Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do evento que comemorou a passagem dos 14 anos da Igreja Mundial do Poder de Deus

Autor
Ivo Cassol (PP - Progressistas/RO)
Nome completo: Ivo Narciso Cassol
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, RELIGIÃO. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Registro do evento que comemorou a passagem dos 14 anos da Igreja Mundial do Poder de Deus
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2012 - Página 16360
Assunto
Outros > HOMENAGEM, RELIGIÃO. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, ATUAÇÃO, AUTORIDADE RELIGIOSA.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, CRENÇA RELIGIOSA, ATIVIDADE POLITICA, ORADOR.

            O SR. IVO CASSOL (Bloco/PP - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero aqui fazer um agradecimento especial à Senadora Lídice da Mata, que usaria a tribuna como líder e abriu mão de seu tempo, uma vez que eu tenho compromissos.

            Senadora, é uma alegria!

            Estou recebendo, aqui em Brasília, em minha casa e no meu gabinete o meu filho Ivo Júnior, que toca as empresas para que eu possa ajudar o Brasil e ajudar o meu Estado, juntamente com minha nora, Clesiane, e meu neto, Ivo Neto, de um ano e pouco. Também é uma alegria ter em minha casa, juntamente com minha esposa, Ivone, minha filha Juliana e nossa netinha, a Alice, que é nosso xodó. Ao mesmo tempo, ficou minha filha Karine, em Rondônia,

            Ao mesmo tempo, ficou a minha filha Karine em Rondônia e também meu neto Enzo, a alegria de nós, homens e mulheres, que temos na base, no alicerce, a família, a família que faz a diferença, que nos dá força e que nos propulsiona a fazer cada dia mais, especialmente com tudo o que Deus nos deu!

            E hoje, na vida pública, eu pude e continuo ajudando. Ajudei a população da cidade de Rolim de Moura, por dois mandatos, como Prefeito da cidade de Rolim de Moura, sendo um dos melhores Prefeitos do Brasil por dois mandatos consecutivos.

            Tive a honra e o privilégio de ser governador do Estado de Rondônia e hoje tenho o privilégio, com o apoio do povo do meu Estado e da minha família, de ser Senador pelo Brasil e pelo Estado de Rondônia. É uma alegria também, uma satisfação, como homem temente a Deus, deixar aqui meu agradecimento, em nome do apóstolo Valdemiro Santiago, da sua esposa, Bispa Franciléia, das suas filhas e da neta, ao mesmo tempo, do bispo Josivaldo. Quero deixar aqui o nosso abraço e a nossa gratidão por essas pessoas, e, ao mesmo tempo, por esse amigo do peito que, além de missionário, além de ser um homem humilde, um homem simples, igual ao apóstolo Valdemiro Santiago, é também Deputado Federal, o Deputado Federal José Olimpio. É uma alegria tê-lo aqui no plenário do Senado Federal. Ao mesmo tempo, nós estivemos juntos, no último domingo, naquele evento. Por que naquele evento? Porque é um grande evento, uma concentração de fé, realizações de milagres, quando Deus usa as pessoas com um propósito fundamental especial. O propósito é um só, diminuir o sofrimento dessas pessoas, Deputado José Olimpio, dessas pessoas humildes, dessas pessoas simples, que muitas vezes buscam, nos corredores dos hospitais, nos leitos dos hospitais, nas mãos de um médico e não conseguem ter o milagre necessário para poder continuar vivendo entre a família, entre os amigos e para poder ter saúde e paz.

            Hoje mesmo eu liguei para um jovem, que é amigo da minha filha Karine, um jovem que é amigo do filho do Senador Raupp, do Valdir Raupp, e que, no final de semana, queria estar presente nesse evento, nesse encontro, lá no Campo de Marte e não foi possível. Esse jovem Pedro, que está com vinte e poucos anos de idade, é um jovem que acredita muito em Deus, uma pessoa que está buscando nas mãos dos médicos a cura e que, ao mesmo tempo, infelizmente, hoje se encontra em cadeira de rodas.

            Mas a fé, missionário, desse jovem, é tão grande - por várias vezes, ligou-me ontem e ligou-me hoje - que, se Deus quiser, em breve vai estar junto do apóstolo Valdemiro Santiago para que ele possa orar, para que esse jovem, Pedro, possa voltar ao anseio do dia a dia e da amizade que tem, tanto da minha filha, como também do filho do Senador Raupp.

