Discurso durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Requerimento de pesar pelo falecimento do Sr. Expedito Parente.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Requerimento de pesar pelo falecimento do Sr. Expedito Parente.
Publicação
Publicação no DSF de 14/09/2011 - Página 37219
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, MORTE, EXPEDITO PARENTE, PESQUISADOR, Biodiesel, ELOGIO, PESQUISA, COMBUSTIVEL ALTERNATIVO.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, enquanto a nossa Senadora não chega à tribuna, falo uma intervenção pela ordem, para pedir a V. Exª a votação do requerimento, que encaminhei à Mesa, de pesar pelo falecimento de uma das figuras mais ilustres da pesquisa brasileira, o Sr. Expedito Parente, que é considerado o pai do biodiesel e, agora, do bioquerosene, porque os aviões já estão testando o querosene que é fruto da pesquisa desenvolvida por esse ilustríssimo cearense do mundo.

            Ele não era um homem que estava fixado apenas ali, naquele território. Ali era sua referência. Ele se destacou como um grande pesquisador, um grande cientista; foi premiado pelas principais academias, laureado na área da química pelas suas invenções, pelas suas descobertas, desde a mais sofisticada, como o biocombustível, o bioquerosene, até uma vaca mecânica, que fez no Governo de Franco Montoro, em São Paulo, para tirar e garantir o leite de soja para a população pobre da periferia de São Paulo. Depois, foi recebido por Alberto Silva, para fazer o mesmo no Piauí, para andar no interior do Norte brasileiro, catando os cocos possíveis de garantir o biodiesel na região Norte do Brasil, e para ver como a mamona poderia oferecer o biocombustível no Nordeste brasileiro.

            Essa figura ilustre infelizmente faleceu após uma cirurgia de diverticulite. Essa diverticulite, Paim, não é mole. Eu acho que tínhamos de fazer uma campanha em cima dela, para poder homenagear essa figura tão ilustre, que foi o nosso querido Expedito de Sá Parente.

            Então, peço a V. Exª que possamos votar esse requerimento de pesar pelo falecimento desse cientista e pesquisador brasileiro, uma pessoa adorável, que era um homem da ciência, mas um homem brincalhão, de sorriso aberto sempre e cativante, tanto que, em quinze minutos de conversa com ele, o Presidente Lula chegou e disse: “Olha, vamos fazer o seguinte: você marca uma reunião, para a gente conversar, lá no meu gabinete, sobre esses assuntos”. Isso, pelo seu jeito, pelo seu afago, pelo seu afeto com o Presidente Lula.

            Por isso, quero fazer esse registro, minha querida Lídice da Mata. Sei que, mais do que ninguém, V. Exª sabe o valor dessas pessoas que se dedicam absolutamente, totalmente ao interesse público, ao interesse do nosso Brasil, fazendo pesquisa e mostrando a inteligência do nosso povo.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/09/2011 - Página 37219