Discurso durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa de maiores investimentos em pesquisa científica e tecnológica, destacando a importância da Embrapa na pesquisa agropecuária.

Autor
Luiz Henrique (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Luiz Henrique da Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Defesa de maiores investimentos em pesquisa científica e tecnológica, destacando a importância da Embrapa na pesquisa agropecuária.
Publicação
Publicação no DSF de 30/04/2013 - Página 22281
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), PESQUISA AGROPECUARIA, NECESSIDADE, AUMENTO, INVESTIMENTO, PESQUISA CIENTIFICA E TECNOLOGICA, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA, PAIS.

            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco/PMDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Jorge Viana, 1º Vice-Presidente desta Casa; Srªs e Srs. Senadores, é importante quando um homem público realiza uma obra física, quando pavimenta uma estrada, quando constrói uma escola, um posto de saúde, um hospital, uma universidade. Mas o que marca efetivamente a presença do homem público é fazer nascer uma instituição, é criar um sistema, é criar um processo. É criar algo de caráter intangível que se torna tangível ao longo dos tempos.

            Os homens que são capazes de criar novas instituições são aqueles que ficam para sempre na história. É o caso do gaúcho Luiz Fernando Cirne Lima, um dos estadistas mais respeitados da história do nosso País.

            Cirne Lima é responsável pela criação do grupo de trabalho que resultou na criação da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

            Essa empresa está neste ano comemorando o seu 40º aniversário. É um 40º aniversário, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a ser comemorado com grande retumbância neste País, porque a Embrapa é a prova, a prova indiscutível de que se o País fizer o esforço na pesquisa científica e tecnológica, se o País priorizar a pesquisa, obterá resultados na área industrial, na área de serviços, na área da informação, nas demais áreas que não têm hoje a liderança, o protagonismo internacional que tem a agricultura e a pecuária brasileiras.

            Não fora aquele gesto grandiloquente do estadista Cirne Lima, não teríamos Embrapa, não teríamos pesquisa agropecuária no nível que temos e não teríamos uma agricultura representando o que representa no Produto Interno brasileiro e nas exportações de grãos e de carne.

            São hoje, Sr. Presidente, 9.506 empregados atomizados, disseminados por todo o País. São 2.355 pesquisadores, dentre os quais 2.061 doutores, que formam essa notável massa crítica capaz de realizar o milagre que houve no nosso País.

            O Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, comandado pela Embrapa, produziu números fantásticos que colocaram o Brasil na liderança do processo da produção agropecuária.

No período entre 1976-2011, a área destinada a grãos e sementes oleaginosas aumentou 43,92%, enquanto a produção aumentou por volta de 249,56%, e os rendimentos [do País] aumentaram 2 vezes [4%] . [...]

A produção de carne bovina, de carne suína e de carne de aves, aumentou de forma gradual de 4.270 mil toneladas métricas, em 1978 - aumentou de 4.270 mil toneladas métricas, em 1978 -, para 24 mil toneladas métricas, em 2011. [Significa dizer que aumentou seis vezes num período tão curto. Entre os anos de] [...] 1978 e 2011, a produção de carne de aves aumentou de 1.096 mil toneladas para 12.863 mil toneladas, [ou seja, aumentou] 12 vezes, a produção de carne suína aumentou de 1.060 mil toneladas para 3.362 mil toneladas, [ou seja, aumentou] três vezes; e a produção de carne bovina aumentou de 2.114 mil toneladas para 8.448 mil toneladas. [Ou seja, aumentou] quatro vezes.

[Nesse mesmo] [...] período, entre 1978 e 2011, as taxas anuais de crescimento registradas para a carne bovina, carne de aves e carne suína foram, respectivamente, de 6,2%, 11,3% e 5,1%. [...] A produção de leite, aumentou extraordinariamente de 11,16 bilhões de litros, em 1980, para a 32,09 bilhões de litros em 2011.

(Soa a campainha.)

            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco/PMDB - SC) - São números incontestáveis, que colocam a nossa Embrapa na condição de grande centro de irradiação do conhecimento na área agropecuária. Essa mesma expertise o Ministro Marco Antonio Raupp e o seu antecessor, o Ministro Aloizio Mercadante, querem levar para o setor industrial através da criação da Embrapi. Nada mais lógico do que fazer transbordar para outros setores da economia a experiência exitosa, fantasticamente exitosa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

            Faço aqui, Sr. Presidente, este registro para demonstrar que o Brasil, por obra da iniciativa pública e da iniciativa privada, tem que aumentar o seu esforço na pesquisa científica e tecnológica.

            Mal saímos de pouco mais de 1% do PIB em pesquisa científica e tecnológica. No Brasil, no entanto, 70% dessa pesquisa é bancada pelo Governo, seja nas universidades, seja nos centros de excelência, seja nas empresas estatais, como a Petrobrás. O grande esforço pela inovação ainda se produz no setor público; o setor privado acorre apenas com um terço desse esforço.

            É preciso que haja uma consciência nacional para que a sociedade se agregue a essa verdadeira necessidade urgente, inadiável, patriótica de dispor de pesquisadores, de instrumentos e de centros de pesquisa.

            Comemorando os 40 anos da Embrapa, nós queremos deixar aqui, perante o Plenário desta Casa e perante a Nação, através daqueles que nos escutam e que nos veem pela TV Senado...

(Soa a campainha.)

            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco/PMDB - SC) - ...pesquisar mais, aumentar a capacidade de inovação nacional é fundamental para que o Brasil seja competitivo em tudo como é competitivo na produção de alimentos, representando hoje uma das grandes forças mundiais nessa área. Pesquisar mais é preciso. Ontem, não já; ontem. Que, na próxima década, o Brasil reproduza o exemplo da Embrapa e, quando comemorarmos os seus 50 anos, estejamos comemorando outros jubileus.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/04/2013 - Página 22281