Pela ordem durante a 27ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de requerimento de voto de pesar pelo falecimento, hoje, da secretária de política para mulheres do Rio Grande do Sul, Márcia Santana.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Apresentação de requerimento de voto de pesar pelo falecimento, hoje, da secretária de política para mulheres do Rio Grande do Sul, Márcia Santana.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/2013 - Página 9539
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, MOTIVO, MORTE, SECRETARIO DE ESTADO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), RELAÇÃO, POLITICAS PUBLICAS, MULHER.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senadora Vanessa, eu quero encaminhar, neste momento, se os dois Senadores quiserem se inscrever, o voto de pesar porque faleceu hoje, com 35 anos, a Secretária de Estado do Rio Grande do Sul, da Secretaria das Mulheres. Estava viajando com a nossa Ministra Maria do Rosário, fulminante.

            Eu queria, de imediato, encaminhar este voto de pesar, se V. Exª assim me permitir.

            […]

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Queria encaminhar o voto de pesar.

            A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco/PCdoB - AM) - Perfeito. Já passo a palavra a V. Exª.

            Então, eu, primeira oradora para uma comunicação inadiável; o Senador Anibal, o segundo.

            O Senador Paim tem a palavra.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Srª Presidenta Vanessa Grazziotin, registro o falecimento no dia de hoje da Secretária para assuntos das Mulheres, Márcia Santana. Inclusive o Governador Tarso Genro, que estava em Brasília para participar da reunião com os governadores, retornou para o Estado.

            Srª Presidenta, o Rio Grande e o Brasil estão profundamente tristes. Informo ao Plenário o falecimento da Secretária de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio Grande do Sul, Márcia Santana, 35 anos, uma jovem. Ela sofreu um mal súbito, na madrugada desta quarta-feira, em Porto Alegre.

            Márcia Santana era assistente social e ligada ao movimento feminista. Foi chefe de gabinete da então Deputada Federal e hoje Ministra Maria do Rosário.

            Foi diretora da Fundação de Proteçao Especial do Estado; presidente da Associação de Mulheres Viamonenses Mariá; sócia-fundadora do Movimento pelo Fim da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do RS; secretária executiva da rede nacional de frentes parlamentares em defesa da infância no Brasil; assessora técnica da Comissão Parlamentar do Congresso Nacional que investigou redes de exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes, liderada à época pela Deputada Maria do Rosário e também pela bancada de Senadoras.

            Ela deixa o marido, Claudiomiro Ambrózio, e os pais, Adegar e Maria de Fátima.

            O velório está ocorrendo neste momento no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. E eu aqui dizia que o Governador Tarso Genro, que estava em Brasília, se deslocou para o Palácio Piratini.

            O sepultamento está marcado para às 17h30, no Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre.

            Estamos de luto. Os nossos corações choram o passamento da companheira e amiga Márcia Santana. Tão jovem se foi, mas os seus ideais, suas ideias continuam junto a nós. O seu legado fica. A sua luta fica - testamento de palavras, abraços, passos firmes e ações sempre em defesa dos direitos das crianças, dos adolescente, das mulheres, dos discriminados. Enfim, é referência para todos nós, no presente e para as futuras gerações, tudo aquilo que a Márcia defendia.

            Vá em paz, Márcia Santana. Minha solidariedade aos familiares e amigos e ao povo gaúcho.

            Quero, também, Srª Presidenta, em nome da Bancada gaúcha de Senadores e Deputados Federais, pedir a V. Exª que esta Casa aprove voto de pesar. Tenho certeza absoluta de que o atendimento será garantido por V. Exª. O Rio Grande e o Brasil agradecem.

            No mês das mulheres, embora nós saibamos que todos os dias e todas as horas deveriam ser dedicados às mulheres, essa lutadora, essa guerreira nos deixou.

            Era isso. Obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/2013 - Página 9539