Discurso durante a 29ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Serviço Social da Construção Civil (Seconci) pelos trabalhos realizados na área social.

Autor
Cyro Miranda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Cyro Miranda Gifford Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, POLITICA SOCIAL.:
  • Homenagem ao Serviço Social da Construção Civil (Seconci) pelos trabalhos realizados na área social.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2012 - Página 6674
Assunto
Outros > HOMENAGEM, POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ORADOR, RELAÇÃO, INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL, INDUSTRIAL, CONSTRUÇÃO CIVIL, MOTIVO, BENEFICIO, TRABALHADOR, ASSISTENCIA SOCIAL, ASSISTENCIA MEDICO-HOSPITALAR, PREVENÇÃO, DOENÇA, SEGURANÇA, ACIDENTE DO TRABALHO.

            O SR. CYRO MIRANDA (Bloco/PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente Eunício, que preside esta sessão; Srªs e Srs. Senadores, senhores nossos convidados do Seconci, Presidente, Secretários, colaboradores, saúdo todos na pessoa do Presidente do Seconci-Brasil, José Augusto Florenzano.

            Eu quero, antes de começar meu pronunciamento, parabenizar minha amiga, Senadora Ana Amélia, porque, hoje, um dos projetos meritórios... Aliás, todos os projetos de sua autoria são realmente extremamente meritórios. Eu não preciso falar nada, pois seu conterrâneo nessa carta falou tudo o que nós pensamos. Parabéns! Estamos sempre do seu lado para esses grandes projetos.

            A Srª Ana Amélia (Bloco/PP - RS. Fora do Microfone.) - Obrigada.

            O SR. CYRO MIRANDA (Bloco/PSDB - GO) - TV Senado, Srªs e Srs. Senadores, ao ocupar esta tribuna hoje, quero render homenagem ao Serviço Social da Indústria da Construção Civil - Seconci.

            Essa instituição está presente em diversos Estados da Federação com o objetivo de proporcionar aos trabalhadores da construção civil e aos familiares assistência social e atendimento à saúde voltados à prevenção de doenças, segurança e medicina do trabalho, bem como odontologia ambulatorial.

            Os Seconcis podem ser considerados uma porta aberta voltada ao aprimoramento da qualidade de vida dos três milhões de empregados da construção civil, que impulsionam a economia do Brasil.

            Sem dúvida, trata-se de uma entidade que resgata o sentido maior da responsabilidade social das empresas na teoria e na prática.

            Srªs e Srs. Senadores, por outras palavras, os Seconcis contribuem para uma sociedade mais justa e demonstram que os interesses dos empresários da construção civil ultrapassam os negócios e se voltam para o bem-estar dos trabalhadores e da comunidade em geral.

            Assim, resgatam a dignidade do trabalhador da construção civil de forma a melhorar as condições de vida do próprio operário e de sua família.

            Os números impressionam! São aproximadamente 300 mil consultas médicas por ano e investimentos da ordem de 60 milhões de reais em 2011. Só de beneficiários dos serviços prestados pelos Seconcis, entre trabalhadores e dependentes, foram 483.000 pessoas, num total de 2 milhões de consultas.

            Os Seconcis existem muito antes do conceito de responsabilidade social começar a ser difundido de forma mais abrangente no meio empresarial, sobretudo no Brasil. O primeiro foi criado em 20 de março de 1964, em São Paulo, capital, com o espírito de prevenir para não remediar.

            Embora autônomo e com filosofia própria, os Seconcis estão vinculados aos Sindicatos da Indústria da Construção Civil - Sinduscons, em nível local, e à Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC, em nível nacional.

            Hoje, os Seconcis estão presentes em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo, Amazonas e Pará.

            Faço aqui um aparte para dizer da minha satisfação em conhecer, na segunda-feira passada, o Seconci de Goiás, em Goiânia, onde, no ano passado, foram prestados 118 mil atendimentos. Congrega uma família de 25 mil trabalhadores e hoje se prepara para o salto de triplicar esses atendimentos e triplicar essa ação social. Ao Estado de Goiás os nossos parabéns!

            Esse trabalho, que tem sido realizado há mais de 40 anos, ajuda a diminuir a demanda do SUS e qualifica os Seconcis para novas experiências no campo da assistência médico-hospitalar. Trata-se de um sistema que deveria servir de exemplo de eficiência e efetividade para o Governo reorganizar o SUS.

            Vejam, senhoras e senhores, essa é uma obrigação do Estado, é uma obrigação da União, prestar essa assistência médico-hospitalar e de segurança no trabalho. No entanto, os Seconcis, voltados ao espírito de realizar e ajudar o Governo Federal a aliviar essa carga, atendem, no Brasil, 3 milhões de pessoas, o que seria o papel do SUS, desonerando. É justo que eles tenham uma retribuição do Estado, da União, em relação a esse trabalho que estão prestando. Então, visando dar um prêmio a essa classe, estamos fazendo um projeto para aliviar na folha de pagamento. Em vez de 20%, diminuir esse percentual a 2% para todas essas empresas que participam do sistema do Seconci.

            Não é só, Sr. Presidente, o Seconci-SP é responsável pela gestão do Hospital Geral de Itapecerica da Serra, do Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Regional de Cotia e o Hospital Estadual de Sapopemba.

            Em 2006, o Seconci-SP qualificou-se, também, como Organização Social pelo Município de São Paulo.

            Assim, passou a administrar quatro Unidades de Assistência Médica Ambulatorial - AMA, localizadas na zona leste da capital. Administra, ainda, o Território Penha-Ermelino Matarazzo, responsável por mais de 40 unidades de saúde.

            Está claro que a vontade dos empresários da construção civil é reforçar a responsabilidade social dos Seconcis e ampliar a área de atuação da entidade.

            Por isso é que foi criada, em 12 de agosto de 2011, a Associação Seconci-Brasil com a eleição do Conselho Deliberativo e Fiscal para o biênio 2011-2013.

            Tomadas as providências legais e logísticas para a instalação do Seconci-Brasil, está em curso o planejamento estratégico, cujo objetivo é preservar o espírito original dessa entidade pioneira.

            Sr. Presidente, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil é um exemplo de luta pela cidadania no mais alto sentido.

            Aponta para o objetivo permanente que deve nortear as ações de empregados e empregadores, qual seja, o desenvolvimento da coletividade, com valorização do trabalhador e da saúde preventiva.

            Nosso desejo é que o Seconci-Brasil se fortaleça e continue a promover a assistência aos operários da construção civil.

            Que esse exemplo de responsabilidade social frutifique de forma permanente e duradoura, porque os Seconcis são vigas mestras da cidadania no Brasil.

            Parabéns a todos os funcionários dessa instituição, aos diretores dos Seconcis estaduais e a todos os presidentes, a quem cumprimentamos na pessoa do Presidente do Seconci-Brasil, engenheiro José Augusto Florenzano. Tenho a honra de desfrutar da sua amizade por várias décadas e sei do seu espírito empreendedor e social. A sua missão, daqui para frente, é tornar o Seconci nacional nos 27 Estados da nossa Federação.

            Muito obrigado!

            Mais uma vez, parabéns a todos os senhores.

            Obrigado pela visita.

            Obrigado, Sr.Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2012 - Página 6674