Pela ordem durante a 53ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações a respeito dos torcedores brasileiros presos na Bolivia.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Considerações a respeito dos torcedores brasileiros presos na Bolivia.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2013 - Página 19957
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • COMENTARIO, ILEGALIDADE, PRISÃO, TORCEDOR, NACIONALIDADE BRASILEIRA, LOCAL, PAIS, ESTRANGEIRO, BOLIVIA, SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, RESOLUÇÃO, SITUAÇÃO.

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco/PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Exato.

            Sr. Presidente, há uma preocupação que não pode deixar de ser registrada na tribuna do Senado no dia de hoje. Quero, inclusive, aplaudir o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que foi à Bolívia exatamente para tratar desta questão. Nós não podemos nos conformar com esse desrespeito ao Brasil. São 12 brasileiros... Eu não estou me referindo a torcedores de um clube de futebol; estou me referindo a 12 brasileiros que estão presos em um presídio em precárias condições na Bolívia, com tratamento desumano, alguns já muitos doentes, outros submetidos a castigos indevidamente, e o Brasil está assistindo passivamente a esse espetáculo de injustiça que promove a Bolívia.

            Olha, Sr. Presidente, nós já sabemos que a prisão é irregular, é ilegal, é injusta, é um absurdo. Cinco deles nem sequer estavam no estádio de futebol quando da ocorrência. Os demais estavam no estádio, mas não no local da ocorrência.

            Portanto, Sr. Presidente, é justo que se suspeite até de estar ocorrendo revide. É uma das hipóteses aventadas: revide em função de ter o Governo brasileiro acolhido, em sua Embaixada de La Paz, um Senador de oposição ao governo boliviano, que está aguardando um salvo-conduto para poder sair do país, já que perseguido pelo Governo local.

            Essa é a hipótese, inclusive, que foi aventada pelo Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o Senador Ricardo Ferraço.

            O nosso pronunciamento tem este objetivo. Primeiro, de cumprimentar o Ministro, que agora toma uma decisão e vai, ou seja, é uma atitude. De outro lado, pedir ao Governo brasileiro que se imponha diante desses fatos, que atue com maior rigor, que adote uma postura de exigência em relação ao que está ocorrendo na Bolívia. Não há dúvida de que isso afeta as relações diplomáticas e fere um pouco a nossa soberania. Isso, sem dúvida nenhuma, se constitui em humilhação para o Brasil. É um desrespeito!

            Portanto, Sr. Presidente, a nossa esperança é de que, com a visita do Ministro Eduardo Cardozo à Bolívia, o comportamento do Governo brasileiro passe a ser de maior rigor.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2013 - Página 19957