Fala da Presidência durante a 39ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Publicação
Publicação no DSF de 02/04/2013 - Página 13997
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MAURO BORGES, EX SENADOR, ESTADO DE GOIAS (GO), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ENFASE, ATUAÇÃO, CAMPANHA, LEGALIDADE, REDEMOCRATIZAÇÃO.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Este foi o Senador Rodrigo Rollemberg, fazendo uma análise do Governo do DF.

            Eu não poderia encerrar a sessão - até falei, pela Rádio Senado, para Goiás e para o País - sem fazer, neste momento, uma saudação aos familiares e aos amigos do ex-Governador de Goiás e ex-Senador Mauro Borges, que morreu neste fim de semana, exatamente no dia 27.

            O ex-Senador e ex-Governador foi o único Governador, na época do início do golpe militar, que ficou ao lado do Governador Brizola, defendeu a posse de Jango, o nosso João Goulart, resistiu e botou seu Estado à disposição na peleia para que a democracia e a liberdade fossem garantidas. Por isto, eu, neste momento, faço esta saudação.

            Perdemos um grande defensor das liberdades e da democracia.

            Lembro que, quando eu fiz uma homenagem, na Comissão de Direitos Humanos, pelos cinqüenta anos da Legalidade, fiz questão de convidá-lo, pois foi o único Governador da época, depois do Governador do Rio Grande, que resistiu heroicamente, inclusive botando as Forças Armadas do seu Estado e a Polícia Militar à disposição. Ele não pode vir, mas fez questão de mandar seu filho para representá-lo aqui naquele momento em que fazíamos essa homenagem pelos cinquenta anos da Legalidade.

            Enfim, fica aqui nossa solidariedade e nossa homenagem ao ex-Governador e ex-Senador Mauro Borges, que morreu no dia 27.

            Que Deus o tenha!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/04/2013 - Página 13997