso é que é muito importante.

            Destaco, também, o espaço para o esporte menos profissional. Ao transmitir jogos de campeonatos de futebol, e, aqui aplaudo ser uma das poucas emissoras que transmitem partidas de futebol feminino, valorizando as mulheres e dando espaço às jogadoras que têm tanto talento e competência, tanto quanto os homens, e não possuem um décimo do espaço.

            No site da Rede Vida, destacamos o espaço ao usuário para pedidos de intenções de missa, textos da liturgia diária, informações como o santo do dia, o terço on-line e a vela virtual, onde podem ser colocadas as intenções de orações.

            E, aqui, quero fazer um destaque. Eu já dizia isso, logo no início, principalmente para os nossos Bispos aqui presentes, que a minha família é uma família fervorosa, uma família religiosa. Minha mãe, particularmente, assiste todos os dias às celebrações da Rede Vida. Como moro só com ela e, quando eu saio, ela fica muito só, para ela, a Rede Vida é uma grande companhia, e ela consegue passar o dia todo rezando e assistindo não só às celebrações da missa, mas todos os programas que a Rede Vida tem nos possibilitado.

            Quero aqui agradecer por esta oportunidade também que tem dado às nossas famílias de poderem se enriquecer da palavra de Deus, se fortalecer na fé e se manter cada vez mais esperançosas em dias melhores.

            A Rede Vida traz programas de variedades, voltados para crianças e jovens, receitas, jornalismo, esporte, enfim... uma gama de temas para entreter de forma educativa a família brasileira.

            Destaco aqui um pouco da história da Revê Vida que começou com um jornalista de Barretos, interior paulista, que já foi aqui lembrado pela nossa Senadora Vanessa, o Sr. João Monteiro de Barros Filho, aqui presente, o que muito nos alegra.

            Também dizer que a ideia de formar a Rede Vida de televisão nasceu durante o Governo do Presidente José Sarney, que foi também aqui lembrado pela Senadora Vanessa. Na época, a disputa pelo canal 11 de São José do Rio Preto foi grande e o jornalista barretense representava o segmento mais fraco, mas tinha a promessa do presidente e uma fé imensa.

            Aqui eu quero dizer, Sr. João Monteiro, que à época, com certeza, as assinaturas que as comunidades conseguiram colher para contribuir na defesa da instalação, da criação da Rede Vida com certeza também ajudaram bastante. Eu me lembro que na Arquidiocese de Vitória, do Estado do Espírito Santo, muitas famílias, muitas pessoas ajudaram a colher assinaturas no sentido de que a Rede Vida fosse criada. Então, em nome dessas pessoas, em nome de todas essas famílias, quero aqui agradecer a força, a coragem, o empenho, a disposição de todos vocês na criação da Rede Vida.

            A vitória na disputa pela geradora de Rio Preto foi o primeiro milagre da trajetória da emissora católica, segundo está escrito na própria história da TV. O segundo desafio era de fato convencer a CNBB da criação da Rede Vida.

            O Sr. Monteiro Filho conseguiu duas importantes adesões: a do arcebispo metropolitano de Botucatu, Dom Antonio Maria Mucciolo e a do arcebispo de Mariana, Dom Luciano Mendes de Almeida, que tivemos a oportunidade de conhecer.

            E, 17 de dezembro de 1992, Monteiro Filho acolheu a sugestão de Dom Luciano Mendes de Almeida e fundou o Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, o Inbrac, com estatutos sugeridos pelo professor Celso Neves e pelo jurista João Grandino Rodas.

            Com a concessão aprovada pelo Congresso e o Inbrac formado, a tarefa do jornalista era colocar no ar a emissora católica. Monteiro Filho saiu em busca de investidores, parceiros católicos e patrocinadores. Era preciso um milagre para o projeto decolar. E aí, conforme foi lembrado, no Natal de 1994, o arcebispo de Botucatu recebeu um telefonema de Andrade Vieira, anunciando que o Bamerindus seria o primeiro anunciante da Rede Vida, pagando os anúncios antecipadamente.

            O banco foi o primeiro anunciante da Rede Vida e com a verba pudemos lançar a TV num prédio moderno em Rio Preto - conforme já foi lembrado. Com essa história bonita e abençoada se iniciou a Rede Vida.

            Orgulha-me participar desta homenagem a esse veículo de comunicação. Parabenizo os fundadores aqui presentes, a todas e a todos os profissionais que ajudam a fazer a história da comunicação brasileira dentro da Rede Vida.

            Quero aqui desejar toda a felicidade para a Rede Vida, desejar que o Espírito Santo de Deus ilumine sempre cada um e cada uma, para que esta Rede Vida, que tão bem tem feito ao povo brasileiro, possa continuar trazendo para todas as famílias muitas alegrias, muita força, muito ânimo e muita esperança, principalmente para aquelas pessoas que precisam da proteção divina para se manter firme na caminhada, como são as pessoas doentes, aqueles que precisam de apoio espiritual, principalmente.

            Que Deus abençoe a todos vocês e um grande abraço a todas. (Palmas.)


Modelo1 5/29/248:35



Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/06/2011 - Página 24844