Discurso durante a 81ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Destaque à qualidade da carne suína exportada pelo Estado de Santa Catarina.

Autor
Luiz Henrique (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Luiz Henrique da Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Destaque à qualidade da carne suína exportada pelo Estado de Santa Catarina.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2013 - Página 30591
Assunto
Outros > ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • QUALIDADE, CARNE, ORIGEM, SUINO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), REGISTRO, REGIÃO, AUSENCIA, DOENÇA ANIMAL, FATO GERADOR, AUMENTO, EXPORTAÇÃO, PRODUTO, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO.

            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco/PMDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Anibal Diniz, Srªs e Srs. Senadores, no dia 25 de maio de 2007, recebi, na condição de Governador do Estado de Santa Catarina, da Organização Mundial de Saúde Animal, o Certificado de Estado Livre de Aftosa sem Vacinação. Aquele foi um momento importante da minha vida pública, porque foram anos e anos de luta no desenvolvimento da sanidade animal, do controle da sanidade animal, do investimento na sanidade animal, o que permitiu a Santa Catarina ter este galardão único no Brasil: ser um Estado livre de aftosa sem vacinação.

            No momento em que recebi, em Paris, aquele diploma, aquele certificado, eu disse aos jornalistas que me interrogaram que aquilo seria como uma chave para nós abrirmos novos mercados para exportação de carne suína, setor no qual Santa Catarina é o segundo produtor brasileiro. É o primeiro de carne de frango e o segundo de carne suína.

            Não demorou muito tempo, o Chile abriu seus mercados para os produtores de suínos do nosso Estado. Os Estados Unidos já realizaram audiência pública e se encaminham também para começar a importar a carne suína catarinense. Vários outros países entraram no rol dos importadores da nossa carne suína.

            A partir daquele momento, começamos a trabalhar o Japão. Eu fui pessoalmente ao Japão. O Vice-Governador Leonel Pavan, o Vice-Governador Eduardo Pinho Moreira e o Governador Raimundo Colombo foram ao Japão com esse objetivo. Várias equipes técnicas japonesas vieram a Santa Catarina, visitaram os produtores rurais, foram às grandes empresas - Sadia, Perdigão, Aurora, Seara -, inspecionaram a forma como são produzidos os produtos derivados de carne suína catarinense. E o resultado está consubstanciado na declaração, na proclamação que o Governo japonês acaba de fazer ao Ministério das Relações Exteriores, comunicando que o Japão vai passar a importar carne suína procedente de Santa Catarina.

            O Japão importa, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, 1,150 milhão de toneladas desse produto e oferece ao nosso Estado a perspectiva de exportarmos 800 toneladas, o que representa quase 60% de tudo o que hoje Santa Catarina exporta em carne suína.

            Isso vai representar um alívio muito grande para o nosso produtor, para o produtor catarinense, já que 65% deles trabalham numa pequena gleba de terra que mal chega a um módulo fiscal. Isso é um grande alento para os nossos produtores, que vivem a depressão desde o momento em que as autoridades russas decidiram deixar de importar a nossa carne.

            E o importante, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é que o produto suíno importado pelo Japão é o chamado “produto fino”, elaborado, com valor agregado, industrializado, o que aumentará significativamente o valor da pauta de exportações de Santa Catarina e contribuirá para a pauta de exportações do País.

            Ocupo esta tribuna, hoje, para exaltar esse fato: livres de aftosa sem vacinação!

            O nosso Estado e seus produtores têm essa grande porta, esse umbral japonês escancarado para gerar emprego e renda para nossa gente.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2013 - Página 30591