Fala da Presidência durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Reverencia a memória do Senador Almir Santos Pinto, pelo transcurso do seu centenário de nascimento.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Reverencia a memória do Senador Almir Santos Pinto, pelo transcurso do seu centenário de nascimento.
Publicação
Publicação no DCN de 26/03/2013 - Página 1050
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, EX SENADOR, ESTADO DO CEARA (CE), CENTENARIO, NASCIMENTO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ENFASE, ATUAÇÃO, SETOR, SAUDE.

     A SRA. PRESIDENTA (Vanessa Grazziotin. PCdoB-AM) - Anuncio a presença do Sr. Deputado Amauri Teixeira. Na sequência, anunciaremos também os demais participantes.

     Sras. e Srs. Deputados, Sras. e Srs. Senadores, as duas Casas do Congresso Nacional brasileiro, Senado Federal e Câmara dos Deputados, reúnem-se nesta manhã para reverenciar a memória do ex-Senador cearense Almir Santos Pinto, por ocasião da passagem, no último dia 15 de fevereiro, do centenário de seu nascimento.

      Em sessão solene, o Parlamento nacional recupera e reconhece para as novas gerações de brasileiros a trajetória de um dos mais notáveis nomes da vida pública brasileira da segunda metade do século XX.

      Iniciativas desta natureza e magnitude cumprem papel fundamental do mais democrático dos Poderes do Estado, que busca cada vez mais, ser contemporâneo da Nação que o constitui, ao tempo em que evidencia o trabalho de nossos antepassados na esfera pública.  Dessa forma, sinaliza e reforça para todos os brasileiros a importância que se deve conceder às figuras públicas modelares, na cotidiana edificação da causa comum.

      Almir Santos Pinto, cearense de Lavras da Mangabeira, médico por formação acadêmica e incontornável vocação, prestou serviços públicos relevantes a seu Estado natal e ao nosso País.

      Estreou na vida pública em 1944, como prefeito de Maranguape. Na sequência, foi Secretário de Estado de diversas Pastas -- Saúde, Educação, Segurança Pública e Interior, tendo inclusive substituído o Senador, hoje Deputado Federal, Mauro Benevides na Pasta da Justiça. Foi Deputado Estadual durante 7 legislaturas e Senador da República entre 1979 e 1985.

      Dedicou, portanto, mais de 4 décadas de sua profícua existência ao múnus público. Ademais, dotado de múltiplos talentos, foi também homem de letras: atuou como jornalista e poeta bissexto, tendo inclusive publicado a obra O Parlamento em versos, editada pelo Senado Federal em 1984.

      Os inúmeros depoimentos de seus familiares, amigos e contemporâneos são unânimes em revelar, pela ótica daqueles que lhe foram próximos, um homem infatigável em sua obstinada e permanente dedicação ao bem coletivo.

     Portanto, senhoras e senhores, é com muita satisfação que, ao instalar esta sessão solene do Congresso Nacional, eu, nome da Presidência desta Casa e da Presidência do Congresso Nacional, presto minhas homenagens a este grande brasileiro. Um homem que soube honrar, a cada passo da sua longa caminhada, as melhores e mais altas tradições da vida pública cearense e nordestina.

      Com sua atuação sempre edificante, engrandeceu não apenas o seu Ceará, rico e tradicional berço de alguns dos mais destacados nomes da política brasileira em todos os tempos, mas o próprio Brasil. Assim, insisto, nada mais justo e procedente do que a realização desta homenagem que perpetramos à sua digna e referencial memória.

      Que a vida pública de Almir Santos Pinto permaneça como um dos alentadores exemplos a inspirar o ingresso de nossos jovens na arena pública -- espaço democrático prioritário para a superação de dissensos e construção de consensos.

      Era o que tinha a dizer, em nome do Senador Renan Calheiros, Presidente do Senado Federal e Presidente do Congresso Nacional.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 26/03/2013 - Página 1050