Pela ordem durante a 55ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem pelo Dia da Comunidade Luso-Brasileira.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo Dia da Comunidade Luso-Brasileira.
Publicação
Publicação no DSF de 23/04/2013 - Página 20586
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, DESCOBERTA, BRASIL, COMUNIDADE LUSO BRASILEIRA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, RELAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, PORTUGAL, REGISTRO, EXISTENCIA, VOO, ESTADO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), DIREÇÃO, PAIS, EUROPA, RELEVANCIA, AMPLIAÇÃO, INTEGRAÇÃO.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Pela ordem, Presidente.

            Antes que o nosso colega Paulo Paim chegue à tribuna, eu queria lembrar que hoje é o Dia da Comunidade Luso-Brasileira. Todos os portugueses e descendentes merecem a nossa lembrança neste 22 de abril. Eu queria também lembrar apenas a frase do Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Teles:

As relações entre Portugal e Brasil vivem um excelente momento do ponto de vista político, econômico, social e cultural, assente num vasto e crescente número de interesses comuns e numa multiplicidade de iniciativas e ações conjuntas que se pretende aumentar e melhorar. Existe, obviamente, ainda margem para, desejavelmente, se intensificar o nosso relacionamento, nomeadamente ao nível econômico, volume de trocas comerciais, investimentos e parcerias recíprocas mutuamente vantajosos, a ligação aos mais diversos níveis e das mais variadas áreas entre os nossos dois povos, a dinâmica das respectivas sociedades civis, o acrescido fluxo de deslocações e movimento de cidadãos portugueses e brasileiros em Portugal e no Brasil.

            Aliás, Porto Alegre, a capital do nosso Estado, Senador Paim, tem voo direto para Lisboa, uma determinação e uma boa iniciativa de fazer uma maior integração com a nossa pátria mãe, como dizíamos, o nosso Portugal, com quem temos um vínculo histórico indissolúvel. É bom comemorar exatamente o Dia da Comunidade Luso-Brasileira, e o faço também em homenagem a todos os descendentes de portugueses ou com cidadania portuguesa em nosso País.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/04/2013 - Página 20586