Pela ordem durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Análise sobre os cem dias da Gestão da Mesa Diretora do Senado Federal.

Autor
Eduardo Braga (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
Nome completo: Carlos Eduardo de Souza Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Análise sobre os cem dias da Gestão da Mesa Diretora do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2013 - Página 24686
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ELOGIO, GESTÃO, MESA DIRETORA, SENADO, ADOÇÃO, MEDIDAS ADMINISTRATIVAS, ECONOMIA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, ORGÃO PUBLICO, PROPOSIÇÃO, ORADOR, IMPLEMENTAÇÃO, LEGISLATIVO, INOVAÇÃO, TECNOLOGIA, EFICIENCIA, SETOR PUBLICO.

            O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco/PMDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, primeiro, para fazer aqui um registro importante. Após ouvir o pronunciamento de V. Exª, prestando conta dos primeiros 100 dias da gestão da nova Mesa do Senado, registrando avanços que esta Casa vem encontrando não apenas nesses 100 dias, mas já vindo da administração do nosso presidente Sarney, é preciso fazer aqui um destaque porque, via de regra, o nosso Senado da República, o Poder Legislativo é visto pela sociedade brasileira como um Poder que não se recicla, que não se moderniza, que não elabora a sua autocrítica. Ao ouvir o pronunciamento de V. Exª, a principal impressão que chegou até nós é exatamente o quanto este Poder tem a capacidade de fazer a sua autocrítica, de fazer a sua reciclagem e de tomar, através do consenso dos seus Senadores, decisões importantes.

            Creio que algumas das ações que V. Exª acaba de relatar são marcos para a gestão no Senado. Refiro-me, por exemplo, à decisão de transferir para o Distrito Federal, para o Governo do Distrito Federal recursos da área da saúde, seja de pessoal, seja de equipamentos, que eram subutilizados em unidades que o Senado possuía e a que, lamentavelmente, o povo brasileiro não tinha acesso. E aqui mesmo, no Distrito Federal.

            Eu não sou daqui, Sr. Presidente, eu sou do Amazonas, mas vivo aqui hoje em função do mandato que o povo do Amazonas me conferiu. Não posso deixar de assistir aos telejornais que são apresentados e até mesmo ler os jornais daqui de Brasília, onde a questão saúde é topo da agenda prioritária do povo que vive no Distrito Federal. Enquanto aqui havia excesso de recursos humanos nesta área, a manchete permanente é a falta de médicos nas unidades do Distrito Federal, a manchete é a falta de equipamentos, a necessidade de investimentos. Portanto, havia um absoluto desvio de função e um desvio de prioridades nos recursos do Senado com relação a isso. Só isso já demonstra emblematicamente as ações que estamos ensejando aqui e que merecem, portanto, o registro, o apoio e a constatação de que estamos avançando.

            É verdade que o Senado ainda não é o benchmarking, o exemplo da modernidade da gestão. Mas é verdade, também, que nós estamos tendo a coragem de avançar e de tomar decisões importantes, neste sentido de buscarmos a autocrítica, a reciclagem e a modernização.

            Quero também destacar as decisões, diria eu, inovadoras com relação ao CNPJ, para transparência da aplicação dos recursos dos Senadores, em função das ajudas de custos que nós recebemos.

            E diria mais ainda, talvez como uma sugestão à Mesa Diretora: V. Exª, sem aumentar os custos do Senado, toma a decisão de fazer a implantação da área de transparência, seja por uma secretaria, seja pela ampliação das informações de transparência. Eu gostaria de sugerir que, além da transparência, essa secretaria tratasse de transparência e inovação tecnológica.

            Sr. Presidente, o Senado da República, além de tratar de questões como as políticas públicas, poderia ser uma mola propulsora, Senador Cristovam, do que nós chamamos de inovação: inovação na gestão pública, inovação na eficiência do setor público, para que nós possamos ser o grande benchmarking do setor Legislativo brasileiro; para que a Câmara Municipal de Tabatinga possa se inspirar nos modelos de gestão do Senado da República; para que a estrutura do Poder Legislativo brasileiro seja a da inovação tecnológica. E a tecnologia, Sr. Presidente, tem tudo a ver com a transparência que V. Exª tanto enfatizou e que aqui quero louvar, quero ressaltar no pronunciamento de V. Exª.

            Saio hoje daqui... Fiz questão de vir ao plenário ouvir a prestação de contas de V. Exª não aos Senadores, mas à Nação brasileira, como V. Exª acabou de fazer, para que pudesse também manifestar a minha esperança e o meu otimismo de que esse seja apenas o começo de muitas medidas que haveremos de implementar, para que possamos alcançar não apenas o respeito e a admiração da população brasileira, pelo exemplo e pelo modelo inovador de gestão do Poder Legislativo, a partir do Senado da República, mas também pelo bom exemplo que podemos dar na transparência aos diversos setores públicos brasileiros, independentemente a que Poder pertença.

            Portanto, parabéns à Mesa Diretora! Parabéns a V. Exª, na certeza e na expectativa de que isso seja apenas o começo que haveremos de consagrar com medidas inovadoras, que confirmarão a vontade do povo brasileiro, com relação ao setor legislativo, ao setor político brasileiro, de poder preparar o Brasil para o futuro e para as futuras gerações.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2013 - Página 24686