Pela Liderança durante a 68ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários acerca do esquema de contrabando de toxina botulínica em diversas cidades brasileiras. (como Líder)

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Comentários acerca do esquema de contrabando de toxina botulínica em diversas cidades brasileiras. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2012 - Página 14662
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, PUBLICAÇÃO, JORNAL, DIARIO DE PERNAMBUCO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), REFERENCIA, INDICIAMENTO, MEDICO, REGIÃO, MOTIVO, APLICAÇÃO, PACIENTE, TOXINA, ORIGEM, CONTRABANDO, CONGRATULAÇÕES, ORADOR, RELAÇÃO, POLICIA FEDERAL, AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA (ANVISA), FATO, ATUAÇÃO, RESOLUÇÃO, PROBLEMA.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, espectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, antes, porém, eu gostaria de agradecer a V. Exª pela generosidade em me ceder o seu lugar na lista de oradores inscritos para falarem pela Liderança. Agradeço ao Senador Walter Pinheiro por haver também permutado comigo.

            Hoje, venho à tribuna retomar um tema de que tratei há duas semanas, e que hoje é capa de jornais pernambucanos. Refiro-me ao esquema de contrabando e comercialização, sem autorização legal, de toxina botulínica, popularmente conhecida como botox.

            Esquema fez vítimas em várias cidades brasileiras, entre elas Recife e Caruaru, em Pernambuco, mas que, felizmente, foi desarticulado graças à ação integrada da Polícia Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por intermédio da Operação Narke.

            Hoje, o Diário de Pernambuco traz a seguinte manchete: "Máfia do Botox: 29 médicos indiciados no Estado".

            Esta manchete, de autoria do jornalista Raphael Guerra, que há duas semanas apresentou matéria sobre o mesmo tema, afirma que 29 médicos pernambucanos foram indiciados pela Polícia Federal, suspeitos de aplicar produtos falsificados em pacientes, como se fossem botox, numa lista de 43 médicos brasileiros investigados - outros Estados também foram atingidos por essa ação -, que devem responder por crime contra a saúde pública, contra a ordem tributária e por contrabando.

            Em suas investigações, a Polícia Federal constatou que Recife era a principal rota do botox clandestino importado ilegalmente pelo nosso País. Em muitos casos, a mercadoria trazida ao Brasil era diluída em uma mistura de água com álcool e chegava aqui com um custo três vezes menor que o normal. Esse esquema, que já durava cinco anos, ludibriava os consumidores, que gastavam valores exorbitantes na aplicação de botox e, sobretudo, colocavam sua saúde em risco.

            Tenho, reiteradas vezes, atacado à pirataria de medicamentos e produtos submetidos à vigilância sanitária. Sou autor de três projetos nesse sentido, um dos quais já se encontra na Câmara dos Deputados, o PLS n° 464, que suspende as atividades em estabelecimento empresarial envolvido com a pirataria.

            Creio que a falsificação e o contrabando de medicamentos e de produtos utilizados na área da saúde, é a mais cruel forma de pirataria. E acredito que podemos contribuir para o fortalecimento das medidas de combate a esse crime.

            Tenho, aqui, em tramitação, projeto que cria o Sistema Nacional de Combate à Pirataria de Medicamentos e Produtos Submetidos à Vigilância Sanitária que estabelece um processo de articulação entre os três níveis de Governo, e também entre a Polícia Federal e a Anvisa, para o desenvolvimento de ações que possam coibir esse tipo de prática.

            Inclusive é importante ressaltar, no caso da toxina botulínica, que ela não é utilizada apenas para fins estéticos. Várias são as patologias neurológicas, cujo tratamento utiliza essa droga e, como tal, a consequência não é somente para aqueles que, eventualmente, com todo o direito, possam ter feito o uso estético, mas também para aqueles que, com indicação neurológica, possam ter feito uso dessa droga.

            Portanto, quero parabenizar a Polícia Federal e a Anvisa pelo trabalho que desempenharam nesse caso. Quero parabenizar o Diário de Pernambuco pelas matérias veiculadas, e que chamaram atenção para esse problema, e pedir, mais uma vez, o apoio de nossos Pares, das nossas Senadoras também, para votarmos, o mais rapidamente possível, esse projeto que cria o Sistema Nacional de Combate à Pirataria de Medicamentos e Produtos Submetidos à Vigilância Sanitária.

            Muito obrigado, Srª Presidente, pela gentileza de V. Exª também.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2012 - Página 14662