Comunicação inadiável durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pela absolvição, pela Comissão de Ética da Presidência da República, do ex-Ministro de Estado do Esporte, Orlando Silva; e outros assuntos.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Satisfação pela absolvição, pela Comissão de Ética da Presidência da República, do ex-Ministro de Estado do Esporte, Orlando Silva; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 13/06/2012 - Página 25053
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, COMISSÃO DE ETICA, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, MOTIVO, ABSOLVIÇÃO, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO ESPORTE, FATO, DENUNCIA, ORADOR, MANIPULAÇÃO, IMPRENSA.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente Marta Suplicy, Srªs e Srs. Senadores, farei três breves comunicados que considero muito importantes e que são absolutamente inadiáveis.

            Primeiro, o ex-ministro Orlando Silva foi absolutamente absolvido pela Comissão de Ética da Presidência da República. É um primeiro passo para desmontar toda uma farsa que resultou no seu afastamento do Ministério do Esporte e que mostra o vigor da posição de Orlando Silva, da sua firmeza em demonstrar a sua inocência, bem como o caráter manipulador de uma parte da mídia brasileira, que insuflou o País inteiro contra uma liderança juvenil negra, portanto, uma parte preconceituosa dessa mídia brasileira socialista, comunista. Todos esses fatores de preconceito se exacerbaram em parte dessa mídia, mas aos poucos Orlando vai mostrando o seu valor e o seu empenho em demonstrar a sua inocência e a forma transparente como sempre conduziu a coisa pública. É muito importante esse fato que vai marcando a trajetória do Orlando como gente de bem do nosso País, com grande capacidade e com grande habilidade política.

            Segundo, Srª Presidente, quero registrar a realização, em São Paulo, no fim de semana que passou, na sexta-feira e no sábado, da 3ª Assembleia Nacional do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz. O Cebrapaz é uma organização vinculada ao Conselho Mundial da Paz e realiza, sistematicamente, um debate em defesa da autodeterminação dos povos, da soberania das nações e contra a ingerência imperialista, patrocinadora de guerras, invasões, ocupações, tentativas de derrubar governos e submeter nações no mundo atual.

            Quero cumprimentar a nossa colega Socorro Gomes, que foi reconduzida para mais um mandato à frente do Cebrapaz. A nossa colega aqui do Congresso Nacional, Deputada por vários mandatos pelo Estado do Pará, também presidente do Conselho Mundial da Paz, já, por várias oportunidades, esteve aqui no Senado Federal defendendo as posições dessa instituição lutadora pela paz no mundo.

            Terceiro, Srª Presidente, quero registrar que, no sábado, participei, ao lado de várias autoridades, do congresso da União da Juventude Socialista (UJS), uma instituição também que já vai marcando história no nosso País.

            Quero lembrar que, na Constituinte, eu, que estive aqui no plenário da Assembleia Nacional Constituinte - não como parlamentar, mas como liderança do movimento social, do movimento popular -, encontrei aqui já a Juventude, conduzida naquela época pelo então presidente, primeiro presidente da entidade, Aldo Rebelo, defendendo o voto aos 16 anos, o que foi uma grande conquista da Assembleia Nacional Constituinte.

            Quero registrar que participei daquele congresso, do 16º Congresso Nacional da UJS, e é muito interessante entender, compreender o porquê das agressões a instituições como UNE, como Ubes, como o movimento social. O plenário, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, do Teatro na Universidade Estadual do Rio de Janeiro estava absolutamente lotado, com milhares de jovens de todos os Estados do Brasil que abraçam a causa socialista. Diante de tantas opções, diante de um bombardeio midiático de oportunidades individualistas e de legendas partidárias e de caminhos os mais distintos nesse mundo e principalmente no nosso País, um país capitalista, essa parte significativa da juventude brasileira faz a opção pelo socialismo. Isso tem grande significado e mostra as razões pelas quais a mesma mídia que atacou Orlando Silva, que ataca muitas vezes as ações de governo democrático e popular também age para tentar impedir a ascensão desses setores sociais e tão significativos.

            Portanto, quero cumprimentar os novos dirigentes da UJS que realizaram o seu 16º Congresso, um congresso gigantesco...

(Interrupção do som.)

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE) - Estou concluindo, Srª Presidente.

            Um congresso especialíssimo, uma grande festa democrática, popular e com este ideário, o ideário do socialismo em voga no meio da juventude brasileira.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/06/2012 - Página 25053