Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do transcurso do centenário de nascimento de José Waldemar Alcântara e Silva.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do transcurso do centenário de nascimento de José Waldemar Alcântara e Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2012 - Página 12377
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, OCORRENCIA, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, EX SENADOR, ESTADO DO CEARA (CE), COMENTARIO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, no dia de amanhã, teremos aqui, neste Plenário, sessão especial destinada a celebrar a vida e a obra de um brasileiro ilustre, cuja existência marcou uma geração de profissionais, médicos, políticos, familiares e de todos aqueles que, como eu, tiveram a honra de partilhar seu convívio. Ex-Senador da República, ex-Governador do Estado do Ceará, ex-Deputado Federal, ex-Deputado Estadual, o médico José Waldemar de Alcântara e Silva, nascido em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, deixou um legado inestimável de valores e um exemplo vivo na lembrança de todos nós.

            Infelizmente, Sr. Presidente, por conta de compromissos profissionais assumidos anteriormente, não poderei estar presente à sessão de amanhã, o que muito me traz pesar. Eu não poderia, contudo, deixar de fazer este registro - um registro breve, mas autêntico e cheio de significado para mim - em lembrança da memória do Doutor José Waldemar.

            A biografia desse brasileiro ilustre é bastante conhecida e encontra-se registrada em diversas publicações, além de estar disponível em várias fontes na internet. Ela é extensa, rica, variada. Eu não diria que se trata apenas de uma história de vida, mas de uma lição de vida, um exemplo eloqüente a inspirar novas gerações nos caminhos de uma existência profícua e doada ao amor ao próximo.

            De fato, Sr. Presidente, o Doutor José Waldemar foi uma daquelas pessoas com o raro dom de doar-se de um modo que ultrapassa os padrões usuais, mesmo na área de saúde, pródiga em pessoas com esse perfil.

            Falamos de um homem que não se restringiu a realizar um projeto pessoal - o que já seria meritório -, também não se limitou a dedicar-se a família - o que teria sido digno de louvor -, tampouco foi suficiente para ele contribuir dentro da esfera de sua atividade profissional - o que ele o fez com destacado brilhantismo.

            Falamos de um homem, Sr. Presidente, que, com suas idéias, palavras e realizações, influenciou toda uma sociedade - a sociedade cearense, a sociedade brasileira. Falamos de um homem que, não cabendo em si, "transbordou" em benefício de todos nós, que tivemos a honra e o prazer do seu convívio.

            Aproveito que já mencionei a dedicação de nosso homenageado à família, Sr. Presidente, para destacar esse aspecto da vida do Dr. José Waldemar. O fato é que quando um homem tem o dom de multiplicar-se nos que o rodeiam, nada mais natural que vermos o fruto, o seguimento de seu exemplo, naqueles que lhe são mais íntimos: seus familiares. Não é por menos que foi instituída, em Fortaleza, a Fundação Waldemar Alcântara, uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que presta em seu nome uma justa homenagem para aquele que dedicou toda a sua vida ao ensino, à pesquisa e a assistência social aos mais necessitados.

            De fato, sabe-se que a máxima "faça o que eu digo, não faça o que eu faço" revela o farsante, aquele cujas palavras não condizem com as ações, e ninguém melhor do que os familiares para pôr à prova a coerência entre as palavras e o viver de alguém. Pois bem, os familiares do Dr. Waldemar parecem ter encontrado harmonia entre sua pregação e suas ações, pois vários deles seguiram o exemplo deixado pelo patriarca.

            São pessoas de meu convívio, Sr. Presidente, pessoas com quem mantenho amizade e por quem tenho o mais profundo carinho e consideração. Uma família alicerçada no fundamento sólido deixado pelo exemplo correto do homem público que soube viver com coerência, com autenticidade, uma vida em favor de seus concidadãos.

            A vida de um homem na terra é como uma semeadura no campo, Senhor Presidente, e, em grande medida, os frutos podem ser colhidos - acredito eu -, em sua família. É certo, também, que isso valerá para o bem e para o mal! Semeie bem, e colherá bom fruto, semeie mal, e mal haverá de brotar. Baseado nesse pensamento, acredito poder afirmar com segurança que não faltam na família do Dr. Waldemar exemplos de que nosso homenageado lançou boa semente ao campo.

            A esse respeito - e já finalizando -, eu gostaria de destacar minha amizade para com um dos filhos do nosso homenageado, o ex-Senador e ex-Governador pelo Estado do Ceará: Lúcio Alcântara; destaco, ainda, a grande admiração que nutro por um de seus netos, o ex-Deputado Léo Alcântara, meu amigo e colega de mandato na época em que ocupei uma ? cadeira na Câmara. Por fim, registro meus cumprimentos, também, para com uma das filhas do Dr. Waldemar, Lília Maria de Alcântara e França, servidora concursada desta Casa, lotada na Consultoria Legislativa, que muito bem representa a família Alcântara no Senado, por meio de suas contribuições técnicas de altíssimo nível na área de transportes.

            Na pessoa desses familiares do Dr. José Waldemar de Alcântara e Silva deixo registrada minha carinhosa recordação desse brasileiro tão ilustre, que vive em nossos corações como exemplo a ser seguido; registro também minha consideração e amizade por sua família, que pode sempre contar com este amigo para o bem do nosso povo e da nossa gente cearense e brasileira.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2012 - Página 12377