            Esse jovem acredita que Deus faz e tem feito milagres. Muitas vezes as pessoas até não acreditam, e eu digo para essas pessoas que não acreditam que também não duvidem, que não duvidem, porque na mão de uma senhora, uma irmã, Deus um dia a ela revelou que haveria um acidente aéreo com a minha pessoa. Nesse avião, eu estaria presente; e ela via nessa imagem, nessa mensagem que Deus mandava para ela, que eu estaria nesse acidente. E eu preocupado, a partir do momento em que fiquei sabendo, não sabia em que avião andar. Ao mesmo tempo, ela orava, juntamente com a minha família e com outras senhoras do círculo de oração, e Deus mostrou para ela que evitaria esse acidente comigo dentro desse avião. E muitas pessoas ao meu redor não acreditaram. E num dia, num sábado, saindo de Porto Velho e indo para a Ponta do Abunã, um dos aviões pifou o motor, o avião que voava pifou o motor do lado direito e a gasolina, porque era pistão, Sr. Presidente, saía em cima da tubulação quente, mas, graças a Deus, nada nos aconteceu e conseguimos retornar e pousar com segurança.

            Então, Deus usa as pessoas para curar pessoas, Deus usa as pessoas para avisar as pessoas. Deus avisa, e não foi só dessa vez que a irmã Ana e outras pessoas têm orado. E, graças a Deus, eu sempre tenho, nesse caminho da fé, encontrado a prosperidade e a esperança de dias melhores.

            Este evento, nesse domingo, Deputado, Missionário José Olímpio, por mais que alguns tenham falado que tem sido pequeno, pelo tamanho do Brasil, pelo tamanho do mundo, até que ele é pequeno; mas, pelo tamanho de São Paulo, foi um grande evento. Lá estavam presentes o Governador Geraldo Alckmin, o Prefeito Kassab e o nosso Senador Magno Malta; também lá estava o Paulino da Força Sindical, como Deputado Federal, que dizia que, naquele evento de domingo, realizado pela Igreja Mundial, Presidente Lindbergh Farias, havia quatro vezes mais pessoas do que no dia 1º de maio. E, no dia 1º de maio, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fizeram o cálculo de que haveria em torno de 800 mil pessoas. Quatro vezes 800 mil dão 3,2 milhões pessoas. Mas não estamos aqui discutindo o número de pessoas que participaram daquele evento público. Estamos dizendo aqui o que aconteceu naquele altar.

            Quero aqui parabenizar todas as pessoas, independentemente de religião - eu admiro o apóstolo Valdemiro Santiago, porque, quando ele prega, ele não prega que a salvação está dentro da Igreja Mundial; ele prega e diz que a salvação está nos homens de fé, nas pessoas que buscam em Deus a esperança de cura e a esperança de dias melhores. Como diz o apóstolo Valdemiro Santiago, quem inventou a religião foi o homem, e muitos acabam brigando por causa desse espaço. Mas, ao mesmo tempo, sempre tenho dito que essas pessoas que Deus usa precisam e devem continuar se expondo, devem se colocar à disposição das pessoas carentes, das pessoas que buscam na fé a salvação e o milagre.

            Nós assistimos, Deputado José Olímpio, no domingo, quando Deus usou o apóstolo e a bispa Franciléia - a quem quero deixar meu abraço e a toda sua família - para poder curar a cegueira, fazer uma jovem que estava lá, de 17, 18 anos, que nunca havia enxergado; nós vimos uma pessoa subir ao palco que tinha um tumor no lado esquerdo do rosto. E o apóstolo dizia: “Filmem, quero ver daqui a dez, vinte dias como essa pessoa vai estar”. 

            Ao mesmo tempo, nós assistimos pessoas deficientes, pessoas que viviam na cadeira de rodas caminharem. Nós ouvimos surdos-mudos falarem. Houve um que falou o nome dele: Roberto Carlos. Então, aquelas pessoas que duvidam precisam ver para crer.

             Ao mesmo tempo, quero aproveitar esta oportunidade. Além de dar aqui o apoio, como cristão, ao apóstolo Valdemiro Santiago, eu quero aqui dizer uma passagem que aconteceu comigo lá atrás, na minha trajetória política.

            Eu cheguei um dia, numa igreja evangélica, cabisbaixo, triste, de tanta pancada e porrada que eu levava dos meus adversários. Aí um pastor, de dentro da igreja, se virou e disse para mim: Governador Cassol, Deus mandou avisar para você que ninguém joga pedra em árvore seca. Só joga pedra em árvore que tem fruto. Portanto, governador, não pare. Deus mandou lhe avisar que continue, porque, com esse trabalho que você faz, você está secando a teta daqueles que mamam com o dinheiro público. Então, você deve ser persistente. Virou e disse para mim ainda mais: Governador Cassol, você é igual à massa de pão; quanto mais batem, mais você vai crescer, porque essa é a obrigação que você tem e essa é a missão que Deus colocou em suas mãos.

            Essas mesmas palavras eu quero repassar ao apóstolo Valdemiro Santiago e a toda a família, para que continuem essa luta, que não desistam.

