Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Lamento pelo assassinato do Bispo anglicano Robinson Cavalcanti e sua esposa, em Olinda, Pernambuco; e outro assunto.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Lamento pelo assassinato do Bispo anglicano Robinson Cavalcanti e sua esposa, em Olinda, Pernambuco; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 01/03/2012 - Página 4312
Assunto
Outros > HOMENAGEM. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, BISPO, IGREJA CATOLICA, CONJUGE, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), VITIMA, HOMICIDIO, AUTORIA, FILHO, VOTO DE PESAR, FAMILIA.
  • REGISTRO, VISITA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETIVO, INAUGURAÇÃO, OBRA PUBLICA, PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC), HABITAÇÃO, URBANIZAÇÃO, AMBITO ESTADUAL.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, eu gostaria de abordar, na tarde de hoje, a visita realizada pela Presidenta Dilma ao Estado de Pernambuco no dia ontem, mas gostaria, inicialmente, de fazer aqui um registro muito triste para todos nós pernambucanos, para mim especificamente.

            O Brasil tomou conhecimento de uma tragédia familiar que estarreceu o País nesses últimos dias, especialmente a nós, pernambucanos: o assassinato do bispo anglicano Robinson Cavalcanti e da sua esposa, Miriam Nunes Cavalcanti, que foram brutalmente mortos a facadas em sua residência no bairro dos Bultrins, em Olinda. E o mais triste: foram assassinados pelo filho de dezenove anos. Ao que tudo indica, o rapaz esteve envolvido com drogas no período em que morrou nos Estados Unidos, treze anos, tendo inclusive sido deportado, após ter entrado na criminalidade, participando de gangues que existem nas grandes cidades daquele país.

            É uma tragédia que choca e preocupa todas as pessoas e todas as famílias. Eu gostaria de expressar nesta tribuna a minha preocupação com situações como essa, envolvendo juventude perdida com as drogas, famílias destruídas, atos bárbaros.

            Lamento muito a morte do Bispo Robinson e de sua esposa. Particularmente, lamento mais ainda por tê-lo conhecido de perto.

            Tive a felicidade de tê-lo como meu assessor parlamentar durante quatro anos, no período em que fui Deputado Federal, de 95 a 99.

            Tratava-se de uma pessoa dedicada e trabalhadora. Foi coordenador de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco e chefe do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco.

            Miriam Nunes Machado, assim como o marido, foi uma mulher dedicada à caridade. Ambos trabalhavam para a Igreja Anglicana, da qual Robinson foi bispo.

            O velório foi realizado ontem, em um clima de forte comoção, e teve a participação de centenas de pessoas, na capela da Paróquia Anglicana Emanuel.

            Hoje, os corpos do bispo Robinson e de Miriam já estão sendo sepultados no cemitério Morada da Paz, em Paulista.

            Eu gostaria de fazer, aqui, o meu voto de pesar e expressar a minha solidariedade aos familiares e amigos.

            Srª Presidenta, o principal motivo da minha fala, hoje, é dizer que tivemos oportunidade de acompanhar, na segunda e na terça-feira, a visita da Presidenta Dilma ao Estado de Pernambuco. Foi a segunda passagem da Presidenta ao nosso querido Estado, somente neste mês de fevereiro. A primeira foi no início do mês, para vistoriar as obras da transposição do rio São Francisco e as obras da Transnordestina.

            Foi com muita satisfação que tivemos oportunidade de acompanhar, ontem, a Presidenta Dilma, o Prefeito de Recife, João da Costa, e o Governador Eduardo Campos na entrega de obras importantes para a população recifense, resultado de um trabalho conjunto realizado pelas administrações federal e municipal, que atuam em completa sintonia para atender aos anseios do nosso povo.

            Foram entregues 480 moradias, que completam o Residencial Via Mangue, localizado no bairro do Pina, zona sul do Recife. Trata-se da última etapa dos três residenciais, que, somados, oferecem 992 apartamentos e que estão contemplados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

            Os habitacionais Via Mangue I, II e III são parte de uma obra mais ampla, a Via Mangue, a maior intervenção viária na capital pernambucana nos últimos 30 anos, feita, agora, pelo Prefeito João da Costa.

            A Via Mangue inclui obras de habitação, saneamento e urbanização, realizadas não somente para a Copa do Mundo de 2014, mas pensando, sobretudo, no bem-estar da população recifense.

            O empreendimento atende aos anseios da nossa população e mudará de forma permanente a vida do nosso povo. Ele faz parte das intervenções em curso para melhorar o problema de mobilidade urbana, que afeta atualmente grandes cidades no mundo. Com investimentos de R$556 milhões, a Via Mangue vai desafogar o fluxo de veículos em um dos percursos mais importantes do Recife, que liga o centro da cidade ao bairro de Boa Viagem, vai aumentar a qualidade de vida da população do entorno, inclusive de muitas pessoas que moravam em palafitas e que agora estão passando a ocupar esses apartamentos. Entre as comunidades contempladas estão Combinado, Beira-Rio, Pantanal, Xuxa, Paraíso, Deus nos Acuda, entre outras.

            Com essas obras, vimos também os resultados gerados pelo programa Minha Casa, Minha Vida para a população da capital do nosso Estado. Programa criado ainda no governo Lula e ampliado na administração da Presidenta Dilma, permitindo que os brasileiros mais pobres tenham acesso à moradia.

            Como bem disse a Presidenta em seu discurso, em Pernambuco, assim como o Governador Eduardo Campos, o PAC é um programa fundamental não somente por facilitar o acesso à moradia, como por movimentar, junto com outras iniciativas do Governo federal, o emprego na construção civil. Emprego e casa - dois direitos que não podem ser negados à nossa população.

            Estamos todos trabalhando para oferecer isto: mais dignidade, melhores oportunidades, moradia, saúde e uma vida melhor para os pernambucanos e as pernambucanas, brasileiros e brasileiras, apesar dos enormes desafios vividos neste País continental, diante de uma economia global frágil e de décadas de omissão, sobretudo com as regiões mais carentes do Brasil.

            O Governo da Presidenta Dilma, a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco estão de mãos dadas por um Estado mais desenvolvido, com melhor qualidade de vida à população. Vamos, assim, fazer avançar Recife, Pernambuco e o Brasil.

            Agradeço a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/03/2012 - Página 4312