Pela ordem durante a 32ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Encaminhamento de requerimento de voto de pesar pelo falecimento do Deputado Federal Ruy Pauletti.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Outros:
  • Encaminhamento de requerimento de voto de pesar pelo falecimento do Deputado Federal Ruy Pauletti.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/2012 - Página 7325
Assunto
Outros
Indexação
  • ENCAMINHAMENTO, MESA DIRETORA, SENADO, REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, MORTE, RUY PAULETTI, EX-DEPUTADO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador, nós encaminhamos à Mesa, os três Senadores do Rio Grande - Senador Simon, Ana Amélia e eu -, o seguinte requerimento, que passo a ler, se V. Exª me permitir. É bem rápido.

            O SR. PRESIDENTE (Pedro Taques. Bloco/PDT - MT) - Pois não.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) -

Nos termos do art. 218, inciso VII, do Regimento Interno do Senado Federal, requeiro Voto de Pesar pelo falecimento do Deputado Federal Ruy Pauletti, do PSDB, que faleceu dia 18 de março do corrente ano, aos 76 anos, em Caxias do Sul, terra tanto minha como do Senador Simon.

Ruy Pauletti foi Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Deputado Estadual em 2002 e Deputado Federal em 2006. Sua trajetória na Educação e na política foi longa e marcante. Formado em Estudos Sociais pela Unijuí, Pauletti começou a dar aulas ainda em 1957, na área rural da Serra Gaúcha. Entrou na política no ano seguinte, quando foi eleito Vereador por Três Passos. Foi Delegado da Educação do nosso Estado, no governo de Euclides; em 1975, foi contratado pela Universidade de Caxias do Sul, onde foi pró-Reitor de Administração e Extensão por dez anos. Entre 1990 e 2002, foi Reitor desta instituição. Deixou o cargo em 2002, quando se elege então Deputado estadual, pelo PSDB.

Dois anos mais tarde, concorreu a prefeito em Caxias do Sul e terminou o pleito em terceiro lugar. Em 2006, foi eleito Deputado Federal.

            Termino dizendo: “Em nota, a Bancada do PSDB da Assembleia Legislativa do Rio Grande manifestou solidariedade à família do ex-Deputado e diz que sua morte representa a perda de um dos grandes quadros do partido”.

            Voto que nós três endossamos. E vamos mais além: ele era mais do que um quadro do partido, ele era, sim, um líder do nosso querido Rio Grande.

            Ruy Pauletti deixa a mulher, três filhos e quatro netos.

            Dessa forma, peço a V. Exª que encaminhe o voto de pesar para o seguinte endereço: Rua Os Dezoito do Forte, 1.098, Ap. 902, Centro, Caxias do Sul.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/2012 - Página 7325