            Eu fui governador e fui prefeito, Senador Lindbergh Farias. Eu vi, nos corredores de hospitais, quantas pessoas que são recuperadas e que voltam ao seio da sua família com a certeza de ter a saúde igual aos demais. Ao mesmo tempo, são pessoas humildes e simples, como o apóstolo Valdemiro Santiago, José Olimpio, que Deus buscou. Quem olha para o apóstolo Valdemiro Santiago o vê como um caipira, o vê como um tucura, o vê como um durão; muitas vezes, como um grosso. Mas, tem um coração de bondade do tamanho deste mundo. Tem um coração que não tem tamanho para colocarmos. Mas o que ele tem é o que Deus usa: é o seu corpo, é o seu espírito, é a sua alma, para poder trazer esperança para essas pessoas que tanto necessitam.

            A resposta aí está, apóstolo Valdemiro Santiago, com a presença de mais de três milhões de pessoas. Esse trabalho que o senhor faz e tantas outras lideranças religiosas iguais ao senhor... Aqui não estou defendendo a Igreja Mundial, que está fazendo o seu 14º ano. Estou defendendo todos aqueles que se colocam à disposição das mãos de Deus.

            Quero aproveitar também esta oportunidade, Sr. Presidente, e dizer que, em todos os eventos religiosos que fui, Deputado José Olimpio, na Igreja Luterana, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Igreja Evangélica Madureira ou em outras igrejas evangélicas, nunca fui a um culto, a um evento religioso para angariar ou buscar crescimento político. Sempre fui a esses eventos religiosos e continuo indo como representante de um povo, como uma liderança política, para que Deus me fortaleça, para que Deus encha o meu coração, para poder atender aos menos favorecidos. Quando busco as mãos dessas pessoas, eu busco oração, como eu fiz domingo, quando o apóstolo Valdemiro Santiago nos deu a palavra.

            Nós, da classe política, Senadora Lídice da Mata, somos muito malfalados. Sr. Presidente, somos criticados pela imprensa, Senador Paim, como se fôssemos chacota de todos, como se nós, políticos, não fizéssemos nada, mas temos tantos políticos honestos, sérios, bons, competentes, determinados, arrojados!

            E é o poder da oração que traz para a gente o fortalecimento dos nossos corações. É isso que tenho buscado em todos esses cultos religiosos. Eu sou católico, mas não deixo de ir a um culto evangélico, onde tem uma autoridade delegada por Deus, essa liderança religiosa orando pelas autoridades e não pela autoridade do partido A ou do partido B, mas pelas autoridades constituídas, pelo vereador, pelo prefeito, pelos Deputados Estaduais, pelos Deputados Federais, pelos governadores, pelos Senadores, pela Presidente da República, por todas essas lideranças.

            É o poder das orações que nos fortalece. É o poder das orações que nos encoraja. Quantas e quantas vezes, sempre que eu usava e continuo usando os microfones tenho pedido a Deus que continue me fortalecendo! E peço, além disso, que as senhoras do círculo de oração, que as pessoas que vão à igreja ou mesmo as de casa continuem sempre orando por nós.

            Por mais que alguém entenda o contrário, não vou a evento religioso para promoção política, porque o político que busca isso nesse local infelizmente é um fraco. Ele tem que ir lá buscar a palavra. Ele tem que ir lá buscar o poder da oração para se fortalecer. O resto quem dá é Deus.

            Vou continuar nessa minha trajetória, nessa minha vida política, independente de período de eleição ou não. Onde há um culto para o qual sou convidado, com certeza, lá estarei pedindo oração.

            Por isso quero aqui, para encerrar minhas palavras, parabenizar a Igreja Mundial por essa festa do 14º aniversário de fundação, que começou no Estado de São Paulo, e estimular essas lideranças religiosas, como o apóstolo Valdemiro Santiago e a bispa Franciléia, que são meus amigos.

            Conheci o apóstolo Valdemiro Santiago quando ele estava começando, quando ele andava de avião de carreira, quando ele ia visitar Rondônia, fazia eventos e, ao mesmo tempo, ia pescar. Até criticam o apóstolo porque ele vai pescar. Ele é um homem que Deus usa, usa o corpo dele e ele precisa ir a esses locais para voltar mais forte e para que Deus possa usá-lo muito mais.

            Então, apóstolo Valdemiro Santiago, bispa, missionário José Olímpio, todos vocês, demais líderes religiosos de outras religiões, continuem firmes, continuem orando por nós, pelo nosso povo, porque é a única maneira que temos para diminuir as distâncias, a desigualdade e, ao mesmo tempo, ter mais saúde e mais paz. Obrigado por tudo!

            Obrigado às pessoas que participaram, que acompanharam pela televisão, às pessoas que sempre estão orando pelo Ivo Cassol, pela família, por todas as autoridades. Que Deus abençoe todos vocês!

            Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2012 - Página 16360