Pela Liderança durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

– Dúvidas quanto à instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a investigar a ligação de parlamentares e outras autoridades com o empresário o Carlinhos Cachoeira.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO.:
  • – Dúvidas quanto à instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a investigar a ligação de parlamentares e outras autoridades com o empresário o Carlinhos Cachoeira.
Aparteantes
Pedro Simon.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2012 - Página 11852
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO.
Indexação
  • COMENTARIO, APOIO, GOVERNO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, EXPECTATIVA, INVESTIGAÇÃO, LIGAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CRIME, CORRUPÇÃO, EMPRESARIO, JOGO DE AZAR.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srªs e Srs. Senadores, grande era a euforia, Nação brasileira, ontem neste plenário, dos Senadores governistas para assinarem uma CPI. Os Partidos faziam questão, como nunca se viu nos governos petistas. Desde que entrei nesta Casa, nunca vi tanta euforia para assinatura de uma CPI como vi ontem. Oxalá essa euforia continue até o final desta CPI.

            Quantas CPIs foram propostas nesta Casa e o Governo não deixou fazer? Desde o tempo do Waldomiro... Desde o tempo do Waldomiro, eu tentei a CPI da Previdência, a CPI do Dnit, a CPI da Saúde e não cheguei nem a começar. Mas a Folha de S.Paulo diz assim... Mostre TV Senado, operador da TV Senado, por favor. A Folha diz assim: “Lula incentiva e Congresso anuncia a CPI do Cachoeira”. Lula manda fazer a CPI. Lula manda, lógico, a Dilma obedece - o Brasil inteiro sabe disso. Acho eu que a Dilma não vai gostar, acho eu. As minhas previsões daqui desta tribuna não têm falhado. O Lula, neste momento, esqueceu que não há um escândalo neste País em que o PT não esteja envolvido.

            Eu não acredito, marquem a hora e o dia em que estou falando desta tribuna. Eu não acredito que não esteja alguém filiado ao Partido dos Trabalhadores envolvido nesse escândalo do Cachoeira. Ontem já apareceu o primeiro.

            Não fiquem, daqui a mais alguns dias, impressionados se eles fizerem a mesma coisa que fizeram comigo na CPI do Dnit: à meia-noite, a uma hora, às duas horas da manhã havia Senadores retirando suas assinaturas da CPI. Eu quero ver, daqui a poucos dias, muitos Senadores retirando as assinaturas da CPI, os mesmo que, ontem, aqui, vieram aos microfones e faziam questão de levantar a voz para dizer que queriam assinar, que iam assinar a CPI, que era essa intenção. Eu quero ver daqui a mais alguns dias.

            Volto a repetir, minha nobre Presidenta: o Lula se esqueceu de que, desde que o PT assumiu a Presidência da República desta Nação querida, de lá para cá, quase todos os meses explode um escândalo de corrupção no Brasil. Esqueceu o nobre Presidente, esqueceu o Presidente popular deste Brasil de que foi no governo dele que existiram mais corrupções em toda a história deste País. Esqueceu o Presidente de consultar a Presidenta.

            (A Srª Presidenta faz soar a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Eu acho, senhoras e senhores, brasileiros e brasileiras, que a Dilma não vai gostar. Eu acho, brasileiros e brasileiras - já vou descer, Presidenta -, que a Dilma vai pipocar, que a Dilma não vai aceitar, porque eu aposto, eu duvido, eu queimo a minha mão, Brasil, se o PT não estiver dentro dessa corrupção. Eu queimo a minha mão! Eu duvido! O PT não pode estar fora, o PT está dentro de toda corrupção neste País! E nesta tenho absoluta certeza de que o PT está também.

            Vamos esperar, Presidenta.

            Eu quero ver muitos Senadores,...

(Interrupção do som.)

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Para encerrar.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - às duas da madrugada, retirando assinatura dessa CPI.

            Não vai demorar muito, Presidente. Vamos aguardar.

            O Sr. Pedro Simon (Bloco/PMDB - RS) - Permite, Senador? Permite?

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Eu permito. É horário de liderança...

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - É horário de Liderança, Senador.

            Senador Simon, sinto muito, mas é pronunciamento de liderança.

            O Sr. Pedro Simon (Bloco/PMDB - RS) - Com todo o maior respeito e carinho, eu digo a V. Exª que ninguém vai retirar assinatura desta vez. V. Exª vai ver que há uma diferença entre as outras situações e esta. Nesta, a sociedade está organizada. Nesta, há o movimento do povo cobrando desta Casa. Ninguém vai retirar a assinatura, porque quem retirar fica com a cara exposta perante a opinião pública.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Pois V. Exª vai ver muitas caras expostas. Muitas. Eu já vi retirarem assinaturas às duas horas da madrugada e eu vou ver retirarem, agora, às quatro horas da madrugada.

            V. Exª vai ver.

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Senador...

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - V. Exª tem consciência disso.

            Eu duvido se o PT...

(Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - ... não está envolvido nesse escândalo. Duvido com V. Exª!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2012 - Página 11852