Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da posse, hoje, da nova direção da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; e outro assunto.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR, POLITICA PARTIDARIA.:
  • Registro da posse, hoje, da nova direção da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 28/03/2012 - Página 8370
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR, POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • REGISTRO, POSSE, DIREÇÃO, COMISSÃO MISTA, ORÇAMENTO, FISCALIZAÇÃO, COMENTARIO, OCUPAÇÃO, ORADOR, CARGO, RELATOR, APRESENTAÇÃO, AGRADECIMENTO, CONFIANÇA, TRABALHO.
  • REGISTRO, ELOGIO, ORADOR, INGRESSO, VICE-GOVERNADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB).

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Magno Malta, quero saudar as Srªs Senadoras e os Srs. Senadores.

            Não vou falar da Resolução nº 72, Senador Magno Malta. Nós vamos amanhã debater a sua constitucionalidade, nós estamos trabalhando junto ao Governo no sentido de tentar construir alternativa com os próprios governadores. Na verdade existem várias opções que estão se colocando na Mesa e eu, sinceramente, estou trabalhando e espero que seja possível construir algo que, no final, dê condição de o Estado de Santa Catarina, o do Espírito Santo e também o Estado de Goiás, Estados que têm mais mecanismos de incentivo à importação, possam ter de certa forma aquinhoadas as suas pretensões, para que não sofram da forma que pode acontecer se for tudo aprovado sem nenhum tipo de entendimento. Então, nós estamos trabalhando no sentido de buscar o entendimento.

            Mas eu pedi a palavra para fazer dois breves registros, aqui agradecendo desde já ao Senador Paulo Paim, que fez a permuta comigo.

            O primeiro registro é dizer que hoje, à tarde, tomou posse a nova direção da Comissão de Orçamento. O presidente é o Deputado do PT do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta; o primeiro vice-presidente é o Senador Cássio Cunha Lima; o segundo vice-presidente é o Deputado Azambuja; e o terceiro vice-presidente é o Senador Vicentinho, do Estado do Tocantins. E eu, Sr. Presidente, fui indicado relator-geral do Orçamento. Recebo com muita responsabilidade e com muita honra essa indicação. Já fui relator do Orçamento no ano de 2004, já fui relator da Receita, fui membro, durante vários anos, da Comissão de Orçamento e vou trabalhar em parceria com a Comissão de Orçamento, em parceria com esta Casa, no sentido de construir, para o ano de 2013, um Orçamento participativo, um Orçamento que procure enfrentar o desequilíbrio regional, um Orçamento que procure manter os investimentos e, como disse a Presidenta Dilma e nós temos discutido com os empresários brasileiros, que possibilite a ampliação do nível de investimento. Nós temos que ampliar os investimentos no Brasil, gerar emprego, criar atividade econômica, incentivar o crescimento, e o Orçamento é um bom instrumento para isso.

            Além disso, vendo o Senador Paulo Paim, registro que, neste Orçamento, nós temos que buscar caminhos no sentido de fazer o enfrentamento para melhorar as condições sociais dos brasileiros. O Senador Paulo Paim, hoje, falou especificamente dos aposentados. É um desafio que nós temos que encarar e temos de buscar caminhos para tentar, de certa forma, construir alternativas de solução que atendam os aposentados.

            Temos, enfim, o desafio do salário mínimo, que já tem sua regra de transição de médio prazo. Então, temos que discutir bastante. A minha função de relator-geral será no sentido de receber contribuições, abrir o debate e procurar construir um Orçamento cada vez mais forte, para que nosso País possa avançar. Portanto, faço este registro com muita satisfação. Recebo essa incumbência com muita responsabilidade, com muito cuidado, com muita atenção, e vamos, sem dúvida nenhuma, trabalhar para melhorar o Orçamento do Brasil.

            O segundo registro rápido que eu gostaria de fazer diz respeito ao meu Estado de Roraima. É a filiação, no PMDB, no Partido do Movimento Democrático Brasileiro, do Vice-Governador do Estado Francisco Rodrigues. Ex-Deputado Federal, ex-Vereador com vários mandatos, o Vice-Governador Chico Rodrigues engrandece o PMDB com a sua entrada no nosso partido.

            Vem e é recebido de braços abertos. Vai poder contribuir muito com o desenvolvimento de Roraima. Hoje, além de Vice-Governador, é Secretário de Agricultura e coordena um trabalho grande no setor produtivo do nosso Estado.

            Portanto, ganha o nosso partido com o ingresso de Chico Rodrigues no PMDB.

            Eu gostaria de fazer esse registro para todo o povo de Roraima, especialmente, e para todo o País. Já estamos informando à direção nacional do partido, porque o PMDB, em Roraima, fica mais forte com o ingresso de Chico Rodrigues.

            Eram esses os dois registros que eu gostaria de fazer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/03/2012 - Página 8370