Discurso durante a 113ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Pedro Taques (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MT)
Nome completo: José Pedro Gonçalves Taques
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2013 - Página 44546

            O SR. PEDRO TAQUES (Bloco/PDT - MT. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Quero, em nome do PDT, também me associar ao trabalho da Senadora Lúcia Vânia e prestar o apoiamento a esse projeto. No Brasil, infelizmente, Sr. Presidente -- eu disse isso na CCJ --, em determinado momento histórico, para se investigar, partia-se do criminoso para o crime. E alguns diziam assim: “Nós vamos trabalhar o preso”. Trabalhar o preso significava tortura. Nós precisamos, hoje, de técnicos, e o profissional da área, o papiloscopista, é um técnico e precisa ser valorizado, para que nós possamos partir do crime para o criminoso.

            Eu quero ressaltar a importância desse profissional na investigação, para que haja uma sociedade mais justa, para que aquele que efetivamente comete crime seja responsabilizado e também para que o processo seja um instrumento de dignidade, porque também esse profissional demonstra a inocência, e isso é muito importante que seja feito dentro de um processo como instrumento de dignidade.

            Em nome desses profissionais do Estado de Mato Grosso, quero aqui me associar à Senadora Lúcia Vânia e prestar o apoiamento a esse projeto. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2013 - Página 44546