Discurso durante a 195ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Cidade de Manaus pelo transcurso, em 25 de outubro, dos 342 anos de sua fundação. (como Líder)

Autor
Alfredo Nascimento (PR - Partido Liberal/AM)
Nome completo: Alfredo Pereira do Nascimento
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à Cidade de Manaus pelo transcurso, em 25 de outubro, dos 342 anos de sua fundação. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 27/10/2011 - Página 44159
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), PARTICIPAÇÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO, COMENTARIO, IMPORTANCIA, CIDADE, NECESSIDADE, SOLUÇÃO, PROBLEMA, SAUDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PUBLICA.

            O SR. ALFREDO NASCIMENTO (PR - AM. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente.

            Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, em 25 de outubro nós, do Amazonas, comemoramos os 342 anos de fundação da cidade de Manaus. Foi um dia de muita alegria para a população, que foi às ruas festejar a nossa capital, apreciando o presente e sonhando com dias melhores. A despeito da bela festa, que mobilizou toda a sociedade manauara, penso que de nós, homens públicos, no aniversário de Manaus, é exigida uma profunda e sincera reflexão.

            Manaus é a cidade que eu escolhi para viver e construir a minha família. Lá eu tive as mais importantes oportunidades de crescimento pessoal e de qualificação profissional, conheci e me apaixonei pela política.

            Em Manaus, mereci a confiança de meus concidadãos e pude, como gestor público, participar e contribuir para a construção do desenvolvimento que a cidade exibe hoje.

            Nossa cidade é o motor do Estado do Amazonas, polo gerador de desenvolvimento e modelo inspirador para as cidades do interior. Manaus é um dos mais importantes centros econômicos da Região Norte do nosso País. Cidade mais populosa da Amazônia, tornou-se referência natural no debate pela defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável no Brasil.

            Manaus também é a sexta cidade mais rica do país, cuja economia e desenvolvimento são alavancados pelo polo industrial. A pujança de sua economia, a diversidade do seu meio ambiente e a força de sua cultura são apenas a face mais visível de nossa capital. Mas Manaus não é só sua gente alegre e hospitaleira, a beleza dos seus rios ou os fartos dividendos gerados pela sua indústria.

            No exercício do cargo de prefeito por dois mandatos consecutivos, eu tive um conhecimento profundo de Manaus, do seu potencial e seus problemas.

            Muita coisa foi feita nos últimos anos, a cidade manteve o ciclo de desenvolvimento que a coloca entre as dez maiores do País. A despeito disso, penso que houve um forte retrocesso em setores importantes, com alto impacto na qualidade de vida do cidadão da capital, que hoje se vê emparedado entre o crescimento e as mazelas sociais. Pouco avanço foi registrado na saúde, na educação e na segurança pública. Manaus ainda é uma capital onde falta atendimento médico básico, e a população está acuada pela escalada da violência.

            Vejamos o caso da segurança pública. Nos últimos meses, todos nós assistimos, constrangidos, aos apelos da população por mais segurança. Manaus foi às ruas, em passeatas e manifestações, para exigir um basta, uma providência do Poder Público para conter a criminalidade.

            Uma onda de assaltos, arrastões, sequestros relâmpagos assolou a cidade no primeiro semestre e deixou nossos cidadãos e cidadãs em pânico. Os jornais estamparam em suas manchetes casos emblemáticos da desfaçatez dos criminosos e da impotência das polícias para esboçar uma reação.

            No caso da saúde, os problemas também são visíveis e não menos importantes. Faltam leitos nos hospitais, médicos e outros profissionais da saúde, falta uma política consistente que leve saúde e atendimento digno à população de Manaus.

            Srs. Senadores e Srªs Senadoras, Manaus é uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o que torna nossos desafios ainda mais intensos e urgentes. Temos visto o aumento do investimento em grandes obras, especialmente na infraestrutura e mobilidade urbana, o que é muito importante.

            Penso, entretanto, que isso não basta para dar ao cidadão as oportunidades que ele deseja, nem para sustentar o crescimento econômico da cidade. São muitos os problemas e desafios e seu enfrentamento exige mais do que obras vistosas. Eu vejo uma ostensiva deterioração das condições de vida na cidade. Os projetos sociais não têm sido levados a sério nem apresentam resultados concretos para a população.

            Em 2012 teremos eleições municipais. É chegado o momento de enxergar e discutir os problemas de nossa capital, de construir e apresentar um projeto que permita enfrentá-los e abrir um novo ciclo para Manaus.

            Esse é o debate que eu proponho - e que deve ser elevado, sincero e desassociado de qualquer jogo político rasteiro - e que meu partido encaminhará no próximo período. O Partido da República participará ativamente do debate político e, certamente, dará sua contribuição para que Manaus avance ainda mais. É preciso cuidar do cidadão, dar às pessoas melhores condições de vida e uma perspectiva de futuro.

            Para concluir, Sr. Presidente, não poderia deixar de mencionar que a Presidente Dilma participou das celebrações de aniversário de nossa Capital. Dias atrás, mais precisamente na segunda-feira, ela inaugurou a ponte sobre o rio Negro, uma obra muito importante para os cidadãos de Manaus e Municípios vizinhos, que agora terão mais facilidade de acesso e segurança para ir e vir.

            Ladeada pelo ex-Presidente Lula, a Presidenta também cumpriu um de seus compromissos com o povo do Amazonas e assinou a prorrogação da Zona Franca de Manaus por mais cinquenta anos, estendendo os seus benefícios ao polo industrial de Manaus e a outros Municípios da região metropolitana. Passam a ser beneficiados Iranduba, Novo Airão, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Manacapuru. Abre-se uma nova perspectiva para essas cidades, que terão melhores oportunidades de desenvolvimento.

            Sem dúvida, é uma decisão que deve ser comemorada, fundamental para o Manaus e do Amazonas, mas não é suficiente.

            Falta à Presidente Dilma o cumprimento do compromisso mais antigo, assumido durante as campanhas, que deram ao Presidente Lula suas votações mais vistosas no Norte do País, e que a Presidente Dilma tomou para si quando apresentou sua candidatura à Presidência em 2010: concluir a pavimentação da BR-319.

            Emblemática, essa é uma obra fundamental para o povo do Amazonas. Sua execução efetiva depende de vontade política e pulso firme e, certamente, é o sinal inequívoco do carinho que a Presidenta diz dedicar ao povo do nosso Estado.

            Torço por isso e cumprimento o povo de Manaus pelo seu aniversário.

            Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/10/2011 - Página 44159