Pela ordem durante a 10ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Convite aos Senadores para assistirem ao documentário "Conexão Cuba Honduras", de autoria da blogueira cubana Yoani Sánchez.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Convite aos Senadores para assistirem ao documentário "Conexão Cuba Honduras", de autoria da blogueira cubana Yoani Sánchez.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2013 - Página 4511
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, CONVITE, DESTINATARIO, SENADOR, OBJETIVO, ACOMPANHAMENTO, APRESENTAÇÃO, FILME DOCUMENTARIO, AUTORIA, JORNALISTA, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Muito brevemente, Senador Paulo Paim.

            Eu gostaria de informar a todos os Senadores, Presidente, Senador Sérgio Souza, e prezado Senador Paulo Paim, que o Senador Pedro Taques, eu e o Deputado Federal Otávio Leite, do Rio de Janeiro, convidamos a Srª Yoani Sánchez, responsável pelo blog Generación Y, para, amanhã, ao meio-dia, na sala 01, que corresponde à sala da Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados, juntamente com o documentarista Cláudio Galvão, ou Dado Galvão, para a apresentação do seu documentário Conexão Cuba Honduras. Todos os Senadores, em meu nome e no do Senador Pedro Taques, são convidados, os que desejarem assistir ao documentário e conhecer a Srª Yoani Sánchez.

            Inclusive, se houver, como aconteceu ontem, lá em Feira de Santana, pessoas que queiram protestar, eu aqui faço o apelo a essas pessoas que possam estar lá respeitosamente e, numa atitude democrática, possam inclusive ouvi-la, possam também formular perguntas, eventualmente, críticas.

            Quero inclusive dizer que se o Embaixador de Cuba, Zamora Rodriguez, quiser estar presente, assim como também a Senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB, que é presidente do grupo de amizade parlamentar Brasil-Cuba, serão muito bem-vindos para dialogarmos e, assim, sabermos melhor a respeito de tudo que se fala sobre Cuba, inclusive com respeito às atitudes que aconteceram. Mas eu tenho a certeza de que essa visita da Srª Yoani Sánchez ao Congresso Nacional contribuirá para o melhor esclarecimento de todos os episódios.

            Inclusive, considero que será um passo importante para que venhamos a persuadir o Presidente Barack Obama a dar o grande passo com vistas a encerrar o bloqueio econômico, o embargo econômico-cultural, enfim, normalizar as relações dos Estados Unidos com respeito a Cuba; dar os passos para fechar a prisão de Guantánamo, para anistiar os cinco prisioneiros cubanos que são considerados heróis em Cuba, exatamente aquelas proposições que tanto os que protestavam relativamente à presença de Yoni Sánchez estavam formulando ontem. Mas se é o desejo deles que essas coisas aconteçam, vamos respeitosamente receber a Srª Yoani Sánchez no Congresso Nacional, no Plenário 1 da Câmara dos Deputados, ao meio-dia de amanhã.

            Muito obrigado.

            Desculpe-me, Senador Paulo Paim, mas era uma comunicação que precisava ser feita antes que se encerrasse a nossa sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2013 - Página 4511